logo

Telefone: (11) 3024-9500

Conheça o Canyon Itaimbezinho e suas belezas | Qual Viagem Logo

canyon-itaimbezinho-e-indios-coroados

Conheça o Canyon Itaimbezinho e suas belezas

25 de julho de 2017

Sabe aqueles lugares que você fica babando quando vê uma foto e fica sonhando em conhecer? O Canyon Itaimbezinho e Índios Coroados no Parque Nacional Aparados da Serra são dois desses lugares.

Tivemos o imenso prazer de conhecer esses lugares graças ao convite feito pela Pousada Morada dos Canyons (veja aqui o review da pousada) e pela agencia de aventura Canyons e Peraus que nos levou até os canyons!

O Canyon Itaimbezinho é o atrativo natural mais visitado da região e não é a toa, pois sua extensão de 5,8km e seus mais de 720 metros de profundidade deixam qualquer viajante de boca aberta, tamanha a beleza deste lugar!

LOCALIZAÇÃO

Localizado entre as cidades de Cambará do Sul e Praia Grande no Parque Nacional dos Aparados da Serra na divisa entre os estados de Santa Catarina e o Rio Grande do Sul, o acesso até o parque é feito através da SC 290 ou pela RS 427.

 

Mapa de localização – Clique para ampliar

Nosso ponto de partida para ir até os Canyons foi a Pousada Morada dos Canyons, que esta localizada a 10 quilômetros do centro da cidade de Praia Grande, na SC 290, km 28 em meio a Serra do Faxinal.

Parada na Serra do Faxinal

A estrada para chegar até a pousada é de chão batido contendo muitas curvas, então tenha atenção redobrada, certo? Mas no geral o percurso é bem tranquilo, seja até a pousada ou até o Canyon Itaimbezinho que esta a 18km a frente seguindo sempre pela mesma rua.

Mapa de localização – Clique para ampliar

Já na subida da serra nos deparamos com cenários de tirar o fôlego e não pensamos duas vezes em parar e apreciar um pouco os canyons e a primeira vista foi do Canyon Malacara outra atração da região.

Canyon Malacara



O CANYON ITAIMBEZINHO E ÍNDIOS COROADOS

Itaimbezinho é um nome de origem Tupi Guarani que significa: ita = pedra e Ai Be = Afiada. O Canyon Itaimbezinho é um dos maiores e mais bonitos do Brasil e segundo estudiosos os canyons existem a mais de 130 milhões de anos.

A Caminho dos Canyons

Ao contrario do Canyon Fortaleza e o Índios Coroados (já falamos sobre ele), o Itaimbezinho disponibiliza de uma estrutura completa para seus visitantes, o que o torna o mais atrativo em termos de acessibilidade!

Centro de visitantes

Chegamos próximo as 11 horas com a Canyon e Peraus e por esse motivo não foi necessário pagar estacionamento, mas segundo informações o custo é de 5,00  reais por carro, já o ingresso havia ouvido falar que seria 6,00 reais por pessoas, mas a verdade é que o parque esta meio que ‘abandonado’ pelo estados sendo cuidado por voluntários e o que estavam cobrando era apenas uma colaboração no valor que cada pessoa desejasse com o intuito de manter o parque aberto

O parque conta com três trilhas:

Trilha do Vértice: que inicia no centro de visitantes do Parque Nacional dos Amparados da Serra e em menos de uma hora de caminhada é possível alcançar a borda do canyon Itaimbezinho, chegando até a queda da cascata Andorinhas, sendo possível avistar a cachoeira Véu de Noiva.

Trilha do cotovelo: é uma trilha leve com aproximadamente 6,3 quilômetros. A mesma leva até um mirante que proporciona uma visão geral do canyon. Mas atente-se pois o último horário de saída para trilha é as 15:00 horas.

Trilha do Rio do Boi: parte da cidade de Praia Grande. Há diversas travessias pelo rio do Boi dependendo muito do nível do rio e ao longo da trilha é possível tomar banhos em piscinas naturais de águas geladas. A trilha é longa e cansativa, sendo 8 quilômetros ida e volta, podendo durar até 7 horas. É a única trilha que permite acesso no interior do canyon. A trilha do Rio do Boi deve ser feita apenas com guias experientes pois o terreno é perigoso e um tanto selvagem.

Conforme nosso cronograma, condições e tempo nós fizemos apenas a trilha do vértice, mais em virtude de que estávamos com nosso bebe de apenas 4 meses. Essa inclusive era uma duvida que tínhamos, ou seja, se seria possível fazer alguma trilha com o pequeno, e no final foi tudo bem tranquilo.

Vista aérea da trilha do Vértice

Antes ainda paramos no centro de visitantes para ir ao banheiro e conhecer um pouco o pequeno hall onde possui algumas informações sobre os canyons e sobre a região!

Saindo do centro de visitantes, em poucos metros você chega ao primeiro mirante com vista para a Cachoeira das Andorinhas e mais adiante após outra breve caminhada o outro mirante já da uma visão melhor dos canyons. (grande parte dessa trilha possui calçada e você caminha por de baixo das arvores)

Vista do primeiro mirante

Vista do segundo mirante

Vista da Cachoeira das Andorinhas

O percurso é feito pela borda do canyon, contornando ele até a outra margem chegando ao ponto em que ficamos de frente para a Cachoeira das Andorinhas de lá também é possível avistar a Cachoeira véu de Noiva.

Ao fundo um pequeno filete da Cachoeira Véu de Noiva

Itaimbezinho

Canyon Itaimbezinho

Cachoeira maravilhosa

Mais um ponto de parada

O tempo acabou fechando e uma breve garoa começou a cair, mas nós estávamos preparados para ambas as ocasiões (sol forte ou chuva), pois tínhamos uma sombrinha e se você for com bebezinho acho bem valido levar porque é muito útil. (utilizamos a sombrinha no Canyon Fortaleza também porque o sol estava muito forte)

Cuidando para não molhar o bebe.

A visita ao CANYON ÍNDIOS COROADOS é mais breve e o acesso é através de uma propriedade particular (confesso que se não fosse pela agencia Canyons e Peraus nós não teríamos conhecido pelo simples fato de não saber a respeito.

O acesso ao Canyon é pela antiga guarita de fiscalização da vigilância sanitária no inicio do parque Aparados da Serra.

Antigo posto da fiscalização sanitária

Após passar pela cerca da propriedade, caminhamos por cerca de 5 minutos até chegar a borda do canyon que possui apenas 1,5 km de extensão e uma profundidade de 700 metros, mas o que impressiona é a belíssima cachoeira com 2 fios d’água que completam o cenário.

Grupo a caminho da borda do canyon

Foto de família

Canyon Índios Coroados

Canyon Índios Coroados

Em dias com céu limpo é possível avistar o litoral.

OUTRAS INFORMAÇÕES

 O parque abre de terça a domingo, das 08hs até as 17hs

  • É proibido levar animais de estimação
  • É proibido acampar
  • O melhor horário para visitação é entre 10hs e 14hrs (horário em que a probabilidade de nevoeiros é menor, possibilitando uma melhor visão dos canyons)

 



ORGANIZE SUA VIAGEM

Organizando sua viagem através de nossas parcerias abaixo, você garante as melhores condições e nos ajuda a manter o blog.


 

Elisandro Dias e Juliane Maia

Elisandro é empresário, blogueiro de viagens e graduado em administração de empresas. Juliane é fotografa, blogueira de viagens e graduada em marketing.
Recentemente o casal trouxe ao mundo um lindo bebe que em breve terá o prazer de conhecer esse mundão!
A 8 anos atrás após sair do Brasil para estudar inglês na Europa, eles ficaram 2 anos em terras irlandesas e de lá para cá já passaram por 45 países colecionando muitas memórias das quais compartilham no blog Passeando a Limpo e em suas redes sociais, afim de incentivar e ajudar outras pessoas a viajar mais e melhor.

Instagram: @passeando_a_limpo
www.passeandoalimpo.com.br
Elisandro Dias e Juliane Maia

Últimos posts por Elisandro Dias e Juliane Maia (exibir todos)

Comentários