logo

Telefone: (11) 3024-9500

Dois novos destinos são reconhecidos como Patrimônio das Baleias | Qual Viagem Logo

Blue Whale Tail Fluke

Dois novos destinos são reconhecidos como Patrimônio das Baleias

23 de fevereiro de 2021

A World Animal Protection (Proteção Animal Mundial) comemora um passo importante para a proteção da vida silvestre: Tenerife-La Gomera, em Tenerife (Espanha), e Dana Point, na Califórnia (Estados Unidos), receberam o título de Whale Heritage Sites (Local de Patrimônio das Baleias) – os primeiros na Europa e nas Américas, respectivamente. Além dessas localidades, existem apenas dois outros patrimônios das baleias no mundo: The Bluff, na África do Sul, e Hervey Bay, na Austrália.

Apoiado pela Proteção Animal Mundial, o Whale Heritage Sites é um modelo de acreditação global desenvolvido pela World Cetacean Alliance. O objetivo da iniciativa é reconhecer destinos que oferecem a observação responsável e sustentável de baleias e golfinhos selvagens. Dessa forma, é possível oferecer à indústria do turismo uma maneira de proteger a vida silvestre marinha e ainda apoiar práticas sustentáveis.

“Esses novos locais do patrimônio das baleias são muito importantes na proteção da vida selvagem, pois apresentam uma alternativa viável e sustentável às atividades de entretenimento com animais. Essa conquista também ajuda os operadores turísticos a oferecer uma experiência inesquecível de observação de baleias na natureza e, ao mesmo tempo, proteger o bem-estar da fauna marinha”, explica João Almeida, gerente de vida silvestre da Proteção Animal Mundial no Brasil.

Para se qualificar para esta acreditação global, os locais devem atender a critérios pré-definidos que reconhecem seu compromisso com a conservação de cetáceos por meio de interações responsáveis com os animais silvestres. Isso inclui: estimular a coexistência respeitosa entre humano e cetáceos; observar os animais; praticar a sustentabilidade ambiental, social e econômica; pesquisar, educar e conscientizar.

Tenerife-La Gomera é, há muito tempo, um local conhecido por oferecer aos visitantes a possibilidade de assistir a baleias e golfinhos em seu habitat natural. A certificação de Whale Heritage Sites reconhece o compromisso da comunidade em respeitar esses animais. Atualmente, existem 28 espécies de cetáceos encontradas nas águas da ilha – a maioria é sazonal, mas entre as espécies que são residentes locais estão as baleias-piloto de barbatana curta, cachalotes e golfinhos nariz-de-garrafa.

Já Dana Point é chamada de “Capital Mundial da Observação de Golfinhos e Baleias” (em inglês, Whale Watching Capital of the World®) e é um dos melhores lugares para observar a magnífica baleia-azul. A região também conta com uma grande variedade de baleias o ano todo e é o local com mais golfinhos por quilômetro quadrado em todo o mundo.

Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / roclwyr

Comentários