logo

Telefone: (11) 3024-9500

Parque Nacional das Sete Cidades é místico e surpreendente Logo

Parque_Nacional_das_Sete_Cidades commons

Parque Nacional das Sete Cidades é místico e surpreendente

11 de dezembro de 2015

Localizado entre dos municípios de Piracuruca e Brasileira, o Parque Nacional das Sete Cidades é um dos mais preciosos tesouros do Piauí. Sua área possui cerca de mais de seis mil hectares e é ocupada por uma infinidade de vegetação, cachoeiras, rios e esculturas de pedra formadas pelas ações da natureza.

O parque foi criado com o objetivo de preservar ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e seus cenários belíssimos, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação, interpretação ambiental, turismo ecológico e recreação em contato com a natureza.

800px-Parque_Nacional_de_Sete_Cidades_-_Piauí commons

A maior parte da flora encontrada no parque é típica de cerrado, com espécies como murici, cascudo, lixeira, bacuri, pequi e pau-terra, avistadas com facilidade. Nas manchas de caatinga encontram-se juazeiros, juremas, aroeiras e cactos, como o xique-xique e a coroa-de-frade.

Há manchas de matas ao longo do curso dos rios e das nascentes, onde são comuns o pau-d`arco e a embaúba. Nessas áreas crescem ninféias, plantas aquáticas que vivem nos espelhos d`água das piscinas e lagos naturais e que dão um toque especial à paisagem.

1280px-Parque_Nacional_de_Sete_Cidades_(2) commons

Para quem deseja conhecer o Parque Nacional das Sete Cidades a dica é programar a viagem para o período entre dezembro e julho, que é quando a cachoeira e a piscina natural estão com bom volume de água e o verde da vegetação é ainda mais vivo, deixando o lugar muito mais bonito.

O acesso à região não é difícil. Indo a partir de Teresina na BR-343, chegando no Posto Petecas, em Piripiri-PI, segue-se pela BR-222, sentido Fortaleza, e 10 Km depois, no Km 64, pega-se a entrada para o Parque. Vindo de Fortaleza pela BR-222, entra a direita no Km 64.

Vão_-_Parque_Nacional_das_Sete_Cidades commons

Os ingressos custam R$ 15,00, com desconto de 50% para brasileiros – R$ 7,50. Para visitar o parque  o turista/visitante terá que contar com um guia condutor de visitantes, que cobra pelo serviço ao grupo de visitantes.

Mais informações pelo telefone: (86) 3343-1342.

Texto por: Andressa Volpini

Fotos: Commons Wikipedia

Comentários