logo

Telefone: (11) 3024-9500

Jujuy, destino alternativo da Argentina, agora mais perto dos brasileiros | Qual Viagem Logo

Foto por Demetrio Cesar Xavier

Jujuy, destino alternativo da Argentina, agora mais perto dos brasileiros

9 de janeiro de 2018

A terra dos nossos hermanos guarda agradáveis surpresas. Para quem já visitou os principais roteiros culturais e de enoturismo da Argentina, a dica agora é explorar a região andina, ao norte do país.

Foto por Eliria Buso

Foto por Eliria Buso

A província de Jujuy, por exemplo, abriga as famosas montanhas coloridas, além de desertos de sal e descobertas arqueológicas. Não à toa o lugar foi eleito pela National Geographic como segundo destino a se visitar em 2018.

Sua principal atração é a Quebrada de Humahuaca, patrimônio da Humanidade que se estende ao longo de 170 quilômetros. Antiga terra dos índios omaguacas, Humahuaca está recheada de povoados de ruas estreitas, casas de adobe e capelas brancas; de manhãs ensolaradas, tardes de sesta silenciosa e noites estreladas; de dias ventosos, verões frescos e cálidos invernos; de remotas crenças, festas animadas, arte milenar, de música melancólica, de sabores excepcionais, além, é claro, de suas múltiplas cores.

Foto por Eliria Buso

Foto por Eliria Buso

As montanhas, que formam o conjunto chamado Cerro Sete Cores, resultam de ações da natureza de mais de 600 milhões de anos. Como que desafiando as normas, contrário à tradicional imagem da montanha marrom e rochosa, este cerro se erige imponente com seus ocres, amarelos, laranjas, verdes, marrons, lilás e violáceos. Um verdadeiro arco-íris de pedra cujo ‘segredo’ está na origem sedimentária das rochas que o compõem.

Foto por Eliria Buso

Foto por Eliria Buso

A região é perfeita para um roteiro de aventura, incluindo atividades como trekking e escaladas. Além da Quebrada, é imprescindível conhecer a charmosa cidade de Purmamarca, que conta com um centrinho colorido pelo artesanato local e recheado de sabores típicos, como as empanadas e as carnes de cordeiro e lhama.

Foto por Eliria Buso

Foto por Eliria Buso

A capital, San Salvador de Jujuy, e Tilcara, um verdadeiro refúgio andino, completam as atrações da região.

Agora mais acessível

No último sábado (6), foi inaugurado o primeiro voo de São Paulo a Jujuy, pela Aerolíneas Argentinas. Na ocasião, jornalistas e operadores de viagem brasileiros testaram o trecho operado pela aérea de forma inédita.

Foto por Demétrio César Xavier

Foto por Demétrio César Xavier

O voo, temporário por enquanto, é resultado de parceria entre o governo local, os órgãos de turismo da região e a companhia aérea. A rota, com duração de pouco menos de três horas, será feita todos os sábados, até o dia 17 de fevereiro, com saídas do Aeroporto Internacional de Guarulhos e do Aeroporto Internacional Gobernador Horácio Guzmán, em San Salvador de Jujuy.

Para saber mais, acesse: aerolineas.com.ar

Texto por: Eliria Buso. A jornalista viajou a convite do Governo de Jujuy, Consejo Federal de Inversiones e Aerolíneas Argentinas.

Foto destaque: Demétrio César Xavier

Comentários