logo

Telefone: (11) 3024-9500

A Toscana em uma ilha: conheça Elba | Qual Viagem Logo

Elba island, Portoferraio aerial view from fort. Lighthouse and fort. Tuscany, Italy, Europe.

A Toscana em uma ilha: conheça Elba

4 de janeiro de 2018

A Ilha de Elba é muito mais conhecida por ter sido o local de exílio de Napoleão Bonaparte entre 1814 e 1815, depois do Tratado de Fontainebleau e da tentativa fracassada de invadir a Rússia. O destino, que faz parte da Toscana, é um prato cheio não só para quem curte história, mas também para quem quer conhecer lindas paisagens e vilas pitorescas em um agradável clima mediterrâneo.

Foto por iStock / Digitalsignal

Foto por iStock / Digitalsignal

A menos de 10 km da costa continental da Itália e próxima da Córsega, Elba é a maior ilha do arquipélago toscano e é protegida por um parque marinho. Tanto que as praias são um espetáculo à parte – são mais de 100 delas para escolher, com um mar azul turquesa e cristalino. Entre elas, estão Sansone, Capo Bianco, Cavoli e Fetovaia, sendo que algumas não são de pedrinhas (algo comum no Mediterrâneo), mas sim de areia branca.

Foto por iStock / MasterLu

Foto por iStock / MasterLu

Para quem vai viajar para a Toscana, Elba é uma boa opção para curtir uma praia e o sol. Não deixe de conhecer as pequenas cidades da ilha, que possuem um visual muito parecido com as da parte continental da Toscana. Uma delas é a capital Portoferraio, com construções em tons de terracota debruçadas sobre uma baía.

Foto por iStock / Geo-K

Foto por iStock / Geo-K

Passeie pelo centro histórico, protegido por torres e uma fortificação (construídas na época dos Médici), e visite o Museu Arqueológico e a Casa dos Moinhos (Palazzina dei Mulini), onde Napoleão morou em seu exílio (hoje, funciona como um museu). Também vale conhecer as cidades de Capoliveri e Porto Azzurro.

Foto por iStock / Digitalsignal

Foto por iStock / Digitalsignal

O interior de Elba também guarda suas surpresas. O destino é bem popular para trilhas a pé ou de mountain bike. A subida até o topo do Monte Capanne, a mais de 1.000 metros acima do nível do mar, por exemplo, é uma boa opção para quem quer se exercitar. Quem quer apenas curtir a vista lá de cima pode subir de teleférico, a partir de Marciana.

Como chegar

De São Paulo, pegue um voo até a Itália com destino Milão ou Roma pela Latam ou Alitalia. Para chegar à Ilha de Elba, o mais indicado é seguir até Piombino, na Toscana, de onde saem balsas até Portoferraio.

Onde ficar

Hotel Villa Wanda

Hotel Villa Ombrosa

Hotel Del Golfo

Texto por: Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / StevanZZ

Comentários