Ícone do site Qual Viagem

Chiloé: palafitas, colinas e igrejas no Chile

Traditional stilts houses known as palafitos in Castro, Chiloe island, Chile

Destino de grandes tradições no Chile, com um povo simples e muito amigável, Chiloé é um arquipélago ao norte da Patagônia, não muito afastado do continente. Não espere praias paradisíacas, mas sim colinas verdes praticamente intocadas, igrejas, história e casas coloridas construídas sobre palafitas – essas são inclusive um dos maiores símbolos do local.

Foto por iStock / mikelmunozbilbao

Formado por um conjunto de pequenas ilhas e uma maior (a Ilha Grande de Chiloé), Chiloé é um destino de personalidade, com uma gastronomia típica – baseada em frutos do mar como mariscos e mexilhões –, um rico artesanato, lendas antigas e uma arquitetura singular. Além das casas sobre palafitas à beira-mar na cidade de Castro, Chiloé também abriga dezenas de igrejas em madeira colorida, sendo que 16 delas são consideradas Patrimônios Mundiais da Humanidade pela UNESCO.

Foto por iStock / flocu

As igrejas de Chiloé foram construídas no século XVII pelos jesuítas e são um marco arquitetônico na América Latina, já que são uma mistura do estilo europeu com a cultura indígena local. Para conhecer as 16 principais, percorra a “Ruta de las Iglesias de Chiloé” na costa oriental da Ilha Grande e em ilhas como Lemuy e Quinchao.

Foto por iStock / tifonimages

Em Castro, capital da província de Chiloé, admire as palafitas, visite a Igreja San Francisco e o museu de arte contemporânea e explore a cidade, com seus restaurantes e lojinhas de artesanato. Outras cidades que valem a visita incluem Dalcahue, Ancud, com o Museu Regional e o Forte San Antonio, e Quellón, ao sul, de onde partem passeios de barco para observar as aves e a vida marinha.

Foto por iStock / MisoKnitl

Já Puñihuil, que fica no noroeste da Ilha Grande, é o único lugar do mundo todo onde é possível encontrar os pinguins de Humboldt e os de Magalhães. Parte do território de Chiloé é dominada pelo Parque Nacional de mesmo nome, com montanhas cobertas por verdes bosques, rios e lagos, além das praias da costa oeste. Para visitar esse destino único, opte pelos meses de verão, quando chove menos em Chiloé.

Como chegar

Entre São Paulo e Santiago, há voos diretos pela Latam e pela Gol. Da capital chilena, é possível pegar um voo até Castro. Outra opção é chegar a Chiloé de carro a partir de Puerto Varas ou Puerto Montt. Atravesse o pequeno canal entre o continente e o norte da Ilha Grande de balsa.

Onde ficar

Centro de Ocio Hotel

Tierra Chiloé

Hotel Parque Quilquico

Mais informações em: chile.travel/pt-br

Texto por: Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / tifonimages

Comentários

Sair da versão mobile