logo

Telefone: (11) 3024-9500

Chiloé: palafitas, colinas e igrejas no Chile | Qual Viagem Logo

Traditional stilts houses known as palafitos in Castro, Chiloe island, Chile

Chiloé: palafitas, colinas e igrejas no Chile

16 de novembro de 2016

Destino de grandes tradições no Chile, com um povo simples e muito amigável, Chiloé é um arquipélago ao norte da Patagônia, não muito afastado do continente. Não espere praias paradisíacas, mas sim colinas verdes praticamente intocadas, igrejas, história e casas coloridas construídas sobre palafitas – essas são inclusive um dos maiores símbolos do local.

in a landscape

Foto por iStock / mikelmunozbilbao

Formado por um conjunto de pequenas ilhas e uma maior (a Ilha Grande de Chiloé), Chiloé é um destino de personalidade, com uma gastronomia típica – baseada em frutos do mar como mariscos e mexilhões –, um rico artesanato, lendas antigas e uma arquitetura singular. Além das casas sobre palafitas à beira-mar na cidade de Castro, Chiloé também abriga dezenas de igrejas em madeira colorida, sendo que 16 delas são consideradas Patrimônios Mundiais da Humanidade pela UNESCO.

Bright yellow and purple painted facade of the historic Iglesia San Francisco in Castro, capital of the island of Chiloe in Chile

Foto por iStock / flocu

As igrejas de Chiloé foram construídas no século XVII pelos jesuítas e são um marco arquitetônico na América Latina, já que são uma mistura do estilo europeu com a cultura indígena local. Para conhecer as 16 principais, percorra a “Ruta de las Iglesias de Chiloé” na costa oriental da Ilha Grande e em ilhas como Lemuy e Quinchao.

Traditional stilts houses known as palafitos in Castro, Chiloe island, Chile

Foto por iStock / tifonimages

Em Castro, capital da província de Chiloé, admire as palafitas, visite a Igreja San Francisco e o museu de arte contemporânea e explore a cidade, com seus restaurantes e lojinhas de artesanato. Outras cidades que valem a visita incluem Dalcahue, Ancud, com o Museu Regional e o Forte San Antonio, e Quellón, ao sul, de onde partem passeios de barco para observar as aves e a vida marinha.

Amazing view of windswept sky over Chiloe National Park

Foto por iStock / MisoKnitl

Já Puñihuil, que fica no noroeste da Ilha Grande, é o único lugar do mundo todo onde é possível encontrar os pinguins de Humboldt e os de Magalhães. Parte do território de Chiloé é dominada pelo Parque Nacional de mesmo nome, com montanhas cobertas por verdes bosques, rios e lagos, além das praias da costa oeste. Para visitar esse destino único, opte pelos meses de verão, quando chove menos em Chiloé.

Como chegar

Entre São Paulo e Santiago, há voos diretos pela Latam e pela Gol. Da capital chilena, é possível pegar um voo até Castro. Outra opção é chegar a Chiloé de carro a partir de Puerto Varas ou Puerto Montt. Atravesse o pequeno canal entre o continente e o norte da Ilha Grande de balsa.

Onde ficar

Centro de Ocio Hotel

Tierra Chiloé

Hotel Parque Quilquico

Mais informações em: chile.travel/pt-br

Texto por: Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / tifonimages

Comentários