logo

Telefone: (11) 3024-9500

Delta tem praias virgens, manguezais e natureza intocada Logo

delta do parnaiba barragem gb

Delta tem praias virgens, manguezais e natureza intocada

2 de dezembro de 2015

O Delta do Parnaíba é rasgado por rios e igarapés que formam mais de 80 ilhas, onde se encontram duas gigantescas florestas de mangues e uma fauna riquíssima – com destaque para macacos, camaleões, e o pássaro Guará que é o símbolo da região. As praias de Luís Correia, juntamente com a praia de Barra Grande, em Cajueiro da Praia, são as mais belas do litoral piauiense.

delta do parnaiba casinha gb

Foto: GB https://www.flickr.com/photos/[email protected]/

O Rio Parnaíba, em sua trajetória até o Oceano Atlântico, atravessa quase 1.500 km e banha 47 cidades formando uma obra espetacular: o único delta em mar aberto da Américas. O visitante se depara com um labirinto de igarapés e canais. Uma infinidade de praias virgens, manguezais, dunas e lagoas de água doce que ostentam uma natureza exuberante. Merece destaque o entardecer que colore de vermelho o céu do Delta.

delta do parnaiba barcos gb flickr

Foto: GB https://www.flickr.com/photos/[email protected]/

Quem visita a região, normalmente, começa seu tour pelo porto dos Tatus, onde lanchas e barcos partem diariamente levando turistas para experiências incríveis em meio às belezas de Delta do Parnaíba. As lanchas têm capacidade para até cinco pessoas e percorrem as principais áreas do Delta, passando por manguezais, dunas de areia e paisagens indescritíveis.

delta do parnaiba dunas

Foto: GB https://www.flickr.com/photos/[email protected]/

Não podemos deixar de falar das praias, que são um dos atrativos mais famosos da região. A Praia do Coqueiro, em Luís Correia, é uma das mais conhecidas e oferece um ambiente tranquilo e relax. Antiga vila de pescadores, a praia é, hoje, um dos points mais badalados do Piauí e conta com infraestrutura completa para atender os visitantes e, para os amantes de esportes aquáticos, os ventos por lá são bastante favoráveis para a prática de kitesurf. Quando a maré está baixa, a Praia do Coqueiro ganha um atrativo a mais; as piscinas naturais formadas pelos corais, um lugar ideal para visitar com a família e fazer mergulhos.

delta do parnaiba rio novo otávio nogueira flickr

Foto: Otávio Nogueira via flickr

Outro lugar imperdível no Delta é a Lagoa do Portinho. Cercada por dunas que se movimentam com a ação do vento, o local é o ideal para o lazer e a prática esportiva. Passeios de barco, caminhada pelas dunas e muito forró aos finais de semana complementam o leque de opções para a diversão do visitante.

Como chegar:

O acesso ao Delta do Parnaíba pode ser feito por via terrestre, marítima ou aérea. As melhores cidades que servem como porta de entrada para a região são: Parnaíba, Teresina e Fortaleza. A partir delas, é possível chegar até o Delta de carro ou ônibus.

delta do parnaiba sombra gb flickr

Foto: GB https://www.flickr.com/photos/[email protected]/

Onde ficar:

Casa de Charme Santo Antônio – mvchoteisdecharme.com.br/casa-de-santo-antonio

Hotel Delta Park – deltaparkhotel.com.br

Nautillus Hotel – nautillus.com.br

Texto por: Andressa Volpini

Foto destaque via https://www.flickr.com/photos/[email protected]/

Comentários