logo

Telefone: (11) 3024-9500

Quatro monumentos da UNESCO para conhecer em Morávia, na República Tcheca | Qual Viagem Logo

Castle Lednice with garden in summer, Czech Republic

Quatro monumentos da UNESCO para conhecer em Morávia, na República Tcheca

25 de junho de 2019

A região da Morávia, localizada na parte central da República Tcheca, é a combinação de história, palácios, tradições e muitos vinhedos, harmonia que a transformaram no local onde se concentram diversos patrimônios da UNESCO. Conheça alguns deles abaixo:

Os jardins de Kromeriz

Foto via iStock por graphia76

Foto via iStock por graphia76

Localizada a cerca de 270 quilômetros de Praga, Kromeriz é uma pequena cidade que ascendeu durante a segunda metade do século XIII, quando a corte de Viena fez daquela região seu refúgio durante as revoluções de 1848.

A principal atração é formada pelos jardins que cercam o Palácio Arcebispal. O impressionante terreno forma uma perfeita simbiose entre plantas e arquitetura, que juntas fazem parte da lista de Patrimônios da UNESCO.

Além dos jardins, o palácio ainda oferece uma galeria de arte que conta com um acervo de obras da Europa Central entre os séculos XV e XVIII. O destaque fica com a coleção de pinturas de Ticiano.

A coluna da Santíssima Trindade em Olomouc

Foto via iStock por Marina113

Foto via iStock por Marina113

Olomouc é conhecida como a “cidade barroca” da República Tcheca, pois é ali que se concentram as maiores obras e conjuntos arquitetônicos no estilo artístico. Apesar de ser bem turística, a região não possui grandes aglomerações de turistas, o que facilita conhecer o principal ponto turístico de Olomouc, a coluna da Santíssima Trindade.

Construída no final de 1740, durante o auge da epidemia de Peste que assolou o continente europeu, a coluna de 35 metros de altura foi decorada com diversas imagens e esculturas religiosas, afim de servir como proteção e local de bênçãos para os moradores de Olomouc.

A coluna foi classificada como monumento da UNESCO por seu valor histórico e artístico e é considerada a maior escultura em espaço livre de toda a Europa Central.

Conjunto Paisagístico de Lednice e Valtice

Foto via iStock por PatrikSlezak

Foto via iStock por PatrikSlezak

Quase 300 quilômetros quadrados foram a Paisagem Cultural de Lednice e Valtice, um complexo que une de forma harmoniosa a natureza com a as incríveis construções do homem.

Criado pela família nobre de Lichtenstein, o local abrange o palácio de Lednice – onde está o jardim francês e maçônico, o parque palacial e o miradouro Minarete. Ainda há diversas ruínas românticas, cópias de templos gregos e florestas. Em Valtice, a capital dos vinhos, o visitante pode conhecer de perto alguns vinhedos e de lá seguir para colinas de Pálava, região onde se concentra as atividades de ecoturismo.

O visitante pode escolher um percurso e seguir de bicicleta, já que a pista de ciclismo possui rotas demarcadas para que seja fácil seguir o caminho desejado.

A emblemática mansão de Tugendhat

Foto via iStock por hamikus

Foto via iStock por hamikus

Projetada pelo arquiteto Ludwig Mies van der Rohe, o mestre do minimalismo, a mansão de Tugendhat foi construída para o casal Grete e Frits Tugendhat, membros de famílias nobres de Brno, em 1929.

Desde o layout aos móveis, tudo foi idealizado por Rohe, que desejava incorporar novos conceitos para atender as novas necessidades decorrentes do modo de vida moderno. Apesar do casal Tugendhat não ter ficado por muito tempo na mansão, devido a invasão nazista, até hoje a mansão é considerada como uma das quatro mais importantes do mundo.

A UNESCO declarou a casa como um dos Patrimônios Culturais devido a sua importância histórica e por ser um marco na história da arquitetura moderna.

Mais Informações: www.czechtourism.com/pt/

Texto por Carolina Berlato

Imagem Destacada via iStock por msan10

Comentários