logo

Telefone: (11) 3024-9500

Pesquisa indica que brasileiros devem viajar mais em 2020 | Qual Viagem Logo

Foto por Istock/ jacoblund

Pesquisa indica que brasileiros devem viajar mais em 2020

2 de março de 2020

Com aumento do número de feriados prolongados, brasileiros tendem a viajar mais

 O novo ano chega e, com ele, uma boa notícia para quem quer mais tempo para curtir e viajar no feriado. Enquanto 2019 teve apenas cinco, o número de feriados prolongados vai dobrar em 2020.

De acordo com a analista de investimentos da Capital Research, o maior número de feriados deve estimular os brasileiros a viajar. Embora algumas datas sejam facultativas no serviço público federal, feriados como o de Corpus Christi e o Dia da Consciência Negra já são consagrados em diferentes estados e municípios.

Fatores que enfraqueceram o turismo em 2019

Alguns aspectos prejudicaram o turismo no país em 2019, como o vazamento de óleo no litoral nordestino e a entrada da empresa aérea Avianca em recuperação judicial — o que reduziu fortemente o número de assentos disponíveis em aeronaves. A expectativa é que tais fatores tenham sido pontuais e não repitam neste ano, o que pode normalizar o mercado do turismo nacional.

Outro fator que reduziu a frequência de viagens pelos brasileiros no ano passado foi o aumento de 5,5% do preço das passagens aéreas, de acordo com um estudo feito pelo buscador de voos Viajala. Além da crise da Avianca, o aumento se deve ao pouco número de companhias aéreas nacionais e à alta do dólar em relação ao real.

Estímulo ao turismo em 2020

Além do aumento do número de feriados em 2020, outro fator que anima investidores a apostarem no turismo no país é a intenção do governo em reduzir preços de passagens aéreas no Brasil. Primeiro, reduzir ou cortar os impostos PIS e COFINS sobre o querosene usado na aviação, e, em seguida, reduzir a concentração das empresas que distribuem esse combustível, o que incentivaria a entrada de empresas estrangeiras do setor no mercado brasileiro.

Segundo o Relatório Global de Tendências de Viagens para 2020, desenvolvido pelo site de buscas Skyscanner, o Brasil teve aumento de 27% nas buscas globais em comparação às procuras registrada no ano anterior. Além disso, destinos brasileiros também estão sendo mais procurados pelos turistas nacionais.

Destinos mais procurados

Entre as cidades que mais foram buscadas por viajantes, estão o município cearense de Juazeiro do Norte (62% das buscas), seguido pela gaúcha Caxias do Sul (57%), a pernambucana Petrolina (53%) e a paraibana João Pessoa (48%). O relatório mostra, contudo, que São Paulo e Rio de Janeiro continuam sendo os destinos mais populares buscados por brasileiros.

Uma novidade na lista de cidades mais procuradas para o turismo de lazer é Santarém, no Pará, que em 2019 teve aumento de 54% nas buscas por turistas. Além de sediar as famosas praias de Alter do Chão, a cidade tem a Floresta de Tapajós e centros culturais.

Capitais brasileiras: ótimos pontos turísticos 

O estudo do Viajala elencou alguns destinos mais adequados para turismo de lazer. Em primeiro lugar, a capital cearense Fortaleza, cujo custo da passagem, partindo de São Paulo, apresentou uma queda de 5,4% em 2019. Além das praias, Fortaleza oferece uma boa infraestrutura de hotéis e restaurantes, o que facilita a acolhida de diferentes perfis de viajante.

No quesito custo-benefício, Belo Horizonte (MG), Brasília (DF) e Curitiba (PR) possuem as passagens mais baratas e os menores custos de hospedagem e alimentação. Apesar de não costumarem estar na lista da alta temporada, essas cidades têm suas belezas, são organizadas e oferecem inúmeras opções culturais, como museus, bares e casas de show.

Outra vantagem dessas três cidades é a proximidade de lugares turísticos. Curitiba costuma ser ponto de passagem para quem quer conhecer a cidade de Morretes, na Serra do Mar paranaense. A capital mineira também é uma boa parada antes de conhecer cidades históricas como Rio Preto. E a capital brasileira costuma ser o lugar de onde partem viajantes com destino à Chapada dos Veadeiros, em Goiás.

Portanto, se você está adiando há tempos uma viagem para um lugar novo, 2020 pode ser uma boa oportunidade para finalmente concretizá-la. Pesquisar com antecedência informações sobre passagens, hospedagem e o clima do lugar são dicas valiosas para quem quer viajar sem dores de cabeça.

Foto por: Istock/ jacoblund

Comentários