logo

Telefone: (11) 3024-9500

Chapada Imperial: conheça a reserva ecológica em um bate e volta de Brasília | Qual Viagem Logo

24_02_17chapada_imperial-divulgacao

Chapada Imperial: conheça a reserva ecológica em um bate e volta de Brasília

28 de fevereiro de 2020

Distante apenas 50 quilômetros da capital federal, a Chapada Imperial, situada na Área de Proteção Ambiental da Cafuringa, em Brazlândia, é um santuário ecológico repleto de cachoeiras e trilhas. Dentro de uma propriedade particular de mais de 4800 hectares, o espaço oferece contato com a natureza na medida para quem está visitando Brasília e quer dar uma escapada de um dia.

No ponto mais alto do Distrito Federal, a 1342 metros de altitude, a Chapada Imperial tem rica diversidade de cerrados, o que resulta em uma fauna também abundante, inclusive de animais com risco de extinção, como onças, lobos-guarás, tamanduás, tatu-canastra e urubu-rei.

Foto por Divulgação/ Chapada Imperial

Foto por Divulgação/ Chapada Imperial

A reserva ecológica oferece três tipos de trilhas para seus visitantes: Curta, Média e Longa. A primeira, com apenas um quilômetro de extensão, é indicada para famílias com crianças e passa por quatro poços, três cachoeiras e dois mirantes. Já a segunda, com dificuldade moderada, percorre três quilômetros em um percurso que inclui 15 cachoeiras – com paradas para piquenique e banhos. Por fim, a caminhada Longa tem 4 quilômetros de extensão e visita todas as 30 cachoeiras do lugar, incluindo a da Rainha, do Quati e da Garganta. Tanto a trilha Média quanto a Longa têm retorno feito com veículo interno.

Como parte do projeto de preservação do ambiente, todas as trilhas e atividades feitas na Chapada Imperial são guiadas. Com isso, além de conferir a natureza dos arredores, os visitantes ganham uma aula de educação ambiental, já que os guias explicam sobre fauna e flora locais.

Foto por Cris Marques via raizesdomundo.com

Foto por Cris Marques via raizesdomundo.com

A estrutura da reserva inclui, ainda: centro de visitantes, arvorismo, parque infantil, tirolesa, loja com produtos locais e artesanato, cozinha e banheiros. Além disso, há uma área de acampamento com espaço seguro e reservado para barracas e motorhome.

Como chegar

De São Paulo a Brasília, há diversas opções de voos diários que fazem o percurso em cerca de uma hora. As principais companhias oferecem promoções de passagem aérea durante o ano inteiro.

A Chapada Imperial está a cerca de 50 quilômetros da capital federal e tem fácil acesso de carro via lago Oeste ou Estrutural.

Para aproveitar toda a estrutura de ecoturismo do lugar, a dica é se hospedar em um dos muitos hotéis em Brasília e, de lá, sair bem cedo em um roteiro bate e volta.

O passeio à Chapada Imperial deve ser reservado com antecedência.

Text por: Eliria Buso

Foto por Divulgação/ Chapada Imperial

Comentários