logo

Telefone: (11) 3024-9500

Campina Grande tem o maior São João do mundo | Qual Viagem Logo

Grupo de dança regional2

Campina Grande tem o maior São João do mundo

26 de abril de 2016

Não é à toa que Campina Grande, segunda maior cidade da Paraíba, é conhecida como o “Maior São João do Mundo”. Será um mês inteiro de festas: de 3 de junho a 3 de julho. É durante esse período que a cidade se enche de cores e música. O São João de Campina Grande recebe os maiores artistas da música brasileira desde 1983.

Área do palco Principal4

Foto por Xico Morais

O Parque do Povo, além dos palcos de shows, recebe estruturas que reproduzem prédios históricos de Campina Grande, como a Catedral e o antigo Correio, uma área cenográfica, dezenas de barracas com uma grande oferta de comidas e bebidas típicas e um forródromo coberto onde acontecem as quadrilhas e o famoso casamento coletivo, que atraem centenas de foliões.

Locomotiva forrozeira em Galante3

Foto por Xico Morais

Há diversão para todos os gostos. Além das animadas quadrilhas, carroças atravessam as ruas de Campina Grande com trios de forró, atletas homenageiam São João na Corrida da Fogueira e pessoas de todas as idades se divertem com a Corrida do Jegue. Nos finais de semana de junho, o Trem do Forró faz um percurso entre Campina Grande e o Distrito de Galante com muito forró e muita dança.

Nessa época, o tempo na região é bastante fresquinho e chove intensamente. Por isso, saia prevenido do hotel com uma capinha de chuva, uma blusa de meia estação e, se possível, uma sombrinha para se proteger das precipitações do “inverno nordestino”. Há muito mais o que fazer em Campina Grande além de curtir as festas juninas. Visite a Galeria de Arte Assis Chateaubriand, o Museu Histórico e o Sítio Arqueológico do Ingá. Não deixe de provar a famosa carne-de-sol da cidade.

Mais informações em: saojoaodecampina.com.br

Palco principal2

Foto por Xico Morais

Festas em João Pessoa

O São João Pra Valer de João Pessoa tem grandes shows, muito forró, fogueiras, feirinhas e barracas com muita comida típica. A festa acontece por toda a cidade, mas é o centro histórico que costuma receber a maior parte das atrações. No ano passado, João Pessoa recebeu, nos seus dois dias de festas de São João, artistas e bandas de diversos ritmos, com destaque para o forró. Passaram por lá nomes como Os Gonzagas, Os Três do Xamego, Júnior Limeira & Banda e Ciranda do Sol.

Antes mesmo das datas oficiais das comemorações, a cidade já se anima com o Festival Municipal de Quadrilhas, no qual há a participação de vários grupos que levam essa dança tradicional muito além. Mais de vinte agremiações realizam grandes desfiles e competem entre si por prêmios em dinheiro e ingresso para outras competições e outros eventos regionais de destaque.

O São João de João Pessoa é organizado pela prefeitura municipal e pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope). Ao visitar a cidade para aproveitar os grandes festejos, confira também suas famosas praias, como Cabo Branco, Bessa e Tambaú, o Centro Cultural São Francisco e o Mercado de Artesanato Paraibano.

Mais informações em: joaopessoa.pb.gov.br

Texto por: Patrícia Chemin

Foto destaque por: Xico Morais

Comentários