logo

Telefone: (11) 3024-9500

Lisboa festeja cultura popular em junho | Qual Viagem Logo

The Castle of Sao Jorge is a Moorish castle occupying a commanding hilltop overlooking the historic centre of the Portuguese city of Lisbon

Lisboa festeja cultura popular em junho

16 de junho de 2016

Durante este mês, são realizados no Brasil inúmeros festejos populares, as famosas festas juninas. Em Portugal não é diferente. Durante o mês de junho, acontecem as Festas de Lisboa nos bairros mais carismáticos da cidade (Alfama, Bica, Bairro Alto, Castelo e Mouraria), os quais seguem a tradição da festa, música e sardinha assada na rua para comemorar o Santo Antônio, São João e São Pedro.

O tradicional evento popular toma conta das ruas e avenidas da capital portuguesa. As Festas de Lisboa começaram a ser realizadas de forma oficial em 1932, e dois anos depois ganharam o apoio e a organização da Câmara Municipal. Desde então, as celebrações acontecem todos os anos nos bairros históricos, e misturam cultura, lazer, música e gastronomia.

Lisbon, Portugal - June 12, 2013: Streets decorated with sardines during Lisbon Festival (Festas de Lisboa) on June 12, 2013 in Lisbon, Portugal

Foto por iStock / katatonia82

O evento é repleto de atrações culturais, como animações de rua, concertos de fado, teatro e espetáculos, arraiais e marchas populares, entre outras iniciativas, para todos os tipos de público. Os turistas brasileiros que quiserem conhecer Lisboa e suas festas típicas, apreciar a famosa culinária portuguesa e, ainda, se sentir bem perto de casa, terão uma oportunidade especial em junho.

Um dos eventos especiais do programa das festas é o das Noivas de Santo Antônio, uma cerimônia de vários casamentos na Sé, passando também pela Igreja de Santo Antônio. No dia 13 de junho, feriado municipal, a procissão em honra a Santo Antônio saiu da igreja com o mesmo nome. Esta é uma das procissões mais populares da cidade e remonta ao século XVI. Mas ainda acontecerão muitas outras comemorações, já que as festas prolongam-se pelos restantes dias do mês. A programação ainda traz atividades que fogem um pouco do tradicional e que envolvem literatura, esporte, teatro, cinema e artes visuais.

Mais informações em: festasdelisboa.com e visitlisboa.com

Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / saiko3p

Comentários