logo

Telefone: (11) 3024-9500

Naxos: beleza intocada na Grécia | Qual Viagem Logo

Naxos: beleza intocada na Grécia

21 de março de 2019

Entre as paredes de mármore de Paros e as badaladas praias de Mykonos, está a intocada ilha de Naxos, na Grécia. Banhada pelo mar Egeu, é a maior cidade do arquipélago de Cíclades e também a mais alta, com 1.003 metros de altura acima do nível do oceano.

Rodeada de colinas verdes e charmosas aldeias, a ilha é um local sem muitos turistas e ideal para quem curtir praias tranquilas. A capital Chora, é onde fica o principal porto mercantil e por onde chegam as balsas com visitantes, além de ser a aldeia principal com diversos hotéis, restaurantes e casinhas no estilo cíclade: edifícios brancos que contrastam com o azul do mar.

Foto via iStock por emicristea

Foto via iStock por emicristea

Apesar da típica arquitetura grega, as ilhas Cíclades possuem uma forte influência de antigos povos que colonizaram a região, como os venezianos. Sua herança pode ser vista em castelos e diversas construções espalhadas pela cidade, como o Forte de Chora e Torre de Glezos, alguns dos monumentos mais importantes da Ilha.

No entanto, o maior destaque de Naxos são suas belíssimas praias. A praia de Agios Prokopios é uma das mais populares da ilha, além de ser considerada uma das mais bonitas da Grécia e da Europa. Ela é praticamente dividida em duas partes, uma é bem organizada e cheia de guarda-sóis, onde os turistas se concentram, enquanto a outra é intocada e totalmente natural.

Foto via iStock por pkazmierczak

Foto via iStock por pkazmierczak

Os amantes de esportes aquáticos poderão encontrar diversão nas praias de Agia Anna e Amitis. Agia Anna é a principal praia onde acontece a prática de windsurfe e foi premiada com a Blue Flag, dada as praias mais limpas da Grécia. Já Amitis, fica mais isolada e é perfeita para quem busca boas ondas para surfar. Não muito longe dali, ficam as ruínas do Monastério de Panagia, construído durante o século XV sobre os escombros de um antigo templo dedicado à deusa Ártemis. Está localizado estrategicamente no alto de uma montanha, de onde é possível ter uma incrível visão da Baía de Laganas, além de ser um dos locais mais encantadores para ver o pôr do sol.

Foto via iStock por milangonda

Foto via iStock por milangonda

Cercada de torres de pedra, antigas casinhas, igrejas históricas e vielas pavimentadas em mármore, a aldeia de Apeiranthos é onde se concentra a parte cultural de Naxos. A região conta com cinco importantes museus: Museu Arqueológico de Apeiranthos, Museu de História Natural, Museu de Artes Visuais, Museu Geológico e o Museu do Folclore. O local é de fácil acesso a partir de Chora, e fica na rota de outras aldeias famosas como Halki, que possui a maior área de cultivo de oliveiras das Ilhas Cíclades e Filoti, uma tradicional vila grega cheia de cafés e tavernas.

Foto via iStock por Gatsi

Foto via iStock por Gatsi

O marco mais famoso da ilha é o Portara, a Porta do Templo de Apolo. Com cerca de mais de 2.500 anos, o enorme portal de mármore não leva a lugar nenhum, pois, o santuário em homenagem ao deus da música jamais foi terminado de construir. O objetivo era um caminho que levava até Delos, a cidade sagrada e local de nascimento de Apolo e Ártemis.

Texto por Carolina Berlato

Imagem Destacada via iStock por Milena Pigdanowicz-Fidera

Comentários