logo

Telefone: (11) 3024-9500

RIO 2016: um guia para além das olimpíadas | Qual Viagem Logo

Aerial view of Rio De Janeiro. Corcovado mountain with statue of Christ the Redeemer, urban areas of Botafogo, Flamengo and Centro, Sugarloaf mountain.

RIO 2016: um guia para além das olimpíadas

2 de agosto de 2016

Por Renan Troiano
Nascido paulistano e criado no meio da floresta de concreto, formou-se Comunicador Social pela FIAM e há mais de 3 anos trabalha para o mercado de educação internacional e intercâmbio.
Atualmente vivendo em Londres, Renan escreve para o Blog da EF e rascunha em seu blog pessoal. Sempre em busca de histórias inspiradoras dos que realizaram conquistas acadêmicas e pessoais no exterior.
“Por um mundo sem fronteiras!” Instagram: @rtroi


Foto destacada: microgen/iStock

Os jogos estão chegando e você precisa saber o que o Rio tem a oferecer para além das olimpíadas. Contamos essa história no Blog da EF e agora dividimos para os leitores do Qual Viagem. A pergunta é: o quê vocês sabem sobre o Rio?

Em nenhum outro lugar na terra se encontra uma festa como a do Rio de Janeiro. De segunda-feira a domingo, janeiro a dezembro, a segunda maior cidade do Brasil está sempre viva exalando uma atmosfera completamente diferente de qualquer lugar do mundo. Você vai se divertir com os cariocas, que estão prontos para recebê-lo (provavelmente com uma caipirinha na mão) calorosamente! O Rio tem muito mais a oferecer do que praias perfeitas e carnaval, por isso, nós separamos abaixo o que fazer durante o RIO 2016 e dar um salto recordista para além das olimpíadas:

PRAIAS PERFEITAS

O Rio vai muito além do que praias maravilhosas em sua linda costa, mas nenhuma viagem para a cidade maravilhosa é completa sem um dia ou dois (ou três) nas areias icônicas de Copacabana e Ipanema. Desafie os cariocas para uma partida de voleibol de praia – o famoso futevôlei, faça um passeio de barco ou simplesmente sente, relaxe e desfrute do maravilhoso sol.

CONHEÇA O MAIOR ÍCONE

Enquanto você estiver relaxando em uma das praias mais famosas do mundo, você vai notar ao seu redor que as montanhas – em um recorte geográfico estonteante –são compostas de uma fauna e flora tropical riquíssimas e, claro, não há como não notar o Cristo Redentor, abençoando de braços abertos tudo que está ao seu redor. Onde quer que vá na cidade, a estátua do Cristo vai chamar sua atenção. No topo do Corcovado, a escultura tem uma altura de 30 metros, cujos braços (esticados) contam 28 metros de largura, o Cristo é a atração turística mais popular do Rio de Janeiro. Para apreciar a vista e tirar algumas selfies, vá de bondinho (uma experiência incrível) ou simplesmente use as escadas rolantes para chegar ao monumento.

AS MELHORES VISTAS

A vista do Corcovado em toda a Baía de Guanabara é quase imbatível – até você subir ao Pão de Açúcar, que produz vistas panorâmicas da cidade, com o Cristo Redentor deixando tudo mais bonito, ao fundo. Se você tem medo de altura, o passeio de teleférico até o ponto alto do Pão de Açucar não é recomendado, embora os vidros do bonde criam deslumbrantes vistas de 360 graus da cidade – então, supere este medo!

FUJA DAS MULTIDÕES

Você precisa conhecer o Parque Nacional da Tijuca – a maior floresta urbana do mundo. Beirando os 40 km quadrados, o parque é um labirinto de trilhas, hotspots da vida selvagem e abriga uma das montanhas mais famosas do Rio de Janeiro, a 842m de altura – Pedra da Gávea. Ao contrário do Corcovado e o Pão de Açúcar, não há nenhum transporte fácil para a acessá-la – é uma caminhada “pesada”, mas aqueles que enfrentam o “monstro de granito” são recompensados com uma vista deslumbrante que se misturam a maravilha urbana e natural que só o Rio pode oferecer – como em nenhum outro lugar no mundo.

DANÇANDO PELA NOITE DO RIO

A famosa vida noturna do Rio não deixa a desejar. Faça a sua escolha entre bares na praia ao ar livre, botecos – os bares tradicionais brasileiros, ou tente sambe a noite inteira em qualquer um dos inúmeros de bares de samba. Onde quer que vá, você vai logo perceber que em nenhum outro lugar se tem tamanho apetite por festas como no Rio. Se você conhece a Lapa, o coração da cena festiva da cidade, você sabe bem do que estou falando. Se você está no Rio, é mais que obrigação terminar sua festa nos momentos em que o sol aparece no céu.

CAIA NA FOLIA

Enquanto os edifícios coloniais coloridos da Lapa oferecem uma visão sobre o que é o amor pela folia no Rio de Janeiro, este é simplesmente aquecimento para o folia mais esperada do ano, o Carnaval – a maior festa do mundo. Mais de dois milhões de pessoas tomam as ruas do Rio de Janeiro para um espetáculo de 5 dias que inclui tudo, desde as procissões vibrantes movidas a samba 24 horas por dia. A atração principal ocorre no Sambódromo da Marquês de Sapucaí, durante o carnaval no Rio, a folia é com o mundo. A cidade inteira está cheia de pessoas de todas as partes do mundo, mas todos já “afetados” pelo calor brasileiro!

EXPLORE OS BAIRROS

Explore tudo, desde a área nobre do Leblon, onde mansões e boutiques alinham as ruas, ao subúrbio da Urca. Aprecie os monumentos históricos e as praças do Centro, o Rio é o lar de uma gama eclética de bairros. Dê um passeio por Santa Teresa e veja os murais e mosaicos do bairro, aproveite e aprecie os pratos tradicionais nos restaurantes da colina com vista para a cidade. Não deixe de conhecer a escadaria Selaron, que divide Santa Teresa e a Lapa. Os degraus da escada são decoradas com azul, verde e amarelo com mosaicos feitos de cerâmica – a escadaria Selaron se tornou um símbolo da cidade.

COMA COMO UM LOCAL

Vale a pena pular algumas refeições no seu dia para se certificar de que haverá espaço em seu estomago para aproveitar ao máximo as churrascarias do Rio. Estes tradicionais estabelecimentos, que estão espalhados por todo o Brasil, oferecem um buffet de saladas e pratos quentes e, como se não bastasse, garçons rondam as mesas levando diversos tipos de carnes diretamente do espeto e bandejas. Aprecie e devore!

VIVA O ESPORTE E A CIDADE

Aproveite os jogos olímpicos no Rio e ao mesmo tempo tenha férias maravilhosas na cidade maravilhosa. Tente assistir a um jogo no Maracanã, ou visite a vila olímpica. Os jogos vão começar e você não pode deixar de saber todas as opções para aproveitar ao máximo este momento histórico na cidade.

*A EF Education First é a fornecedora oficial de serviços de treinamento de idiomas para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

Comentários