logo

Telefone: (11) 3024-9500

8 cuidados ao viajar para o exterior | Qual Viagem Logo

Attractive, female tourist enjoys the view to the Basilica di Santa Maria della Salute and Canale Grande in Venice, Italy

8 cuidados ao viajar para o exterior

8 de junho de 2018

Viajar sempre traz experiências e saímos de casa esperando que estas sejam boas. Quando vamos a outro país, queremos conhecer uma nova cultura e novas formas de ver o mundo. Não importa para onde estejamos indo, sempre voltaremos diferentes. E para você aproveitar ao máximo essa experiência, o ETA Canadá Visa preparou oito dicas valiosas:

Mantenha a saúde em dia

Foto por iStock / nensuria

Foto por iStock / nensuria

Ficar doente tira totalmente sua disposição, e isso será bastante incômodo durante a viagem. Há, também, países que exigem certas vacinas e existe sempre o transtorno de estar doente longe de casa, por isso, procure fazer um check-up antes da viagem. Não se esqueça de levar seus medicamentos e de fazer um seguro viagem.

Evite excessos

Foto por iStock / VictorHuang

Foto por iStock / VictorHuang

Procure saber da alimentação no seu destino. Experimentar a gastronomia de um país pode ser uma das maneiras mais interessantes de conhecê-lo, mas cuidado, evite os excessos com ingredientes que você não está acostumado. Não existe nada pior que passar mal durante uma viagem.

Verifique os documentos

Foto por iStock / Paulo Lopes

Foto por iStock / Paulo Lopes

Lembre-se, você é um forasteiro em terras estrangeiras! Seu documento é a sua única identificação. Antes de viajar, verifique se seu passaporte está em dia, em bom estado de conservação e informe-se nas embaixadas correspondentes sobre a exigência ou não do visto. Durante a viagem, mantenha sempre seu documento à mão.

Arrume a mala corretamente

Foto por iStock / hedgehog94

Foto por iStock / hedgehog94

Em viagens internacionais, os critérios de bagagem costumam ser mais rígidos. Fique atento a aspectos como peso, dimensões, objetos permitidos (tanto na bagagem de mão quanto no despacho), bem como valores de cada franquia.

Onde ficar?

Foto por iStock / Solovyova

Foto por iStock / Solovyova

Busque referências de que o hotel escolhido é um lugar de confiança, afinal, você irá dormir lá e ainda deixar seus pertences. Guarde objetos de valor no cofre do hotel sempre que possível, e informe-se dos horários de chegada e saída. Informe-se também dos custos adicionais, como lavanderia, serviço de televisão pago, refeições no hotel etc.

Informe-se antes sobre passeios

Foto por iStock / anyaberkut

Foto por iStock / anyaberkut

Trace um roteiro antes da viagem caso esteja indo por “conta própria”, ou solicite o roteiro detalhado para a companhia de turismo contratada. Verifique a segurança dos locais onde fará passeios. Leve sempre o telefone e o endereço do hotel consigo. Caso tenha algum problema, buscar ajuda de um policial é sempre mais seguro que abordar estranhos na rua.

Comunique-se com o Brasil

Foto por iStock / Astarot

Foto por iStock / Astarot

Deixe sempre alguém de confiança avisado sobre sua viagem. Deixe com essa pessoa nome e endereço do hotel, telefone de contato, informações sobre seus voos e grandes trajetos, roteiro que pretende fazer e número da empresa de turismo se for o caso. Informe-se, também, com a operadora de seu celular a respeito das tarifas para uso internacional, inclusive sobre o uso do pacote dados.

A Embaixada é sua amiga

Foto por iStock / PhenomArtlover

Foto por iStock / PhenomArtlover

Em caso de uma necessidade, a Embaixada brasileira pode intervir (consulte os limites da assistência consular no Portal Consular). A rede consular brasileira é uma das maiores do mundo, portanto, esteja sempre com o contato da embaixada e endereço em mãos. Caso aconteça alguma emergência, você poderá ser assistido.

 

Texto por: ETA Canadá Visa com edição de Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / SHansche

Comentários