logo

Telefone: (11) 3024-9500

Lugares sagrados comovem turistas pelo mundo | Qual Viagem Logo

Indonesia

Lugares sagrados comovem turistas pelo mundo

12 de maio de 2014

INDONÉSIA

O gigantesco templo budista Borobudur, em Yogyakarta, foi construído no século 8 e cobre uma montanha inteira. Localizado na Ilha de Java, sobreviveu aos vulcões e terremotos que abalaram a região. O complexo hinduísta Prambanam, em Yogyakarta é tombado pela Unesco e por ter sido atingido por vários terremotos só restam os templos dedicados à Brahma, Shiva e Visnu.

Tradição e importância histórica e espiritual levam inúmeras pessoas – com ou sem religião – a procurar santuários, trilhas, aldeias e cidades que reservam muito além das belas paisagens, mas experiências marcantes de “exploração” tanto geográfica para alguns, como mística , e de peregrinação para outros. Todos os anos, milhões de visitantes de várias partes do planeta são atraídos por roteiros religiosos na Europa, Oriente Médio e outras regiões. O contato com culturas milenares, momentos de fé e a meditação são algumas atrações oferecidas por esses destinos. As dicas à seguir servem para o feriado de Corpus Christi, mas se estendem para qualquer época do ano. Alguns lugares exigem um pouco mais de atenção nas datas de visitas. A recomendação é checar no site oficial de turismo de cada lugar antes de embarcar. Confira alguns pontos sagrados e explore esses lugares propícios à boas “viagens de introspecção”.

 

Ed5-31ROTA SEGUINDO OS PASSOS DO EX PAPA BENTO (ALEMANHA)

O destino percorre locais marcantes na vida de Bento XVI, primeiro papa alemão desde a Idade Média. Com as opções de passeios a pé ou de bicicleta, o trajeto é feito em mais de 20 idiomas com início em Wieskirche, no sul da Baviera e terra natal do pontífice. Na sequência, o roteiro reserva um tour encantador por Augsburg, Bamberg, Cologne, Kevelaer e Munique.

 

Ed5-36LOURDES (FRANÇA)

Na região montanhosa e romântica dos Pirineus, Lourdes é um dos pontos turísticos franceses mais visitados, tanto que a cidade é a segunda da França em hotéis, com cerca de 270 estabelecimentos e 13 acampamentos. Na Gruta de Massabielle, uma garota de 14 anos teve 18 visões da Virgem Maria em 1858. A caverna e seus arredores formam um santuário católico com duas basílicas, três museus, nove capelas e outros locais de orações. Aproveite e visite Lisieux, Paray-le-Monial e a cidade de La Salette.

 

Ed5-30VATICANO

Centro de toda a Igreja Católica, o destino oferece um visual esplendoroso de suas igrejas que atraem milhões de turistas todos os meses. O roteiro conta com vários atrativos como a residência oficial do papa e participar de uma missa celebrada pelo pontífice na Praça São Pedro. Um ponto imperdível é a Capela Sistina, com suas magníficas obras de arte e monumentos. Outra atração é a Basílica de São Pedro, ornada de ouro, colunas de mármore, pinturas de anjos e estátuas icônicas feitas por artistas da Renascença. O paisagismo dos jardins do Vaticano são encantadores. Com o auxílio de guias turísticos é possível conhecer outros destaques concentrados em 0,44km2.

 

Ed5-29TERRA DE JOÃO PAULO II (POLÔNIA)

Um dos mais carismáticos papas da história, João Paulo II (1920-2005) é tema de um roteiro especial na Polônia. Uma pequena casa onde o sacerdote nasceu e passou sua infância virou um museu e atrai milhares de turistas em Wadowice, perto de Cracóvia. O viajante pode conhecer santuários interessantes como Swieta Lipka, Gietrzwal e Czestochowa. Outra sugestão imperdível é Kalwaria Zebrzydowska, que tem uma via crucis com 41 capelas.

 

Ed5-35CAMINHO DE SANTIAGO DE COMPOSTELA (ESPANHA)

Com um trajeto de 700 km repleto de belas paisagens e que inclui rotas em cidades da França e da Espanha, o Caminho de Compostela é um dos destinos religiosos mais famosos do mundo. Os grandes destaques são a Casa do Cabildo, o Monastério de San Martín Pinario e a Catedral de Santiago de Compostela, na Galícia, norte espanhol. As trilhas apresentam vários albergues e restaurantes, podendo ser percorridas a pé ou de bicicleta.

 

Ed5-34CAMINHOS DE SÃO PAULO (GRÉCIA E TURQUIA)

Momento importante que marcou a expansão do cristianismo, as viagens de São Paulo são o tema desse roteiro, que percorre localidades onde o apóstolo peregrinou. São cenários naturais de tirar o fôlego, sítios arqueológicos, ruínas da Antiguidade e templos. Na Turquia, o destino passa por igrejas rupestres do Vale de Goreme e a cidade subterrânea de Uchisar, com opções de passeio a pé ou de balão que proporciona visões deslumbrantes. A viagem segue para Éfeso, Esmirna, Pérgamo e Troia. Na Grécia, os visitantes passam por Atenas e Corinto. Alguns pacotes incluem Roma, onde o santo também percorreu em sua vida evangelista.

 

Ed5-37TERRA SANTA (ISRAEL)

Parada obrigatória para peregrinos de todo o mundo, Jerusalém é conhecida como Terra Santa. Importante cidade para três religiões, o judaísmo, o cristianismo e o islamismo, a cidade concentra 1.204 sinagogas, 158 igrejas e 73 mesquitas. Mais de 5 milhões de turistas visitam pontos sagrados como o Muro das Lamentações, a Via Dolorosa (onde Jesus carregou sua cruz antes de morrer), Jardim do Getsêmani, o Cenáculo (local onde foi celebrada a Última Ceia de Cristo) e a Igreja do Santo Sepulcro (onde Jesus foi sepultado e ressuscitou). Muitos pacotes incluem roteiros fascinantes que foram cenários para acontecimentos importantes na Bíblia, como o Monte Sinai, Vale de Qumran, o lago Tiberíades, o Vale do rio Jordão, Mar Morto e as cidades de Jericó, Belém e Nazaré.

 

Ed5-32SANTUÁRIO DE FÁTIMA (PORTUGAL)

Entre as rotas religiosas mais importantes da Europa, Fátima recebe cerca de 5 milhões de turistas por ano. A cidade ficou mundialmente famosa devido às aparições de Nossa Senhora à três crianças pastoras em 1917. De frente à uma enorme praça, a basílica tem uma torre de 65 m de altura e uma grande cruz de cristal. Outros pontos interessantes são as Grutas da Moeda e de Mira D’Aire, a Capelinha das Aparições e o Caminho da Via-Sacra, com 14 capelinhas e vários monumentos.

 

LE MONT SAINT MICHEL

Fortaleza inexpugnável na Guerra dos 100 Anos, prisão durante a Revolução Francesa, santuário de peregrinação católica por mais de mil anos e cidadela medieval. Esses dados históricos explicam o porquê todos os anos, cerca de 3,5 milhões de turistas visitam a costa da Normandia, na França, para subir as ruas estreitas do vilarejo para visitar o velho mosteiro em estilo gótico apelidado pelos franceses de “a maravilha” – la merveille – construído – entre os séculos 7 e 16 – em homenagem ao arcanjo São Miguel. Distante 360 km de Paris, Le Mont Saint Michel é uma pequena ilha rochosa, onde está uma das mais espantosas edificações religiosas da Idade Média.

 

CAMINHOS DE SEFARAD (ESPANHA)

Por séculos, comunidades judaicas (sefaradis) conviveram com cristãos e árabes. O resultado é uma herança cultural que influencia muitas cidades espanholas. O roteiro revela uma Espanha judaica por meio de sinagogas, museus, centro de interpretação e judiarias de 24 cidades, como Barcelona, Sevilha, Córdoba, Toledo, Cáceres e Oviedo.

 

SEMANA SANTA NA ESPANHA

Uma das mais autênticas e intensas celebrações de fé da Europa acontece de 13 a 20 de abril, em diversas cidades e vilas do país. As ruas são transformadas em palco de fervor e devoção religiosa. Em Cuenca, haverá concertos de música religiosa em edifícios históricos. Em Zamora, cantos gregorianos produzem uma incrível atmosfera em procissões noturnas. Já em Sevilla, grandes esculturas de santos percorrem com uma multidão por ruas estreitas e antigas.

 

Ed5-27COREIA DO SUL

O templo budista Yakchonsa, em Jeju, tem arquitetura do estilo coreano do século 14 e guarda uma enorme estátua de Buda em seu interior; o Palácio Gyeongbokgung, em Seul, foi erguido em 1394 e reconstruído a partir de ruínas em 1867. É o maior palácio da Dinastia Josean, que dominou o país de 1392 a 1910.

 

Ed5-26CHINA

Em Pequim está o Templo do Céu, um conjunto de templos utilizados pelos representantes das dinastias Ming e Qing para pedir ao céu sucesso nas colheitas da primavera. Outro destaque é o Palácio Potala, em Lhasa, a antiga residência do lider religioso Dalai Lama e funciona como um museu localizado no Tibete a 3,7 mil metros de altitude.

 

Ed5-22MALÁSIA

Sagradas para os hinduístas, as Cavernas de Batu-Batu, ficam distantes apenas 13 km de Kuala Lumpur, capital do país. O conjunto inclui três grandes cavernas e outras menores e todas são utilizadas como templos. Em Penang está o templo budista Kek Lok Si, que começou a ser construído em 1890. Em 1930 inaugurouse a Pagoda dos Mil Budas, com sete andares, e, em 2002, uma estátua de bronze de Kuan Yin, a deusa da compaixão e da misericórdia na mitologia chinesa.

 

Ed5-23MYANMAR

Os templos Pagodas de Bagan, em Bagan, estão localizados em um importante sítio arqueológico e foram erguidos a partir de 1057 e totalizam cerca de 2,2 mil edifícios.

 

Ed5-24ÍNDIA

Um dos locais mais visitados do mundo, o Taj Mahal, em Agra, é um palácio de mármore branco e considerado um dos maiores símbolos do romantismo no mundo. Sua construção teve início em 1632 e terminou em 1648 a pedido do imperador Shah Jahan para abrigar o corpo de sua esposa, a rainha Mumtaz Mahal. Em Deli está o templo Birla Mandir, construído em 1938, em homenagem à Lakshmi Naraya, esposa do deus hindu Vishuu.

 

Ed5-28JAPÃO

O país guarda locais sagrados como o Castelo Hirosaki, em Hirosaki, erguido no século 17. Hoje o parque onde está localizado é famoso pelas floradas das cerejeiras. Há também o templo Senso-Ji, em Tóquio, o mais antigo da capital japonesa e que foi construído em 645 em homenagem à deusa Kannon. Já em Kyoto está o templo budista Kiyomizudera, construído em 1633.

 

CAMBOJA

Os templos do complexo de Angkor, Siem Reap, foram erguidos no século 8, durante o Império Khmer. Possuem 100 quilôm etros quadrados.

 

TAILÂNDIA

Templo localizado a 1,1 mil metros de altitude, o Wat Phra That Doi Suthep, em Chiang Mai, surpreende pela quantidade de ouro e pelos budas em várias posições. Já o Wat Pho, em Bangkok, guarda um grande Buda deitado de 46 metros de comprimento e 15 de altura, totalmente folheado a ouro e com os pés ricamente decorados com madre-pérola.

 

Ed5-20Papa irá canonizar João Paulo II

Após comemorar um ano de papado no dia 13 de março, o Papa Francisco irá canonizar o papa polonês João Paulo II e o italiano João XXIII em uma cerimônia solene. O evento será no segundo Domingo de Páscoa, dia 27 de abril, na Capela Papal, no Vaticano. A celebração irá oficializar como santos dois dos mais importantes e carismáticos papas dos últimos anos. A Santa Sé irá realizar outros eventos importantes também em abril. No Domingo de Ramos (dia 13) acontecem a Bênção dos Ramos, uma procissão e a Santa Missa na Capela Papal. Já na Sexta-feira Santa (dia 18) será realizada a Celebração da Paixão do Senhor, na Basílica de São Pedro. No primeiro Domingo de Páscoa (dia 20) acontecerão a Santa Missa da Ressurreição do Senhor na Capela Papal e a Bênção “Urbi et Orbi” na sacada central da Basílica, na Praça São Pedro.

 

TAM Viagens oferece roteiro para canonização dos papas João Paulo II e João XXIII

Uma celebração especial irá reunir milhões de visitantes de vários países no Vaticano, no dia 27 de abril. Os papas João Paulo II e João XXIII serão canonizados em uma cerimônia solene presidida pelo Papa Francisco. Para quem quiser participar do evento, a TAM Viagem lança um roteiro que contempla cinco noites em Roma, passagem aérea de ida e volta, hospedagem, tour pela capital italiana e transfer até as proximidades do Vaticano para assistir à canonização.O turista receberá um terço ou uma bênção escrita com o nome da família e a assinatura do papa. O roteiro parte de São Paulo no dia 23 de abril.

Informações: : www.tamviagens.com.br

TAM

 

Serviço

Santuário de Fátima – Tel.: +351 249 539 600 www.santuario-fatima.pt

Santiago de Compostela – Tel.: +34 981 542 300 e 981 542 357 www.santiagodecompostela.org

Rota “Nos Passos de João Paulo II” – Tel.: +48 33 823 26 62 e 33 823 35 55 www.wadowice.com

Rota “Seguindo os Passos do Papa (Bento XVI) – Tel.: +49 861 909590-0 www.benediktweg.info e www.germany.travel/pt

Vaticano – Tel.: + 39 06 6988 5863 www.vatican.va

Lourdes – Tel.: + +33 562 42 7878 http://en.lourdes-france.org

Ministério do Turismo de Israel – Tel.: + 3 + 972 2 670 7211 www.tourism.gov.il

Ministério da Cultura e Turismo da Turquia www.kultur.gov.tr

Comentários