logo

Telefone: (11) 3024-9500

Cinco cidades brasileiras para conhecer antes que a primavera acabe | Qual Viagem Logo

Foto por Istock/ Alfribeiro

Cinco cidades brasileiras para conhecer antes que a primavera acabe

16 de outubro de 2019

O Brasil fica extremamente colorido na estação da primavera, com uma explosão de espectro de cores das mais variadas espécies de flores. Até o dia 21 de dezembro, há muito para se aproveitar — e se impressionar. Alguns municípios ganharam a fama de cidade das flores pela expressividade do mercado nessas regiões e também pela quantidade de plantas que florescem nesta época do ano. Abaixo, confira cinco cidades para conhecer na primavera brasileira:

1. Joinville (SC)

Foto via iStock por Hardt_E

Foto via iStock por Hardt_E

Aqui, a tradição remonta há oito décadas, com a Festa das Flores, evento tradicional que recebe anualmente,  em todo mês de novembro, turistas nacionais e internacionais. Qualquer floricultura de Joinville se beneficia desta época do ano, já que o evento conta com milhares de orquídeas, flores e plantas ornamentais, movimentando o mercado floricultor da região. Neste ano, o evento ocorrerá de 12 a 17 de novembro, com o tema “Natureza e Qualidade de Vida”, e vai levar o público a uma experiência repleta de cores, formas, beleza e bem-estar.

2. Curitiba (PR)

Foto por Istock/ Ziviani

Foto por Istock/ Ziviani

É em Curitiba que fica um dos principais jardins botânicos do país. Inaugurado em 1991, abriga uma grande diversidade de flores para os aficionados pela primavera e por botânica. Há vários espaços, incluindo uma estufa metálica, com espécies consideradas referências nacionais, além de uma fonte d’água. Outra atração muito requisitada é o jardim das sensações, no qual o turista pode percorrer uma trilha de 200 metros de extensão com os olhos vendados. De acordo com dados extraoficiais, a cidade é uma das capitais que mais consomem flores no Brasil.

3. Brumadinho (MG)

Foto via iStock por diegograndi

Foto via iStock por diegograndi

Brumadinho fica a 58,5 km de Belo Horizonte e abriga o Instituto Inhotim, o maior museu a céu aberto da América Latina. As instalações e obras de arte estão integradas por jardins projetados pelo famoso paisagista Burle Marx e se revelam como um dos principais destinos do estado para quem gosta da época florida da primavera. Infelizmente, o instituto está ameaçado por causa das quedas na receita e a tragédia do rompimento de barragem da Vale do Rio Doce. Entre janeiro e agosto de 2019, o total de visitantes foi de 174.938 — o fluxo anual considerado normal é de 350 mil visitantes.

4. Holambra (SP)

Foto via iStock por paulobaqueta

Foto via iStock por paulobaqueta

A pequena cidade de Holambra, no interior de São Paulo, não poderia ficar de fora dessa lista — o município é considerado o maior polo produtor de flores do Brasil, respondendo por 60% de toda a produção do país. Com influência dos holandeses, a região ainda guarda as principais tradições da cultura de sua colonizadora.

5. São Benedito (CE)

Foto por Wikimedia/ Arley Rodrigues

Foto por Wikimedia/ Arley Rodrigues

Apesar de ser famosa pelas cachoeiras, a pacata cidade de São Benedito, no interior do Ceará, é apelidada de “cidade das flores”. Hoje, segundo dados extraoficiais, o município se posiciona como um dos maiores produtores de flores do Brasil, o que o torna um ótimo destino para quem gosta da primavera. Segundo a Associação de Produtores de Flores do Ceará, o estado é o segundo maior exportador de flores do Brasil, ficando atrás apenas de São Paulo.

Texto por: Agência com edição

Foto por Istock/ Alfribeiro

Comentários