logo

Telefone: (11) 3024-9500

Conheça a região da Basilicata, na Itália | Qual Viagem Logo

Ancient town of Matera (Sassi di Matera), European Capital of Culture 2019, in beautiful golden morning light, Basilicata, southern Italy.

Conheça a região da Basilicata, na Itália

19 de abril de 2018

A região da Basilicata, ao sul da Itália, é pouco povoada e um tanto desconhecida para muitos, mas é lá que está suas duas províncias magnificas: a de Matera e de Potenza.

A capital da Basilicata é Potenza, que fica situada mais ao noroeste da região. Devido aos terremotos naquela parte da Itália, a cidade de Potenza ficou severamente destruída e acabou perdendo parte de seu centro histórico, mas hoje ainda é possível encontrar parte do que foi preservado.

Foto via iStock/ onairda

Foto via iStock/ onairda

Potenza, apesar de ser pequena, possui muitos atrativos para conhecer, como a Catedral de Acerenza, uma igreja católica construída no estilo romano e uma das mais notáveis da região. Foi homenageada como a Igreja de Virgem Maria de Assunção e de São Câncio, padroeiro local.

Foto via iStock/ milla1974

Foto via iStock/ milla1974

O principal point turístico, no entanto, é Matera. Conhecida por ser um local tombado pela Unesco como Patrimônio da Humanidade, a cidade abriga um dos mais incríveis conjuntos arquitetônicos do país, os sassi, casas que foram escavadas nas rochas de tufo calcário.

Foto via iStock/ ermess

Foto via iStock/ ermess

Hoje os sassi já não são mais habitáveis, mas fazem parte de uma obra de requalificação e de imensurável valor cultural para a cidade.

Matera foi cenário de muitos filmes, assim como outras cidades italianas, mas foi lá que Mel Gibson filmou e retratou “A Paixão de Cristo”, um dos filmes bíblicos mais impactantes da história cinematográfica.

Foto via iStock/ Rui Maio

Foto via iStock/ Rui Maio

E falando em Cristo, a cidade tem algo em comum com o Brasil. Matera também tem um Cristo Redentor. A estátua fica localizada no Monte de San Biagio e foi construída alguns anos depois da que tem no Rio de Janeiro, além de ter mais de 10 metros a menos. Foi encomendada pelo Conde Stefano Rivetti de Valcervo e esculpida pelo artista florentino Bruno Innocenti.

Foto via iStock/ lucamato

Foto via iStock/ lucamato

Matera foi denominada Capital Europeia da Cultura para o ano de 2019, por explorar o Patrimônio histórico e arquitetônico urbano, juntamente com Plovdiv, na Bulgária.

Texto por: Carolina Berlato

Imagem Destacada via iStock/ bluejayphoto

Comentários