logo

Telefone: (11) 3024-9500

Inti Raymi: a Festa do Sol dos incas no Peru | Qual Viagem Logo

Cusco, Peru - June 24, 2014: IntiRaymi Ceremony showing gold statue in plaza de armas, and performers dressed traditionally, Cusco, Peru

Inti Raymi: a Festa do Sol dos incas no Peru

15 de junho de 2016

Todos os anos, no dia 24 de junho, a cidade de Cusco, no Peru, realiza a Festa do Sol para celebrar Inti Raymi, o Deus-Sol. O festival, que também marca o solstício de inverno do hemisfério sul, reúne mais de 750 artistas que cantam, encenam e dançam nessa importante celebração incaica.

"Cusco, Peru - June 24, 2012: Inca King is participating the Inti Raymi Celebrations on 24 July 2012 at Sacsahuaman Castle Cusco, Peru"

Foto por iStock / torukojin

Contam os historiadores que o último registro do Inti Raymi foi em 1535, quando a cerimônia foi suspensa pelos espanhóis por ser considerada uma festa pagã. A celebração só voltou a acontecer em 1944, já não mais pelos incas e nem na mesma data de antes, mas no dia 24 de junho.

Na sua versão original, de acordo com as crônicas do Inca Garcilaso de la Vega, a festa durava nove dias e o povo de Cusco se preparava três dias antes com uma estrita dieta à base de milho e ervas. O evento, que era o ponto de partida do novo ano, acontecia na atual Praça de Armas (antes chamada de Auqaypata ou Plaza del Guerrero). Eram levadas para este lugar as múmias dos nobres ancestrais, para que eles também pudessem participar da celebração ao Deus-Sol.

"Cusco, Peru - June 24, 2012: Inca King is participating the Inti Raymi Celebrations on 24 July 2012 at Sacsahuaman Castle Cusco, Peru"

Foto por iStock / torukojin

Atualmente, a festa ainda conserva seu caráter simbólico para muitos dos moradores locais, além de ser um grande atrativo turístico, tanto que já recebeu espectadores famosos, como Bill Gates.

A encenação começa com uma invocação ao Sol, em frente ao Qoricancha, onde funciona o Convento de Santo Domingo. Depois, o Inca e sua comitiva seguem para a Praça de Armas da cidade de Cusco. Neste local fica um altar montado especialmente para a festa. Nele, o Inca fala com o Deus-Sol e com o povo para, em seguida, finalmente caminhar até o Parque Arqueológico de Sacsayhuamán.

"Cusco, Peru - June 24, 2012: Inca King is participating the Inti Raymi Celebrations on 24 June 2012 at Sacsahuaman Castle Cusco, Peru"

Foto por iStock / torukojin

Durante a cerimônia, o ator que interpreta o papel do Inca chama os governantes das quatro regiões em que se dividia o Império incaico para que o informem sobre a situação de seus povos. Os governantes, cada um à sua vez, oferecem ao Inca alimentos e frutos de suas terras, da mesma maneira como se fazia antigamente. Por fim, embalado por músicas e danças típicas, o Inca se retira, saudando a multidão presente.

Mais informações em: peru.travel

Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / PalosVerdesBlue

Comentários