logo

Telefone: (11) 3024-9500

Roteiros exploram gastronomia de Portugal e Espanha | Qual Viagem Logo

Foto por Turismo do Centro de Portugal

Roteiros exploram gastronomia de Portugal e Espanha

14 de março de 2019

Comer bem faz toda a diferença em uma viagem. Más experiências culinárias no exterior podem marcar uma viagem para sempre, enquanto as boas deixam saudades e dão água na boca mesmo anos depois. Por isso mesmo, já faz algum tempo que os viajantes deixaram de comer no primeiro restaurante que encontram nas regiões turísticas das cidades. Hoje, eles fazem pesquisas com antecedência, já conhecem os menus, fazem reservas e, assim, garantem refeições inesquecíveis.

E uma região europeia perfeita para quem busca novas sensações gastronômicas é a Península Ibérica. A Abreu, especialista em levar turistas aos melhores destinos ao redor do globo, tem visto aumentar a procura por experiências gastronômicas em Portugal e na Espanha, dois países de culinárias marcantes e complementares. Uma viagem por esses dois países leva os foodies ao paraíso.

Os dois destinos têm influências atlânticas e mediterrânicas em seus pratos, mas de maneiras diferentes. Portugal afirma ter o melhor peixe do mundo, e não apenas o célebre bacalhau, embora ele seja um elemento imperdível. A nação é intimamente ligada ao mar, e combina essa conexão com um tripé essencial para a culinária local: pão, azeite e vinho.

Por lá, refeições harmonizadas com os excelentes vinhos locais são obrigatórias, além de uma visita a uma das premiadas vinícolas do país, onde se pode fazer uma prova de vinhos. Vale também conhecer uma tasca e apreciar os enchidos e queijos portugueses.

Muito se fala sobre o bacalhau e os pastéis de nata, que são um verdadeiro deleite, mas a Abreu recomenda ir além. Em Lisboa, vale provar as tradicionais sardinhas assadas; no Porto, as francesinhas deixam qualquer um apaixonado – é um sanduíche de diversas carnes, coberto por queijo derretido e um molho à base de tomate e cerveja; já a região central tem o famoso queijo Serra da Estrela e o saboroso leitão à Bairrada; o Alentejo, predominantemente rural, apresenta uma cozinha mais rústica, com carnes de caça e sopas bem temperadas; na Madeira, os frutos do mar são a base de tudo, a começar pelas lapas, deliciosos moluscos locais.

A Espanha, por sua vez, aposta muito na batata e nos vegetais frescos, como verduras, legumes e frutas, além de frutas secas. O azeite também tem destaque por lá, seja para temperar pratos frios ou para usar no preparo. As estrelas são a paella, a tortilha de batata, o presunto cru, as tapas e os churros como sobremesa.

Foto por Greg Snell

Foto por Greg Snell

Mas há outros segredos espalhados pelo território espanhol: é possível participar de uma degustação de azeites, por exemplo. E entre os pratos que se pode provar, há as intensas batatas bravas, os refrescantes gaspacho e salmorejo, sopas frias e cremosas, os chorizos, linguiças defumadas, e o surpreendente pulpo a la gallega, polvo com batata.

A Abreu possui inúmeros pacotes para Espanha e Portugal, dos mais luxuosos aos mais acessíveis. Para mais informações, contate seu agente de viagens ou acesse abreutur.com.br.

Texto por: Agência com edição Eliria Buso

Comentários