logo

Telefone: (11) 3024-9500

Centro de Puerto Vallarta ainda preserva ares coloniais | Qual Viagem Logo

Via commons Wikimedia

Centro de Puerto Vallarta ainda preserva ares coloniais

8 de dezembro de 2015

Apesar da modernidade atual a área central de Puerto Vallarta ainda conserva e preserva as suas tradições e construções coloniais. No decorrer das últimas duas décadas, o destino estendeu-se de maneira rápida tanto para o norte quanto para o sul, o centro da cidade tenta deixar intacta as suas construções originais.

Um projeto de preservação municipal proíbe no comércio da cidade a utilização de luzes de neon para as fachadas. Uma lei local incentiva para que as casas sejam pintadas de branco, além de outros detalhes arquitetônicos. As características das ruas calçadas em pedras, tetos de telha vermelha e detalhes em ferro forjado, são estimulados para que essa região possa conservar o seu aspecto colonial.

Foto por Another Believer via Commons Wikimedia

Foto por Another Believer via Commons Wikimedia

No centro de Puerto Vallarta todas as noites é momento ideal para festas. Frequentemente encontraremos uma banda tocando na Plaza de Armas. Sempre nas noites de  os adultos se vestem com as melhores roupas e vão dançar em frente ao coreto, os adolescentes paqueram e os pais compram balões, pipocas e sorvetes para seus filhos. Quando cai a tarde, todos se reúnem para ver o espetáculo de danças folclóricas em Los Arcos, um teatro de arena bem no coração do bairro central.

Seguindo as encantadoras ruas calçadas em paralelepípedo, ao redor do zócalo, chegamos ao Vallarta antigo, repleto de lojinhas, restaurantes e o convívio com a população local. No Zócalo e perto daí, na Rua Independência, encontra-se a histórica Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe. O seu campanário é enfeitado  com uma coroa de anjos. O arborizado zócalo é um lugar perfeito para ler, fotografar ou caminhar calmamente, observando o cotidiano dos moradores locais e de seu dia a dia.

Foto vi Flickr prayitnophotography

Foto vi Flickr prayitnophotography

Bem em frente à igreja, chega-se a famosa Rua Zaragoza. Caminhar por ela, afastando-se do mar e em direção a região de Gringo Gulch, uma ladeira muito ingrime repleta de casinhas estilo vilinhas, muito visitada pelos norte-americanos endinheirados que lá se estabeleceram ha vários anos atrás, incluindo famosos como Elizabeth Taylor e Richard Burton. As ladeiras calçadas de pedras de Puerto Vallarta parecem unir-se com as verdes colinas das ladeiras da Serra Madre Ocidental. Quem desejar jantar num suntuoso restaurante ou experimentar um brunch aos domingos com uma excelente vista da Bahía de Banderas, deve procurar  à Fazenda San Ángel, um luxuoso hotel boutique que no passado foi o lar de Richard Burton.

Onde Comer

O Vistagrill tem  comida excelente e uma localização privilegiadíssima com uma espetacular vista da Bahia de Banderas. Se quiser aproveitar e ver o deslumbrante por do sol em Puerto Vallarta é só agendar e chegar meia hora antes.

Recomendado para um jantar romântico ou comemoração de alguma data especial.

vistagrill.com

Texto por: Hitoshi Youshimura – Enviado especial a Puertto Vallarta

Foto destaque via Commons Wikimedia

Comentários