logo

Telefone: (11) 3024-9500

Cinco vinícolas para conhecer na Região dos Imigrantes, no ES | Qual Viagem Logo

img_8136

Cinco vinícolas para conhecer na Região dos Imigrantes, no ES

30 de agosto de 2017

Uma das bebidas mais antigas do mundo combina com todas as ocasiões e em quase todas as refeições. O estado capixaba é impressionante no que diz respeito às belas paisagens, povo simpático e diversas atrações turísticas. Além das diversas opções gastronômicas que encontramos dentro e fora da capital, podemos contar com ótimas vinícolas na região das montanhas, e o adorável clima para contribuir e completar a degustação. Santa Teresa abriga cerca de 10 vinícolas e produz 80 mil litros da bebida por ano. Confira 5 ótimas opções de enoturismo na cidade:

Cantina Mattiello

Foto por Caroline de Oliveira

Foto por Caroline de Oliveira

A Cantina foi inaugurada em 1996 no município de Santa Teresa, e desde muito antes de sua inauguração, vem produzindo seus próprios vinhos, licores, café torrado, sucos e geleias. O lugar faz tour para os visitantes conhecerem a fábrica onde produz a bebida, degustação e apresenta uma adega – a ideia é que seus visitantes e consumidores comprem o vinho e deixem abastecidos em uma sala, onde são separados por nomes e prateleiras. Durante a sua visita, Eliton, um dos responsáveis pela preservação da histórica cantina, mostra a vida e trajetória de como sua família chegaram a Santa Teresa, ensina alguns truques de como identificar a pureza de um vinho e até dicas de ótimos aperitivos que fazem a combinação.

Vinícola Tabocas

Foto por Tatiana Negris

Foto por Tatiana Negris

Reconhecida pela produção e qualidade de seus vinhos, a vinícola está localizada em um lugar “sagrado” e bem diferente no Espírito Santo. Entre eucaliptos e cafés, o Vale do Tabocas abriga um vinhedo das uvas de Cabernet Sauvignon em uma área de 0,6 hectares. A vinícola é aberta à visitação, porém tem que ser agendado antes. O guia e criador do vinhedo, Vinicius Corbellini conta tudo sobre a produção, o vinhedo, crescimento e como começou. Um ótimo bate papo enquanto saboreamos a bebida.

Ristorante Romanha

Foto por Caroline de Oliveira

Foto por Caroline de Oliveira

Tradição, acolhimento e sabor são algumas palavras que definem o restaurante situado na Rota Caravaggio. Além da comida italiana, o Ristorante também produz seu próprio vinho e cerveja artesanal. Durante a refeição, o hóspede pode provar de ambos, ou, se acharem melhor, ou estiverem com pressa, comprar no empório que conta com uma variedade de massas, embutidos e bebidas, todos caseiros.

Casa do Espumante

Foto por Tatiana Negris

Foto por Tatiana Negris

O lugar foi fundada em 2004, pela família Sperandio, que é pioneira na produção de espumantes feitos com jabuticaba. Os espumantes possuem textura cremosa e são aromatizantes. Essa é uma das paradas obrigatórias de quem visita Santa Teresa. Sua visita também é resultado de tour, conhecimento e degustação.

Pousada São Lourenço

Foto por Caroline de Oliveira

Foto por Caroline de Oliveira

Além dos barris de vinho denominados de barris-suíte, a pousada consegue ser tão atraente, que até quem não consegue hospedagem acaba passando no local para conhecer e tirar muitas fotos com os barris trazidos de Caxias, Rio Grande do Sul. Mas, essa não é a única novidade. Recentemente a pousada começou a produzir seus próprios vinhos, e em um chalé muito charmoso, fez sua própria adega, onde hóspedes e visitantes podem relaxar e enquanto bebem.

Texto por: Caroline de Oliveira, que viajou a convite da Secretaria de Turismo do Estado.

Foto destaque por Caroline de Oliveira

Comentários