logo

Telefone: (11) 3024-9500

Bento Gonçalves tem passeios de Maria Fumaça para os fãs do vinho | Qual Viagem Logo

lessenzadelvino-credito-alesiditali-12

Bento Gonçalves tem passeios de Maria Fumaça para os fãs do vinho

31 de janeiro de 2018

Uma das atrações mais icônicas e queridas da Serra Gaúcha, a Maria Fumaça, conhecida também como “trem do vinho”, tem novidades para o ano de 2018. Além de embarcar em um nostálgico passeio pela região dos vinhedos, os visitantes podem optar por uma nova experiência exclusiva e temática que inclui degustação a bordo de vinhos e espumantes.

Foto por Alesi Ditali

Foto por Alesi Ditali

Trata-se do L’Essenza del Vino, novo passeio oferecido pela Giordani Turismo, grupo responsável pelas operações da Maria Fumaça, na região de Bento Gonçalves. A experiência acontece uma ou duas vezes por mês, sempre no último vagão do trem, que foi todo reformado e decorado para receber os grupos desse tour especial. É a oportunidade de apreciar bons vinhos enquanto as lindas paisagens da Serra Gaúcha passam pela janela.

Foto por Alesi Ditali

Foto por Alesi Ditali

Ao longo de uma hora e meia (tempo médio do passeio de Maria Fumaça), os passageiros participam de um mini curso sobre algum tema do mundo dos vinhos, conduzido de forma leve e natural por um sommelier ou um enólogo – tanto que não é preciso ter conhecimentos prévios para mergulhar nesse universo.

Foto por Alesi Ditali

Foto por Alesi Ditali

Há degustação de alguns rótulos e harmonização com produtos locais, como queijos, uvas e chocolates, de acordo com o tema da vez. Ao som de músicas tocadas ao vivo, tudo fica bem divertido. Quem participa do tour também pode levar para casa uma taça de vinho personalizada.

Foto por Alesi Ditali

Foto por Alesi Ditali

A primeira edição do L’Essenza del Vino aconteceu no último dia 20, sob o mote “Da uva ao vinho”, em homenagem ao período da vindima na região de Bento Gonçalves, que começou oficialmente em 18 de janeiro. Custa R$ 189,00 por pessoa e inclui visita ao parque temático Epopeia Italiana, também do Grupo Giordani. Os próximos passeios já têm datas (sempre aos sábados) e temas definidos. Confira a lista abaixo:

Foto por Alesi Ditali

Foto por Alesi Ditali

10 de fevereiro – Mais de cem anos de espumantes no Brasil

31 de março – Vinho e chocolate

21 de abril – Uma imersão na diversidade dos vinhos tintos

19 de maio – Pinto Bandeira: a mais reconhecida região de espumantes do Brasil

09 de junho – Queijos e vinhos

23 de junho – Conhecendo o Vale dos Vinhedos

07 de julho – Castas: além do tradicional

14 de julho – A alma feminina: grandes mulheres do mundo do vinho brasileiro

Sobre o passeio de Maria Fumaça

Foto por Divulgação

Foto por Divulgação / Alesi Ditali

Além do L’Essenza del Vino, é possível embarcar em um passeio simples de Maria Fumaça, que, só no ano passado, recebeu 340 mil visitantes. São 23 km percorridos entre as cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa, com paradas em cada uma dessas estações. Na plataforma, os passageiros são recebidos com vinho, espumante, suco de uva e música típica dos imigrantes italianos da região, que continua a embalar o passeio dentro do trem. Todos os pacotes da Maria Fumaça podem ser adquiridos no site da Giordani Turismo.

Mais informações em: giordaniturismo.com.br

Texto por: Patrícia Chemin. A jornalista viajou a convite do Grupo Giordani Turismo.

Foto destaque por: Alesi Ditali

Comentários