logo

Telefone: (11) 3024-9500

Rota Cervejeira é atração na Serra Fluminense | Qual Viagem Logo

img_9726

Rota Cervejeira é atração na Serra Fluminense

10 de maio de 2018

A Rota Cervejeira do Rio de Janeiro reúne atrações turísticas, cervejeiras e gastronômicas em três cidades da Serra Fluminense: Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo. Criada em 2014, esse roteiro especial pela Região Serrana do Rio engloba 23 grandes e pequenos produtores de cerveja que oferecem atrações como “beer experiences”, tours pela linha de produção e degustações harmonizadas. Confira abaixo algumas cervejarias da rota que estão abertas a visitações:

Cervejaria Bohemia – Petrópolis

Foto por Divulgação / Leo Guimaraes Fotografia

Foto por Divulgação / Leo Guimaraes Fotografia

Primeira cervejaria do Brasil (fundada em 1853), a Bohemia é também o maior centro de experiência cervejeira do país. O tour acontece na fábrica original, localizada no centro de Petrópolis, um local que foi completamente restaurado para receber os visitantes. O Centro de Experiência é dividido em 20 ambientes, é o maior do tipo na América Latina e funciona como uma espécie de museu da cerveja, nos moldes da famosa Heineken Experience de Amsterdã. Também é possível aprender mais sobre o processo de produção da bebida e, é claro, degustar alguns rótulos da Bohemia. No final, há uma loja completa. No complexo, existe também um bar e um restaurante.

Mais informações em: bohemia.com.br

Buda Beer – Petrópolis

Foto por Patrícia Chemin

Foto por Patrícia Chemin

Além de ser uma microcervejaria artesanal, a Buda Beer é também o primeiro brewpub de Petrópolis. Com um ambiente descontraído e descolado, o bar tem um cardápio com pratos que harmonizam perfeitamente com as cervejas da marca e as mesas ficam ao lado da área de produção da bebida. Na carta de cervejas, os carros-chefes são os sete estilos da Buda Beer (Pilsen, Weiss, Indian Pale Ale, Red Ale, Vienna, Stout e Tripel). O local também oferece tours com degustação.

Mais informações em: budabeer.com.br

Grupo Petrópolis – Petrópolis e Teresópolis

Foto por Patrícia Chemin

Foto por Patrícia Chemin

Produtora de marcas conhecidas como Itaipava, Crystal e Petra, o Grupo Petrópolis oferece beer tour nas fábricas de Petrópolis e de Teresópolis. O passeio é guiado e gratuito e inclui a degustação de um rótulo no final. É a oportunidade de conhecer o dia a dia de uma grande fábrica de cerveja, do descarregamento da matéria-prima ao envase. Os visitantes caminham sobre passarelas de onde têm acesso a uma visão panorâmica de todo o processo.

Mais informações em: grupopetropolis.com.br

Cervejaria BrewPoint – Petrópolis

A BrewPoint é uma cervejaria que produz seis marcas diferentes: Duzé, Da Corte, Imperatriz, Rústika, Serra Velha e Saideira. Está localizada perto do Palácio Quitandinha e possui um bar. Também é possível conhecer a fábrica. As marcas da BrewPoint geralmente participam da Deguste, feira de cervejas com música ao vivo que acontece sempre no segundo sábado do mês em Petrópolis, com entrada gratuita.

Mais informações em: cervejariabrewpoint.com.br

Cervejaria Odin – Petrópolis

Foto por Divulgação

Foto por Divulgação

A Odin está localizada em Itaipava, distrito de Petrópolis, e é aberta para visitação em pequenos beer tours. Tem atualmente capacidade de produção de 40 mil litros por mês e pretende abrir as portas também para cervejeiros ciganos. Possui um bar no local e também costuma participar da feira Deguste.

Mais informações em: cervejariaodin.com.br

Cervejaria Therezópolis – Teresópolis

Foto por Divulgação

Foto por Divulgação

A cervejaria é uma das atrações da charmosa Vila St. Gallen, um espaço em estilo alemão que abriga restaurantes, café, bar e até um biergarten. Na Therezópolis, os visitantes podem participar de uma visita guiada para conhecer a história da cerveja, além de aprender como se produz uma verdadeira cerveja puro malte. Há também cursos com um dia de duração.

Mais informações em: cervejatherezopolis.com.br

Ranz Bier – Nova Friburgo

Foto por Divulgação

Foto por Divulgação

Situada em Lumiar, distrito de Nova Friburgo, a microcervejaria oferece rótulos diversos de cervejas próprias, inclusive opções sazonais. Todas são produzidas com métodos artesanais e podem ser degustadas no restaurante ao ar livre da marca, ao lado da pracinha no centro da localidade. No local, também há uma loja.

Mais informações em: facebook.com/cervejariaranz

Born2Brew – Nova Friburgo

Foto por Divulgação

Foto por Divulgação

A cervejaria artesanal funciona dentro do bar onde é vendida, que possui um cardápio com diferentes opções para todos os gostos. Além das tradicionais Pilsen, Red Lager, Red Ipa e Rye India Pale Lager (feita com centeio), o consumidor pode encontrar outros rótulos mais exóticos, como a Double Ipa com rapadura e a Pumpkin Ale (cerveja de abóbora). Oferece beer tour.

Mais informações em: born2brew.com.br

Cervejaria Barão Bier – Nova Friburgo

Promove o Bier Tour, uma experiência na qual o visitante poderá passar um momento único nas instalações da cervejaria com a oportunidade de conhecer parte da história de Nova Friburgo, o processo de fabricação da cerveja e ainda degustar todos os rótulos produzidos pela Barão Bier, com direito a música ao vivo e uma deliciosa fogueira.

Mais informações em: baraobier.com.br

Mais informações sobre a Rota Cervejeira do RJ em: rotacervejeirarj.com.br

Texto por: Patrícia Chemin e informações de agência com edição. A jornalista viajou a convite da Schultz para a XI Convenção Schultz.

Foto destaque por: Patrícia Chemin

Comentários