logo

Telefone: (11) 3024-9500

Descubra as praias inesquecíveis do Piauí | Qual Viagem Logo

Foto por Aureliano Muller

Descubra as praias inesquecíveis do Piauí

12 de dezembro de 2016

O litoral do Piauí é o menor de toda a costa brasileira, com apenas 66 quilômetros de extensão. Mas isso não significa que não reserve belos exemplares de pequenos paraísos. Suas praias têm todas aquelas belezas naturais típicas da região que englobam dunas, areias fofas e branquinhas e águas límpidas e claras com um destaque imperdível: o delta do rio Parnaíba.

FOTO: AURELIANO MÜLLER

FOTO: AURELIANO MÜLLER

Barra Grande – Cajueiro da Praia 

Situada no município de Cajueiro da Praia, a praia de Barra Grande é uma das mais lindas e rústicas do estado. O antigo vilarejo de pescadores tem seu charme próprio que combina em harmonia a rusticidade e o requinte. Suas pousadas e restaurantes são atrações à parte que agradam aos visitantes mais exigentes. Os bons serviços estão presentes em todos os lugares, mas o que move a economia local são os fortes e constantes ventos que tornaram Barra Grande um dos melhores lugares do mundo para a prática do kitesurf.

Velejadores de várias nacionalidades encontram em ali as condições necessárias para a prática do esporte. É constante o vilarejo receber alguns dos melhores kitesurfistas do planeta. O clima é bom, constante e os ventos sopram o ano inteiro nesse belo e preservado destino do litoral nordestino.

As belezas naturais e a tranquilidade fazem de Barra Grande um destino romântico, com suas ruas de areia, bares e restaurantes descolados. Um roteiro imperdível é fazer a trilha do cavalo-marinho. O passeio é realizado de canoa pelo rio Camurupim e pelos mangues da região até a Ilha do Cavalo-Marinho – onde a espécie é encontrada em abundância. Além do esporte mais praticado, charme rústico e mar de azul turquesa indescritível, Barra Grande também possui gastronomia de dar água na boca com o cardápio variado e simples. Com boa culinária, as refeições ficam mais animadas, divertidas e até saborosas, com clima agradável e música ao vivo nos restaurantes e bares.

Praia do Atalaia – Luís Correia 

Considerada a mais movimentada do litoral piauiense, Atalaia está a 12 quilômetros de Parnaíba, no município de Luís Correia, e conta com boa estrutura para os turistas, com estacionamento e grande número de bares e restaurantes distribuídos na orla recém-reformada.

Bastante visitada pelos moradores locais, fica agitada durante a temporada de férias. Suas águas mornas e claras são disputadas principalmente pelas famílias com crianças.

Além disso, um dos destaques da praia é o projeto Piauí Praia Acessível, que possibilita o acesso de pessoas com deficiência ao mar.

A cidade de Luís Correia conta com uma boa rede de hotéis e pousadas, além de diversos restaurantes com cardápios a base de frutos do mar e caranguejo, que são os grandes atrativos para os visitantes.

FOTO: SEBRAE / DIVULGAÇÃO

FOTO: SEBRAE / DIVULGAÇÃO

Praia do Coqueiro – Luís Correia

Essa é a praia das casas de veraneio no Piauí. Um dos destinos do litoral preferidos dos turistas, a Praia do Coqueiro, também em Luís Correia, é repleta de bares e restaurantes que atendem os visitantes que buscam bons serviços e agito na medida certa.

Suas águas são calmas e formam, na maré baixa, piscinas naturais perfeitas pra um mergulho. Muitos kitesurfistas utilizam a praia para praticar seu esporte.

A praia também é um dos locais onde são realizados eventos e festas na alta temporada, sendo procurada principalmente por jovens e famílias. Sua paisagem, formada por areia dourada, mar levemente agitado e águas transparentes compõe o cenário perfeito para uma tarde de sol e relax.

COMO CHEGAR

Existem duas maneiras de se chegar até lá. Partindo de São Paulo, o acesso mais fácil é via Teresina. LATAM, Gol e Azul fazem a rota partindo de Guarulhos. De lá, são 4 horas e meia em estrada até chegar ao litoral do estado. A outra opção é ir direto a Parnaíba. Durante a temporada, a Azul opera voos até a cidade. Não há muitos voos, porém, essa opção é bem mais próxima de Luís Correia e Cajueiro da Praia.

ONDE FICAR 

Barra Grande 

Pousada BGK

Terra Patris Atellier e Pousada

Atalaia

 Hotel Portal dos Ventos

Casa de Santo Antônio

Coqueiro 

Hotel Amaro

Rio Poty Hotel

INFORMAÇÕES TURÍSTICAS

piaui.pi.gov.br

Texto por: Eliria Buso

Confira a matéria completa sobre as “Praias inesquecíveis do Nordeste” na edição de dezembro/16 da Qual Viagem. Acesse aqui a edição digital.

Foto destaque por Aureliano Muller

Comentários