logo

Telefone: (11) 3024-9500

Conheça a encantadora Sibiu, na Romênia | Qual Viagem Logo

Sibiu Romania aerial view at sunset

Conheça a encantadora Sibiu, na Romênia

28 de janeiro de 2019

Localizada no sul da Transilvânia, a cidade de Sibiu fez parte das sete cidades muradas que foram povoadas pelos saxões – alemães que colonizaram a região – sendo a maior e mais rica entre todas.

Hoje, Sibiu abriga diversos monumentos preciosos graças aos impostos que eram pagos as guildas. É na Cidade Alta que está a maior concentração de edifícios históricos, sendo o principal ponto a Piata Mare, praça que integra o centro comercial e cultural desde o século XV.

É a partir dali que se encontra diversos restaurantes, lojas, e claro, as atrações turísticas. O Museu Nacional de Brukenthal foi edificado no século XV e alojado no Palácio de Samuel von Brukenthal, que foi governador da Transilvânia e barão do Sacro Império Romano-Germânico. O local abriga diversas obras de artes de escolas holandesas, italianas, alemãs, austríacas e romenas, além da coleção pessoal de Brukenthal.

Saindo da Piata Mare e indo em direção a Piata Albert Huet, o visitante irá se deparar com a parte mais alemã da cidade. Os edifícios possuem o estilo gótico que é uma das marcas de muitos monumentos da Alemanha, e é onde se encontra a Igreja Evangélica, um dos cartões postais de Sibiu.

Foto via iStock por emicristea

Foto via iStock por emicristea

No final da Piata Huet está a famosa Ponte da Mentiras, que segundo as lendas, era o local de sacrifício de pessoas mentirosas. Acredita-se também que cada mentira contada em cima da ponte a destrói um pouco, se a mentira foi muito grande, a ponte irá desabar.

Não muito longe está a Catedral da Santíssima Trindade, uma igreja ortodoxa que teve sua construção inspirada no estilo bizantino e teve a Catedral de Sofia, em Istambul, como principal referência. Seu interior é de tirar o fôlego de tão linda. Existem diversas obras e muitas contam com elementos típicos romenos. A entrada é gratuita.

Foto via iStock por frentusha

Foto via iStock por frentusha

Em 2007, Sibiu foi eleita a Capital Europeia da Cultura e desde então tem desenvolvido suas atrações turísticas para atender melhor seus visitantes, além de focar em apresentar sua cultura para o mundo. Esse ano, a cidade foi indicada para ser a Região Europeia da Gastronomia.

A culinária típica de Sibiu é uma mistura de diversas culturas. São sabores romenos, saxões, húngaros, gregos, turcos e judaicos se unem em uma surpreendente e deliciosa combinação. Entre receitas tradicionais da vovó, alimentos orgânicos que são cultivados localmente e as últimas tendências da culinária mundial se fundem para impressionar.

Não deixe de experimentar o fasole, uma sopa de feijão com carne servida dentro do pão, há também o burtã, a versão do fasole feita com tripas. O sarmale é outra iguaria indispensável, a carne vem enrolada em folhas de repolho e é servida junto com polenta. O papanaşi é sem dúvidas a sobremesa mais tradicional da Romênia, o bolinho frito é feito de queijo cottage e acompanhado de sour cream e geleia.

Texto por Carolina Berlato

Imagem Destacada via iStock por CalinStan

Comentários