logo

Telefone: (11) 3024-9500

Roteiro para conhecer o centro de São Paulo | Qual Viagem Logo

Square Pateo of Collegio and Court of Justice in Sao Paulo, Brazil.

Roteiro para conhecer o centro de São Paulo

22 de janeiro de 2018

Em homenagem aos 464 anos da cidade de São Paulo, que faz aniversário no próximo dia 25, selecionamos um roteiro de um dia pelos principais pontos turísticos do centro da cidade. A região entre a Sé e a República compreende uma série de marcos históricos e prédios antigos com uma arquitetura singular.

Foto por iStock / filipefrazao

Foto por iStock / filipefrazao

Como muitos sabem, nem tudo no centro de São Paulo é perfeito – a partir da década de 1970, o local passou por um período de decadência, cujos reflexos ainda permanecem aparentes. Porém, nos últimos anos, ações têm incentivado a população e os turistas a reocupar esse espaço tão simbólico para a cidade. Entre as iniciativas mais recentes estão a revitalização da Praça Ramos de Azevedo e a reabertura do Prédio do Banespa para visitantes.

Centro Novo

Comece o passeio no entorno da Praça da República, onde você pode admirar dois dos mais emblemáticos edifícios de São Paulo: o Copan e o Edifício Itália. O ideal é chegar ali de transporte público e continuar o passeio a pé – você logo vai perceber que os pontos de interesse são bem próximos uns dos outros.

Foto por iStock / FabioIm

Foto por iStock / FabioIm

Siga pela Avenida Ipiranga até a Avenida São João – o famoso cruzamento que aparece na canção de Caetano Veloso. Em frente ao Largo do Paiçandu, vale visitar a Galeria do Rock, famosa por concentrar uma infinidade de lojas de discos de vinil, CDs e camisetas de bandas, além de estúdios de tatuagem.

Foto por iStock / FabioIm

Foto por iStock / FabioIm

A poucos metros dali fica o belíssimo Theatro Municipal, inaugurado em 1911 e palco da Semana de Arte Moderna de 1922. O local promove visitas guiadas gratuitas de quarta a sábado (vagas limitadas). Ao lado, está a Praça Ramos de Azevedo, com sua fonte e belas estátuas de bronze e mármore. Depois, atravesse o Viaduto do Chá, que proporciona ótimas vistas para o Vale do Anhangabaú.

Foto por iStock / alffoto

Foto por iStock / alffoto

Centro Velho

A parte mais antiga do centro histórico de São Paulo é perfeita para passear a pé, já que é repleta de calçadões. Saindo da Praça do Patriarca, siga pela Rua da Quitanda até o Centro Cultural Banco do Brasil, um dos prédios mais bonitos do centro. Se não quiser conferir alguma das exposições em cartaz, vale pelo menos entrar para admirar o espaço por dentro.

Foto por iStock / diegograndi

Foto por iStock / diegograndi

Continue sentido norte até a Rua São Bento. Logo, à esquerda, você vai avistar o Edifício Martinelli, que data de 1929. Mais à direita, está o Edifício Altino Arantes, antigo Prédio do Banespa, que agora, sob o nome de Farol Santander, abriga exposições, um café e mirante. Volte para a Rua São Bento e siga até o largo de mesmo nome, onde está localizado o Mosteiro de São Bento.

Foto por iStock / Alfribeiro

Foto por iStock / Alfribeiro

Quem quiser fazer umas comprinhas pode descer a Ladeira Porto Geral e passear pela região da Rua 25 de Março. De volta ao roteiro histórico, siga a Rua Boa Vista até o Pateo do Collegio, local da fundação de São Paulo em 1554. Ali estão o Museu e a Capela Padre Anchieta.

Foto por iStock / alffoto

Foto por iStock / alffoto

Quase ao lado, encontre o Solar da Marquesa de Santos, casarão do século XVIII que hoje abriga o Museu da Cidade. Mais alguns passos vão te levar até a Praça da Sé, famosa por reunir o Marco Zero da cidade e a Catedral da Sé.

Texto por: Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / cifotart

Comentários