logo

Telefone: (11) 3024-9500

Música é tema de road trip no sul dos Estados Unidos | Qual Viagem Logo

musician-in-a-second-line-parade

Música é tema de road trip no sul dos Estados Unidos

10 de abril de 2017

A mistura entre diferentes culturas fez com que no sul dos Estados Unidos surgisse uma série de ritmos musicais durante o último século. Desse caldeirão de criatividade apareceram o jazz, o blues, o country, o rockabilly, o rock ‘n’ roll, o soul e muito mais. Também foi ali que nasceram grandes estrelas da música, como B.B. King, Elvis Presley e Johnny Cash.

Nashville, Tennessee, USA- June 14, 2013: Honky-tonks on Lower Broadway. The district is famous for the numerous country music entertainment establishments.

Foto por iStock / SeanPavonePhoto

A música é uma das características inerentes do sul dos Estados Unidos e está presente em estúdios de gravação icônicos, museus, halls da fama, restaurantes, bares e até mesmo pelas ruas das cidades. Esse tema é a inspiração de uma road trip ideal para quem curte música de qualidade. O roteiro inclui várias cidades em quatro estados diferentes.

New Orleans, USA - August 7, 2013: In New Orleans on Bourbon St. on August 7, 2013 a jazz band plays jazz melodies in the street for donations from the tourists and locals passing by on this hot summer evening.

Foto por iStock / Simplyphotos

Comece o passeio em Nova Orleans, na Louisiana, que é não só a terra do jazz, mas da música cajun, do zydeco e de outros tantos ritmos do sul. Por onde quer que você ande na cidade, você é acompanhado por uma trilha sonora, já que é fácil encontrar músicos de rua e estabelecimentos com música ao vivo. O jazz nasceu em Nova Orleans no começo do século XX em comunidades afro-americanas ao combinarem piano e bateria a instrumentos de sopro.

Red, white, and blue sign to welcome travelers to Mississippi - Birthplace of America's Music

Foto por iStock / Meinzahn

Siga sentido norte até o estado do Mississippi, onde o destaque é o blues. Uma das principais rotas turísticas por lá é a Mississippi Blues Trail, que celebra os grandes nomes do ritmo. Conheça destinos como Clarksdale e a capital, Jackson. Já a pequena Tupelo é a cidade onde Elvis Presley nasceu e passou sua infância. Em Cleveland, fica o Museu do Grammy, com exposições interativas.

16-09-20_muscleshoalsstudio0377

Foto por Alabama Tourism Department / Art Meripol

A parada seguinte é Muscle Shoals, no norte do Alabama. Apesar de pequena, essa cidade ganhou fama internacional nos anos 60 e 70, quando recebeu o título de “capital mundial dos hits”. Nos estúdios da cidade, como o FAME Studios, foram gravadas músicas famosas de artistas como Aretha Franklin e The Rolling Stones. Ao lado, na cidade de Tuscumbia, visite o Alabama Music Hall of Fame.

Nashville, Tennessee, USA - June 14, 2013: Exterior of the Country Music Hall of Fame. The museum opened in 1961 and preserves the evolving history and traditions of country music.

Foto por iStock / SeanPavonePhoto

A road trip continua em direção ao norte no Tennessee, onde surgiram o country, o gospel, o rockabilly e o rock ‘n’ roll. Nashville, sua capital, é conhecida como a “cidade da música” e é o lar do country. Há mais de 150 estabelecimentos que oferecem música ao vivo, principalmente no bairro de Lower Broadway. Visite também o Ryman Auditorium, o Grand Ole Opry, o Country Music Hall of Fame and Museum (maior museu de música popular do mundo) e o RCA Studio B (onde Elvis, Roy Orbison e Dolly Parton gravaram alguns de seus hits).

Memphis, Tennessee, USA - January 7, 2015: The famous Beale Streetin Downtown Memphis, Tennessee. It is a significant location in the city's history, as well as in the history of the blues. Today, the blues clubs and restaurants that line Beale Street are major tourist attractions in Memphis

Foto por iStock / Aneese

Em uma viagem de três horas de carro sentido sudoeste, é possível chegar a Memphis, no mesmo estado. A cidade é famosa por ser a casa do blues e o local de nascimento do rock. Em seu passeio pela cidade não vão faltar opções de entretenimento musical: visite o Sun Studio (onde Elvis, Jerry Lee Lewis e Johnny Cash gravaram seus primeiros discos nos anos 50), o STAX Museum of American Soul, o Rock ‘n’ Soul Museum, o Blues Hall of Fame, o Memphis Music Hall of Fame, a Beale Street e a fábrica de guitarras Gibson.

istock-509681816

Foto por iStock / CaronB

Outro ponto de parada imperdível em Memphis é Graceland, a famosa propriedade de Elvis Presley. Aberta à visitação, é a oportunidade de conhecer os detalhes da vida do Rei do Rock, além de sua coleção de carros, seu avião e seus figurinos. Vale lembrar que 2017 marca o 40º aniversário do falecimento de Elvis.

Mais informações em: travelsouthusa.com

Texto por: Patrícia Chemin

Foto destaque por: Divulgação / New Orleans Convention and Visitors Bureau (NOCVB)

Comentários