logo

Telefone: (11) 3024-9500

Nobre e elegante, Ferrara preserva passado vitorioso | Qual Viagem Logo

Foto por Istock/ tverkhovinets

Nobre e elegante, Ferrara preserva passado vitorioso

31 de outubro de 2017

A cidade de Ferrara, na Itália, é mais um daqueles lugares que, ao descobrirmos, ficamos fascinados. Mais uma das joias italianas, localizada na região da Emília-Romanha, a cerca de 30 quilômetros de Bolonha, a cidade foi fundada no século VI e se consolidou como importante centro comercial na Idade Média.

Foto por IStock/ smiltena

Foto por IStock/ smiltena

Comandada pela família Este, tornou-se um dos reinos mais conhecidos e elegantes da Europa. Desta época, restauram construções renascentistas, castelos e diversos outros monumentos hoje considerados Patrimônio Mundial da Unesco.

Para começar um passeio pelo destino, vale a pena alugar uma bike. Totalmente plana, Ferrara é chamada de Cidade das Bicicletas e oferece ótimas rotas para desbravar seus atrativos pedalando. A primeira parada pode ser na Praça Trento e Triste, bem no coração do centro histórico. O lugar foi construído na mesma época que a Catedral de São Jorge, um dos pontos mais importantes da cidade na era medieval. Além disso, era na praça que funcionava o principal mercado da cidade.

Foto por Istock/ bbsferrari

Foto por Istock/ bbsferrari

A segunda parada é, com certeza, a mais conhecida de Ferrara. O castelo Estense. Construído em 1380, o espaço forma uma verdadeira fortaleza, com pontes levadiças, torres e fossos. Cheio de histórias, com um passado de disputas e até desastres naturais, o castelo tem pontes levadiças, torres e fossos que fascinam os turistas. É como se entrássemos numa máquina do tempo!

Foto por IStock/ tverkhovinets

Foto por IStock/ tverkhovinets

Saindo de lá, outro lugar que vale uma visita é a Via dele Volte, uma longa rua que concentrava grande parte do comércio medieval. Segundo contam, as voltas eram passagens elevadas por onde os comerciantes iam de suas casas até as lojas.

Não deixe de fazer uma parada ainda nos Palácios Municipale e dos Diamantes. Este segundo, curiosamente, tem esse nome graças aos 8500 blocos de mármore que compõem sua fachada – e não às pedras preciosas, conforme pensam a maioria dos que chegam até lá.

Foto por Istock/ Massimo Merlini

Foto por Istock/ Massimo Merlini

Ferrara tem, também, o Palio mais antigo do mundo. A corrida, geralmente ligada à guerra, na cidade é totalmente festiva. Conta-se que a tradição nasceu em 1279 para celebrar a vitória do exército imperial. É um momento importante para a cidade quando se reúnem as equipes que representam os 8 bairros em diferentes cores para disputar o palio, mas sobretudo para festejar o período do renascimento quando Ferrara era uma capital. O pálio é a bandeira do evento entregue ao vencedor.

Hoje, durante o mês de maio, acontecem vários dias de eventos que marcam essa celebração com desfiles com roupas luxuosas de época, armeiros, músicos, entre outros.

Foto por Istock/ Riccardofe

Foto por Istock/ Riccardofe

Ainda não se convenceu que a cidade é um marco na história? Pois então você precisa conhecer a taverna Al Brindisi. Frequentada por ninguém mais, ninguém menos que Nicolau Copérnico, nos tempos mais remotos, é reconhecida como a taverna mais antiga do mundo, com fundação datada de 1435. Além de mais de 500 anos e muita história para contar, o lugar oferece um dos pratos típicos locais: o tortelone com recheio de abóbora.

Como chegar

De Bolonha, é possível chegar até Ferrara em um curto percurso de trem de 20 minutos. Também pode-se fazer o trajeto de carro, deixando o veículo nos estacionamentos da cidade murada.

Onde ficar

Hotel Annunziata

Hotel de Prati

Hotel Carlton

Onde comer

Lemòkò

L’Antico Giardino

Al Brindisi

Texto por: Eliria Buso

Foto destaque por Istock/ tverkhovinets

Comentários