logo

Telefone: (11) 3024-9500

8 opções para um roteiro gastronômico em Petrópolis | Qual Viagem Logo

img_9683

8 opções para um roteiro gastronômico em Petrópolis

18 de maio de 2018

A Cidade Imperial de Petrópolis, na Serra Fluminense, vai muito além do patrimônio histórico e vem se destacando cada vez mais no segmento de gastronomia. As opções são variadas e atendem a todos os gostos – de bares descolados em cervejarias a restaurantes requintados, passando por festivais únicos. Confira as dicas abaixo de onde comer bem em Petrópolis:

Buda Beer

Foto por Patrícia Chemin

Foto por Patrícia Chemin

A Buda Beer é uma microcervejaria artesanal, cujo espaço abriga também um brewpub. O ambiente é descolado, com uma área externa descontraída e perfeita para curtir com os amigos, logo ao lado da área de produção das cervejas. O cardápio conta com pratos que harmonizam com os rótulos da marca, como petiscos, caldos, hambúrgueres e sobremesas.

Mais informações em: budabeer.com.br

Katz Chocolates

Foto por Patrícia Chemin

Foto por Patrícia Chemin

Com o friozinho da Serra Fluminense, não há nada mais reconfortante do que uma bebida quente acompanhada por guloseimas. Para isso, vale uma visita ao tradicional Katz, um café e chocolateria com mais de 60 anos de história. Além das bebidas à base de café ou chocolate, há uma série de delícias doces disponíveis, com destaque para os produtos próprios da marca, como biscoitos, canudos cobertos de chocolate, bombons recheados e trufas.

Mais informações em: katzchocolates.com.br

Luigi

Foto por Patrícia Chemin

Foto por Patrícia Chemin

Instalado em um antigo casarão no centro histórico de Petrópolis, o Luigi é um restaurante de culinária italiana. O menu é composto por uma grande variedade de opções, com destaque para as massas tradicionais, feitas no restaurante mesmo, e as carnes, sempre com porções bem servidas. Há também um cardápio exclusivo de pizzas. Anexa ao restaurante, há uma gelateria, com saborosos gelatos de fabricação própria.

Mais informações em: massasluigi.com.br

Locanda della Mimosa

Foto por Patrícia Chemin

Foto por Patrícia Chemin

Localizada em meio à natureza e com vista panorâmica para as montanhas, entre Petrópolis e o distrito de Itaipava, a Locanda della Mimosa é uma pousada conhecida pelo requinte, tranquilidade e exclusividade. Um dos destaques é seu restaurante, assinado pelo chef, enólogo e sommelier Danio Braga, italiano renomado no segmento da alta gastronomia. De culinária italiana contemporânea, o restaurante é o primeiro e único latino-americano a já ter participado do guia “Les Grandes Tables du Monde”. O hotel também possui uma adega com mais de 1.200 rótulos e uma linha própria de espumantes. O restaurante é aberto também para não-hóspedes.

Mais informações em: locanda.com.br

Bohemia

Foto por Patrícia Chemin

Foto por Patrícia Chemin

No centro de Petrópolis, a fábrica original da Bohemia, primeira cervejaria do Brasil, é o maior centro de experiência cervejeira do país. O local foi totalmente restaurado e oferece um tour completo com degustação. Além disso, o complexo possui um restaurante, com cardápio harmonizado com cervejas e chopes exclusivos e pratos de culinária alemã e portuguesa, além de petiscos e sobremesas. Há também um bar, com petiscos, sanduíches e uma grande variedade de bebidas.

Mais informações em: bohemia.com.br

Valparaíso Gourmet

Foto por iStock / champlifezy@gmail.com

Foto por iStock / [email protected]

Próximo do centro histórico, o bairro de Valparaíso é o polo gastronômico da cidade. Ali é possível encontrar uma ampla variedade de restaurantes de todos os tipos: brasileiros, italianos, japoneses, mexicanos, hamburguerias, confeitarias e muito mais.

Mais informações em: facebook.com/valparaisogourmet

Deguste

Foto por Divulgação

Foto por Divulgação

Sempre no segundo final de semana do mês (entre sexta à noite e sábado), acontece em Petrópolis a Deguste, uma feira de cervejas artesanais. Marcam presença várias cervejarias da cidade e da região serrana, além de food trucks e barraquinhas de produtos gourmet e artesanato. Há também música ao vivo. Com entrada gratuita, a Deguste acontece na praça em frente à Câmara Municipal.

Festivais

Foto por iStock / aleo79

Foto por iStock / aleo79

A cidade de Petrópolis tem eventos especiais durante o ano todo, sendo que muitos são festivais com o melhor da gastronomia da região. Entre eles estão o Festival Sabores de Outono, o Serra Wine Week, o Petrópolis Gourmet e o Festival de Fondues, Racletes, Caldos e Cremes. É um prato cheio para quem gosta de comer bem.

Mais informações em: visitepetropolis.com

Texto por: Patrícia Chemin. A jornalista viajou a convite da Schultz para a XI Convenção Schultz.

Foto destaque por: Patrícia Chemin

Comentários