logo

Telefone: (11) 3024-9500

Bolívia tem o maior deserto de sal do mundo Logo

Foto por Istock/ pabliscua

Bolívia tem o maior deserto de sal do mundo

20 de maio de 2016

O Salar de Uyuni é, nada mais, nada menos, do que o maior deserto de sal do mundo. Localizado na Bolívia, a 600 quilômetros de La Paz, o lugar é um dos maiores atrativos do país. É formado por crostas espessas de sal, da evaporação de lagos pré-históricos da região.

Foto por istock/ Kseniya Ragozina

Foto por istock/ Kseniya Ragozina

Com cerca de 12.000 km² de extensão e estando a 3.600 m de altitude, o deserto possui montes de sal extraídos pela população, alguns olhos d’água no meio do caminho e formações rochosas que se assemelham a ilhas.

No inicio do verão, é possível encontrar diversos flamingos que aparecem nesta época na estação de chuvas e descongelamento do Andes, que deixa o deserto coberto por água. Neste período forma-se um espelho confundindo o horizonte e o céu.

Quem visita o Salar de Uyuni, geralmente, faz um roteiro que costuma durar cerca de quatro dias, com diversas paradas. O percurso passa por cidades como Uyuni, na Bolivia, e São Pedro de Atacama, no Chile. No caminho, as paisagens variam de gêisers, lagos de águas cristalinas até vulcões.

Uma das paradas do roteiro é em Colchani. A pouco mais de 20 km localiza-se o povoado dedicado à exploração do sal. Com capacidade de 20 toneladas ao ano, sendo que 90% do sal produzido é para o consumo humano, a cidade oferece artesanatos feitos com o material explorado.

Foto por Istock/ DC_Colombia

Foto por Istock/ DC_Colombia

O passeio é comercializado por diversas agências locais. Tradicionalmente é feito em carros 4×4 em grupos de seis pessoas e um motorista.

Texto por: Eliria Buso

Foto destaque por Istock/ pabliscua

Comentários