logo

Telefone: (11) 3024-9500

Louveira oferece agroturismo, festividades e muita tradição | Qual Viagem Logo

unnamed-3

Louveira oferece agroturismo, festividades e muita tradição

21 de novembro de 2019

Localizada a cerca de 70 quilômetros da capital paulista, Louveira é uma ótima opção para fazer um bate-volta ou aproveitar o fim de semana no campo. Situada no Circuito das Frutas, a cidade se destaca pelo clima tropical, paisagens marcadas por uma beleza serrana e fazendas centenárias.

A agricultura familiar é um dos pontos fortes da região, que vem favorecendo o turismo rural. Famílias de origem italiana têm mantido inúmeras heranças que se tornaram atrativos turístico. Entre alambiques, engenhos e sítios cheios de tradições, Louveira oferece roteiros curtos com diversas experiências para curtir em família.

Imagem via Divulgação

Imagem via Divulgação

Comece o passeio pela praça central, a Dom Gabriel, que dá fácil acesso para as Igrejas de São Sebastião e Sagrado Coração de Jesus, ambas com arquitetura arrojada e lar de festejos como a Festa Primavera e o Encontro de Carros Antigos.

A Capela de Nossa Senhora da Abadia é uma das mais antigas da cidade. Foi construída em meados dos anos 50, para abrigar a imagem da santa que data descoberta em 1920. A santa se tornou uma das padroeiras de Louveira e anualmente recebe celebrações em sua homenagem. A mais famosa é a Tradicional Festa de Nossa Senhora da Abadia com comidas típicas e solenidades da cultura italiana.

Foto via www.turismolouveira.com.br

Foto via www.turismolouveira.com.br

Construída em 1915, a Estação Ferroviária é um dos atrativos históricos mais importantes de Louveira. Foi um dos principais meios de transporte para levar café até outros destinos e favoreceu a economia local. Hoje, além de ser cenário para fotos, seu espaço é utilizado para realização de eventos, exposições culturais e ainda abriga lojinhas de artesanato e o CIT – Centro de Informações Turísticas.

Saindo um pouco do centro da cidade estão as fazendas e chácaras. O Sítio Santa Rita é uma das propriedades mais tradicionais da região. No local, é possível fazer um tour pelos parreirais, vinícola e loja, para conhecer sobre a história, cultivo e produção das uvas. Em dezembro, acontece o projeto Natal Iluminado, quando a propriedade fica iluminada e recebe a presença do Papai Noel.

Foto via Divulgação

Foto via Divulgação

A Casa San Fior é o destaque de Louveira. O local oferece a venda de vinhos artesanais, frutas fresquinhas e ainda produz o suco da uva niágara, único na região, o famoso vinagre de caqui e a exclusiva geleia de pimenta com uva, apelidada de “piúva”.

52 ª Festa da Uva de Louveira

De 30 de novembro a 15 de dezembro, Louveira vai receber a 52ª edição da Festa da Uva, com shows de mais de 20 bandas e artistas, exposição e leilão de frutas, apresentações circenses, atrações infantis, baile da melhor idade, mini shopping de artesanato e uma praça de alimentação. “Esse é o maior evento que o nosso município tem. A festa é toda voltada para o agricultor, afinal de contas, a Prefeitura dá todo o suporte para a agricultura. Essa celebração vem para corroborar, já que os produtores aproveitam para expor e vendas as frutas. Essa é a grande vantagem da festa, além de oferecer entretenimento para a região inteira”, completa o Secretário de Desenvolvimento Econômico de Louveira, Jailson Marinho.

Serviço

Quando: sextas-feiras, sábados e domingos de 30 de novembro a 15 de dezembro de 2019. Sextas-feiras, das 18h às 21h; sábados e domingos, das 10h às 22h.

Onde: Área de Lazer do Trabalhador Vereador José Finamore – Rodovia Romildo Prado, km 1, Louveira/SP

Ingressos: às sextas-feiras, a Festa da Uva tem entrada gratuita. Aos sábados e domingos das 10h às 17h, a entrada também é livre. Aos finais de semana após as 17h, os ingressos vão custar R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia). Quem tem o Cartão Cidadão de Louveira não paga.

Mais informações: (19) 97167-6955 e www.festadauvadelouveira.com.br

Texto por Carolina Berlato

Imagem Destacada via Divulgação

Comentários