logo

Telefone: (11) 3024-9500

Ilhabela: os melhores passeios para curtir em família | Qual Viagem Logo

juliao-paulo-stefani-sectur-ilhabela

Ilhabela: os melhores passeios para curtir em família

17 de novembro de 2021

Depois de tanto tempo em isolamento dentro de casa, este é o momento para a família toda fazer as malas e embarcar em uma merecida viagem. E um destino que promete agradar pessoas de todas as idades é Ilhabela. Repleta de atrações ao ar livre, Ilhabela guarda uma natureza privilegiada, além de atividades culturais e esportivas.

Praia do Viana. Foto por Paulo Stefani / Sectur Ilhabela

Praia do Viana. Foto por Paulo Stefani / Sectur Ilhabela

A começar pelas praias com um mar cristalino de águas calmas e com trechos mais rasos. Um bom exemplo é a Praia do Julião, com areia branca e fina, pequenas piscinas naturais e boa infraestrutura. Outras praias tranquilas e perfeitas para quem tem crianças são a do Viana, ótima para o mergulho e outros esportes aquáticos, como o caiaque e o stand-up paddle, e a do Oscar, bem intimista e com uma piscina natural no canto direito.

Praia do Oscar. Foto por Fernando Tomanik / Sectur Ilhabela

Praia do Oscar. Foto por Fernando Tomanik / Sectur Ilhabela

Coberta pela Mata Atlântica preservada, Ilhabela proporciona o ambiente ideal para as crianças entrarem em contato direto com a natureza, de uma forma segura e muito divertida. Há trilhas curtas e de fácil acesso que podem ser percorridas tanto pela garotada quanto pelos adultos, sem a necessidade de experiência prévia.

Cachoeira dos Três Tombos. Foto por Lailson Santos / Sectur Ilhabela

Cachoeira dos Três Tombos. Foto por Lailson Santos / Sectur Ilhabela

A Trilha da Cachoeira dos Três Tombos, próxima à Praia da Feiticeira, é a mais curta e mais acessível de todas. A caminhada de menos de 400 metros leva a um relaxante banho de cachoeira na primeira das três quedas d’água. Ao longo do trajeto, é possível avistar diversas espécies de aves.

Trilha da Cachoeira dos Três Tombos. Foto por Lailson Santos / Sectur Ilhabela

Trilha da Cachoeira dos Três Tombos. Foto por Lailson Santos / Sectur Ilhabela

Em Ilhabela, um passeio de barco vira uma experiência ainda mais inesquecível, já que os visitantes podem ter o privilégio de ver de perto alguns dos mais incríveis animais marinhos. Em certas épocas do ano, o litoral da ilha serve de abrigo para quatro espécies de baleias e sete de golfinhos, como a baleia-jubarte, a baleia-tropical, a orca e o golfinho-nariz-de-garrafa.

família Praia do Engenho d’Água. Foto por Fernando Tomanik / Sectur Ilhabela

Praia do Engenho d’Água. Foto por Fernando Tomanik / Sectur Ilhabela

De volta à terra firme, um bom passeio em família é aproveitar a rede de ciclovias de Ilhabela. São vários quilômetros junto à costa, em terreno plano, passando inclusive pela Vila (o centro da ilha), onde você pode alugar bicicletas.

Fazenda Engenho D’Água. Foto por Paulo Stefani / Sectur Ilhabela

Fazenda Engenho D’Água. Foto por Paulo Stefani / Sectur Ilhabela

Perto dali está a Fazenda Engenho D’Água, grande patrimônio histórico de Ilhabela. Com uma área de 43 mil m² em meio a muito verde, está aberta a visitação em passeios monitorados. A fazenda abriga estruturas em ótimo estado de conservação, como a bela casa sede, que data de meados do século XVIII, o engenho de cana-de-açúcar e os alambiques, além dos bem cuidados jardins.

ilhabela-logo

Texto por: Patrícia Chemin

Foto destaque: Praia do Julião. Foto por Paulo Stefani / Sectur Ilhabela

Comentários