logo

Telefone: (11) 3024-9500

Itu: grande história, grandes atrações e grandes cartões postais - a cidade grande | Qual Viagem Logo

p-102-itu_09_9583_p

Itu: grande história, grandes atrações e grandes cartões postais – a cidade grande

6 de outubro de 2017

“Exagerado, jogado aos seus pés eu sou mesmo exagerado…”, é desta forma que Itu é vista. A cidade a 102 km da capital paulista é considerada um agradável exagero por seus semáforos, orelhões e bancos gigantes. Apesar do tamanho, que te faz sentir um boneco em miniatura, esta é uma das maiores atrações da linda e acolhedora cidade.

Além da grandiosidade, Itu tem como referência sua a rica cultura, sabores típicos e destaque no seu Patrimônio Histórico, religioso, natural e cultural. Com diversas atrações, a cidade é considerada uma das mais hospitaleiras e com as melhores opções para os visitantes que procuram diversão e momentos incríveis – perfeito em qualquer época do ano para todas as idades.

Seu calendário anual é repleto de eventos e festa, inclusive neste mês, além do Dia das Crianças, comemorado no dia 12 em homenagem a Nossa Senhora Aparecida, Itu também recebe a caminhada com cães, onde seus donos passeiam com seus pets no centro da cidade e finaliza com prêmios em diversas categorias.

p-102-itu_11_9759_p

Praça dos Exageros. Foto por: Ken Chu / Expressão Studio

Para aproveitar um dos atrativos naturais, o turista tem três opções: Estrada Parque de Itu, primeira estrada parque do Brasil; o Parque Geológico do Varvito, patrimônio tombado pelo CONDEPHAAT, por ser um verdadeiro monumento geológico, e o Bosque Alceu Geribello, que abriga, cuidadosamente, um pedaço da Mata Atlântica preservado durante anos por Alceu – no bosque, é possível fazer caminhadas e apreciar um pouco do ar verde.

Os visitantes que apreciam história e cultura poderão aproveitar mais de 12 estabelecimentos recheados delas e de arquitetura também. Entre eles podemos contar com o Quartel de Itu – Regimento Deodoro, construído em 1867 por padres, desde 1917 instala o Regimento; Museu Republicano “Convenção de Itu”, residência da Família Almeida Prado, sediou em 1973 a Convenção de Itu, e claro que não poderia faltar o Orelhão e Semáforo gigantes, localizados na praça Padre Miguel, em frente à Igreja Matriz.

p-102-itu_10_9863_p

Quartel de Itu – Regimento Deodoro. Foto por: Ken Chu / Expressão Studio

Os fãs de arquitetura, poderão visitar o Conjunto Arquitetônico do Século XIX – na época o destino possuía muitos largos ajardinados e residências com fachadas imponentes. A Casa da Praça, é uma encantadora construção do início do século XX, que oferece à população aulas de violão, desenho, teatro, artesanato, exposições e visitas aos acervos do Museu de Arte Sacra Padre Jesuíno do Monte Carmelo, do Museu e Arquivo Histórico Municipal de Itu (Mahmi) e da Pinacoteca Almeida Junior, com as réplicas das obras da fase caipira do pintor ituano.

Se visitar a cidade no final do mês de outubro, aproveite o espírito do Halloween para conhecer o Museu da Energia, instalado em um casarão assombrado construído com as técnicas de taipa de pilão, adobe e pau-a-pique, de 1847. O museu já foi sede da Companhia Ituana da Força e Luz. Além da casa em si, você poderá conhecer a exposição permanente “História, energia e cotidiano”, que apresenta a evolução da iluminação doméstica até os dias de hoje.

O Museu da Música, é outra opção de entretenimento para crianças e pais. Tombado como Patrimônio Histórico, o espaço narra a história da música em Itu, abrigando referências da prática musical ituana desde o século XVIII.

p-102-itu_06_9646_p

Igreja do Bom Jesus e Santuário. Foto por: Ken Chu / Expressão Studio

A Casa Imperial, Fábrica São Luiz, Cruzeiro de São Francisco, Antiquarios e Praça dos Exageros são outras ótimas opções de passeios que não podem passar batido, principalmente a praça – aproveite para descansar no banco, enquanto relaxa e respira o ar calmo e tranquilo da cidade.
Além de toda sua cultura, história e passeios, Itu também é conhecida pela religiosidade, devido a isso, a cidade abriga seis igrejas, entre elas a Matriz (Igreja Nossa Senhora da Candelária), situada no centro, a Igreja Nossa Senhora do Patrocínio, Nossa Senhora do Carmo – Convento e Seminário, Igreja de Santa Rita, Igreja de São Benedito e Igreja do bom Jesus e Santuário Nacional do Sagrado Coração de Jesus.

Onde comer

Arte da Cerveja

Bar e Restaurante do Parreira

Restaurante Bom Paladar

Onde se hospedar: Itu Plaza Hotel

O empreendimento preserva as vantagens do interior paulista e aproveita sua privilegiada localização para gerar conforto, praticidade, negócios e grandes momentos. O Itu Plaza Hotel tem diversas opções de lazer e bem-estar, onde podemos contar com campo de futebol de grama, quadra de areia, quadra de tênis de saibro, piscina, sauna seca e vapor, salão de jogos, brinquedoteca, fitness center e business center. Além disso, as acomodações que oferecem o máximo de conforto e praticidade, com toque de luxo, requinte e aconchega para cada momento. Todos são equipados com ar condicionado, tv a cabo, frigobar, telefone, secador de cabelo, room service 24h, serviço de lavanderia, rede wireless e cofre digital.

Texto por: Caroline de Oliveira

Foto destaque por: Ken Chu / Expressão Studio

Comentários