logo

Telefone: (11) 3024-9500

Laguna Humantay e Rainbow Mountain impressionam no Peru | Qual Viagem Logo

salkantay trail

Laguna Humantay e Rainbow Mountain impressionam no Peru

13 de setembro de 2018

Para quem faz a trilha Salkantay para chegar a Machu Picchu, pode fazer um “stop” bem interessante e visitar a impressionante Laguna Humantay. Ainda pouco explorado por visitantes brasileiros é uma opção muito interessante de passeio para quem está na capital do império Inca.
Numa altitude superior aos 4 mil metros a lagoa, fica no sopé da montanha Salkantay que tem mais de 6.200 metros de altura.  A caminhada para a lagoa garante um visual de tirar o fôlego e pode render incríveis fotos. A água cristalina e gelada tem um tom ora azul, ora verde – dependendo da luz que incide na água – e proporciona um degrade impressionante.

Foto via iStock por Creative-Family

Foto via iStock por Creative-Family

Para quem está em Cusco, o acesso é fácil, mas um pouco demorado, em função da estrada estar em condições ruins e ter muitas curvas, além de subidas e descidas bruscas e constantes. O primeiro trecho, de 100 quilômetros, liga Cusco a Mollepata, é todo asfaltado e está atualmente em bom estado de conservação.

De Mollepata é necessário seguir a Soraypampa (a 3.900 metros de altura), local da primeira noite dos viajantes que optam pela trilha Salkantay para chegar a Machu Picchu.

Foto via iStock por ninitta

Foto via iStock por ninitta

Esse trecho é de estrada de terra (a famosa “trocha”) e leva mais de uma hora para percorrer um pouco mais de 20 km. Você pode fazer esse percurso de carro, por conta própria, ou contratar uma das agências de receptivo em Cusco que oferecem o roteiro. O passeio geralemnte é vendido em diversas agências da cidade e costuma durar o dia todo, começando de madrugada, geralmente às 4 da manhã. O retorno a Cusco é sempre no cair da tarde, em torno das 18:00 horas; O  tour inclui transporte, café da manhã e almoço e preços saem a  partir de 150 soles por pessoa.

Foto via iStock por AlbertoLoyo

Foto via iStock por AlbertoLoyo

Os “coletivos” que levam a Mollepata saem da Avenida Arcopata, em Cusco. Com 15 soles é possivel ir até Mollepata.  Vá até o restaurante La Casona na praça central  e negocie a contratação de um carro, que pode ser dividido por até quatro pessoas. Em média o preço do automóvel sai por 130 soles. Procure ir com mais pessoas, assim o preço final fica em média 35 soles por pessoa e você acaba economizando umas “pratas” pra comprar um artesanato nas lojinhas que ficam ao redor do centrinho.

Foto via iStock por sorincolac

Foto via iStock por sorincolac

Outro passeio bastante interessante é subir no topo da Rainbow Mountain. Durante todo o trajeto a vista é maravilhosa, mas os últimos metros são inesquecíveis. O pico nevado da Salkantay vai dando as caras por trás das enormes pedras, até que você começa a ver as águas cristalinas da Humantay. Tome cuidado e contrate um guia local, pois a subida pode ser bastante demorada e para descida tem de se tomar bastante cuidado, pois além de forçar bastante o joelho, o visitante tem o risco eminente de escorregar. Com certeza é um dos cenários contemplativos mais completos nessa região, entre Cusco e Machu Picchu. Confira com o seu agente de viagens preferido.

Texto por Cláudio Lacerda Oliva

Imagem Destacada via iStock por LUCKOHNEN

Comentários