logo

Telefone: (11) 3024-9500

Atlântida surpreende com lindas praias no verão uruguaio | Qual Viagem Logo

CANELONES, URUGUAY, FEBRAURY - 2015 - Group of people silhouettes at the beach with the sunset at the background

Atlântida surpreende com lindas praias no verão uruguaio

21 de janeiro de 2016

O Uruguai é um destino que surpreende muito os turistas brasileiros. Montevidéu, Punta de Leste e Colônia de Sacramento são os destinos do país vizinho,  mais conhecidos por aqui. Nossa dica agora é para o turista que for ao país explorar  as pequenas cidades da Costa Oro e explorar as belíssimas praias de Atlântida, que fica no distrito de Canelones há 50 minutos a leste de Montevidéu, as margens do Rio da Prata. O local é muito visitado por turistas argentinos e também por muitos gaúchos que estão mais próximos da fronteira com o Uruguai.

Foto via Flickr 8mpx

Foto via Flickr 8mpx

O local oferece uma deslumbrante beleza natural e tem ótima infra estrutura. As praias de Atlântida estão entre as mais concorridas da temporada do verão, principalmente nos fins de semana, quando muitos banhistas chegam para passar o dia junto ao mar. Atlântida tem uma costa bastante extensa e uma infinidade de praias, umas mansas outras bravas, o que abre um panorama de atividades para todos os gostos, desde famílias, surfistas e  adolescentes se encantam ao visitá-la.

A praia Mansa está situada mais próxima da área central da cidade e a mais familiar frequentada e fica mais na região oeste. Seu mar é tranquilo e muito seguro, perfeito para as crianças. Os esportes tem muita importância, já que lá o turista tem a disposição quadra de vôlei e futebol de areia e uma grande estrutura para quem gosta de praticar esportes aquáticos, como motos aquáticas e divertidos passeios de banana boat.

Famílias inteiras visitam a praia Mansa nas tardes de verão.  Uma imensidão de árvores que rodeia a areia oferece boa sombra e é usada como área de piquenique. Também há um belo parador (Terrazas de la Barca) com música e excelente gastronomia ao longo de todo o dia.

Já quem prefere a o lado leste de Atlântida, pode atravessar a ponta com rochas, para chegar a Praia Brava. Oferece boas ondas para os que desejam surfar e um entorno mais agreste e tranquilo para os que procuram maior descanso. Os surfistas chegam ao longo de todo o ano.

Foto via Flickr nessafc

Foto via Flickr nessafc

A praia preferida dos pescadores é a Edén Rock, já que ali se encontra o pesqueiro Piedra Lisa, famoso por suas enormes corvinas. Pela sua intensa pesca, esta praia é um excelente lugar para comprar peixe fresco. Alguns pescadores escolhem cruzar em bote até a Ilha de la Sierra, outro formidável lugar para pescar.

Como chegar

Para quem sair de São Paulo pode voar para Montevidéu pela Tam e Gol e para Punta de Leste pela Azul. De lá é só seguir em direção a Costa Oro. Da capital uruguaia são 50 minutos e Punta uma hora. A Costa de Oro vai desde La Barra de Carrasco em Montevidéu ao córrego Solís Grande em Jaureguiberry. A Ruta Interbalnearia rumo ao leste passa por toda a costa, ou seja, no caminho a Punta del Este você pode parar em alguma cidadezinha ou vilarejo. Atlântida, por exemplo, fica apenas a 45 km de Montevidéu.

A viagem de ônibus leva menos de 1h e custa menos de R$ 20,00 a passagem de ida e volta. As empresas Cot, Cutcsa e Copsa fazem esse trajeto desde a capital.

Quando ir

Preferentemente de novembro a abril. Mesmo havendo uma população fixa razoável morando na Costa de Oro, que garante o funcionamento de serviços básicos durante todo o ano, muitas das opções para os turistas fecham na baixa temporada.

Em Atlântida no período da alta estação, acontecem às festas de verão e a proximidade com a capital, permite que muitos  jovens circulam pela cidade para curtir, as famosas baladinhas em diferentes estilos e público.

Texto por: Cláudio Lacerda Oliva

Foto destaque via Istock/ Rudimencial

Comentários