logo

Telefone: (11) 3024-9500

Festival de Cultura e Gastronomia atrai cerca de 23 mil pessoas em Tiradentes | Qual Viagem Logo

Festival Gastronomico (1)

Festival de Cultura e Gastronomia atrai cerca de 23 mil pessoas em Tiradentes

31 de agosto de 2016

O Festival Cultura e Gastronomia que acontece até o dia 4 de setembro, começou na última sexta-feira, dia 26, apresentando mais de 50 chefs e palestrantes, 47 atrações culturais e muitas outras atividades para o público que visitou a histórica cidade mineira no fim de semana. Cerca de 23 mil pessoas circularam nos três primeiros dias de programação.

Festival Gastronomico (2)

Foto por Divulgação

Os jantares exclusivos ofereceram menus assinados por chefs renomados do país e realizados em conjunto com os anfitriões Rodolfo Mayer e Rafael Pires, respectivamente dos restaurantes Angatu e Pacco & Bacco. Os convidados Carlos Kristensen (RS), Joca Pontes (PE), Paulo Machado (MS) e Fred Trindade (BH) tiveram a oportunidade de homenagear a culinária dos seus estados natais.

Festival Gastronomico (1)

Um dos convidados do Festival é Carlos Kristensen / Foto por Divulgação

Para preservar o patrimônio, a Associação Empresarial de Tiradentes e a Prefeitura de Tiradentes fazem uma parceria com a organização do festival. Promovendo uma campanha incentivando as pessoas a não circularem no centro da pequena cidade de carro, garantindo também um passeio mais tranquilo pelo festival e pelo centro histórico da região. É nele que se concentra a maior parte das atrações abertas, nos largos do Chef e das Forras, onde o público pode acompanhar de perto a elaboração de receitas de diversos pontos do Brasil e também saborear pratos de restaurantes de Tiradentes e Belo Horizonte.

Festival Gastronomico (3)

Foto por Divulgação

No Cozinha Ao Vivo e no Cozinha Terra de Minas, chefs como Rodrigo Zarife, do Ro.ZA Bistrô (Belo Horizonte, MG), Wanderson Medeiros (Picuí, Maceió, AL) e Mário Portella (Juiz de Fora, MG) prepararam deliosas receitas, tais como a paella de frutos do mar, o arroz cremoso de frutos do mar e a costela fogo de chão.

Festival Gastronomico (4)

Foto por Divulgação

Os Espaço Aulas Senac, Pousada Escola Senac, Espaço Interativo Senac e V Fórum Senac Gastronomia e Cultura trouxeram interatividade para o evento através de aulas gratuitas teóricas e práticas. Também, as atividades culturais atraíram o público com os projetos do Sesc Chorinho e Samba da Praça e Sesc Minas ao Luar, que trouxeram músicos e bandas como Túlio Mourão, Senta a Pua, Assanhado Quarteto e Charlie e os Marretas.

Festival Gastronomico (5)

Foto por Divulgação

Além das atrações tradicionais, o festival se espalhou por toda a região através de eventos especiais e tours gastronômicos, como as visitas a produtores de símbolos mineiros como a cachaça, queijos e goiabada; e a Exposição Santos Homens que continuará até o fim do evento exibindo representações dos séculos XVII e XIX de santos e suas trajetórias.

Texto por Agência com edição Caroline de Oliveira

Foto destaque por Divulgação

 

Comentários