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Calm male tourist is standing in airport and looking at aircraft flight through window. He is holding tickets and suitcase. Sunset

Seguro viagem: saiba quando acioná-lo

24 de agosto de 2017

Chegou o tão esperado momento de embarcar em uma divertida viagem. Tudo foi cuidadosamente planejado, da saída para o aeroporto até a volta para casa, além da aquisição do seguro viagem para todos os passageiros viajarem com tranquilidade. Após a contratação deste item, o primeiro procedimento é receber todas as formas de contato para solicitar assistência durante o passeio e deixá-las sempre em lugares de fácil acesso.

O que nem todos sabem é que você pode acionar o seguro viagem para uma série de situações, não só para questões de saúde. A APRIL Brasil, grupo internacional de seguros, listou várias situações em que o viajante pode fazer uso do seguro viagem, de acordo com os serviços contratados, e receber assistência. Confira:

– Gastos devido a atraso ou cancelamento de voo. Imagine chegar ao aeroporto, buscar pelo guichê de check-in e descobrir que o voo foi cancelado devido a questões climáticas, e que só será possível embarcar quando o tempo estabilizar. Neste momento, respire fundo e guarde todos os comprovantes dos gastos com alimentação e hospedagem para reembolso, conforme orientações disponíveis nas instruções de uso em sua apólice.

– Extravio de bagagem. Após um voo cansativo, uma das preocupações é chegar na esteira e não avistar suas malas. Se isso acontecer e o seguro contratado incluir essa indenização, não entre em pânico. Basta falar com a empresa sobre a perda da bagagem após o seu retorno e apresentar os documentos emitidos pela companhia aérea. Caso a mala seja encontrada, mas demorem para entregá-la, também é possível ter o reembolso dos gastos pelo atraso na devolução ou até por danos ao objeto.

Foto por iStock / fizkes

Foto por iStock / fizkes

– Necessidade de assistência médica. Caso o passageiro precise de assistência médica, o recomendado é primeiro falar com a provedora do seguro viagem que, em um atendimento feito por brasileiros, irá encaminhá-lo aos prestadores autorizados. Isso evita que você tenha que colocar a mão no bolso e arcar com os custos do imprevisto, que podem ser altíssimos. Caso isso aconteça, você poderá solicitar o reembolso após o retorno, de acordo com a cobertura contratada, item coberto e as condições gerais.

– Assistência odontológica. Enquanto degusta uma iguaria local, você sente uma dor de dente. Não se preocupe, os procedimentos são os mesmos da assistência médica. Entre em contato com a empresa, que irá indicar uma clínica conveniada para prestar o atendimento.

– Acidente durante prática de esportes. Vai esquiar nos Alpes suíços ou surfar na Austrália? É necessário informar ao seu agente de viagem ou corretor sobre a prática de esportes durante a viagem, pois nem todos os seguros básicos cobrem esse tipo de atividade. Existem opções adicionais para práticas de esporte que podem ser contratadas. Para solicitar atendimento, o procedimento é o mesmo da assistência médica: acione a empresa de seguro viagem, com o número descrito no cartão ou apólice, que ela irá encaminhá-lo ao prestador e informá-lo sobre todos os procedimentos.

– Furto qualificado de equipamentos eletrônicos. Este é um adicional oferecido pela APRIL aos seus viajantes. Em caso de furto qualificado de bens eletrônicos, se este serviço for contratado, basta acionar a empresa para obter o reembolso até o limite contratado referente ao valor do aparelho. Nesse caso, é necessário ter em mãos o boletim de ocorrência, a nota fiscal, entre outros documentos solicitados.

– Extensão de hospedagem por cancelamento de voo. No último dia, a nevasca toma todo o destino e os voos são cancelados. Para esse tipo de situação, é possível adquirir um adicional para extensão de hospedagem devido a cancelamento de voo, que cobrirá a sua estadia extra por até cinco dias.

– Garantia de retorno ou regresso antecipado. Também é possível acionar o seu seguro viagem caso seja necessário antecipar a volta ao destino de origem. Nesses casos, a seguradora oferece os custos com a nova passagem ou assume os custos do valor da multa da companhia aérea devido à mudança das datas do retorno. Ao ativar o seguro, basta estar ciente dos motivos incluídos nas condições gerais da apólice para ter esse benefício.

Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / YakobchukOlena

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