logo

Telefone: (11) 3024-9500

Viaje pelos deliciosos sabores do Centro de Portugal | Qual Viagem Logo

Viaje pelos deliciosos sabores do Centro de Portugal

25 de outubro de 2018

Conhecer o Centro de Portugal é a oportunidade de viajar por um mundo de sabores e degustar algumas das maiores iguarias do país. Região de cidades como Coimbra, Aveiro e Viseu, o Centro oferece pratos ricos, fortes e diversos.

No litoral, aparece a tradição portuguesa dos bons peixes frescos, principalmente com a Lampreia à Bordalesa, que consiste em um refogado de peixe muito bem temperado, servido com arroz e pão. Quando o assunto é mar, também são populares as caldeiradas, sopas de peixe, peixes grelhados e, é claro, o famoso bacalhau, que tem seu lugar de honra em Ílhavo, cidade que conta com um museu dedicado à estrela da culinária portuguesa.

Foto via Divulgação

Foto via Divulgação

No interior, a carne passa a ser protagonista. Um dos pratos mais famosos é o secular Leitão à Bairrada, de carne suculenta e perfeitamente temperada. Considerado uma das sete maravilhas da gastronomia de Portugal, é feito com leitões selecionados, assado no forno a lenha e servido com batatas cozidas e salada.

Já a Vitela de Lafões é uma carne saborosa, suculenta e tenra, que também costuma ser assada em forno a lenha, apreciada principalmente em Viseu. Outras carnes também são valorizadas: o cabrito assado está presente nas mesas de toda a região, assim como a chanfana de cabra, cozida lentamente em vinho tinto. Por fim, carnes de caça, como perdiz e coelho bravo, são iguarias características em Leiria, Fátima e Tomar.

Foto via Divulgação

Foto via Divulgação

Não é só nos restaurantes que é possível provar as delícias do Centro de Portugal. Diversas lojas vendem o famoso queijo da Serra da Estrela, produzido artesanalmente com leite de ovelhas, com sabor intenso e textura amanteigada. Os melhores, sem dúvidas, são aqueles vendidos na própria Serra.

Foto via DIvulgação

Foto via DIvulgação

Já em Fundão, as rainhas são as cerejas, que têm um paladar doce e fresco, muito utilizado em receitas locais, como bombons, geleias e licores.

Mais informações: www.centerofportugal.com

Texto por Agência com edição de Carolina Berlato

Imagem Destacada via RossHelen

 

Comentários