Ícone do site Qual Viagem

6 locações de filmes icônicos na China

Aerial view of Beijing with historical architecture, China.

Cheia de encantos, histórias e mistérios, a China é um país belíssimo. Regada de paisagens de tirar o fôlego, cidades e monumentos milenares, relíquias e uma gastronomia deliciosa, a China é um destino muito procurado para locação de filmes. Confira seis destinos que serviram de cenário para os longa-metragens:

O Tigre e o Dragão – Yellow Mountain

Foto via iStock/ yangyang1991

Um dos filmes chineses mais consagrados, e vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, o longa foi teve grande parte de suas cenas filmadas entre as rochas e pinheiros das Montanhas Huangshan.

Localizado na parte sul da província de Anhui, o local foi declarado Patrimônio Mundial da Unesco em 1990, por ser de uma beleza única e possuir características peculiares tanto em seus picos de granito, pinheiros e nuvens que cercam a região. A “montanha mais adorável da China” sempre foi aclamada pelos artistas e escritores durante grande parte da história chinesa, e hoje atrai diversos visitantes que se fascinam com o local.

O Último Imperador – Cidade Proibida de Pequim

Foto via iStock/ Sean Pavone

Um clássico chinês e um filme muito importante para compreender um pouco mais sobre a história da China, teve sua locação em um dos monumentos arquitetônicos mais importantes do país: A Cidade Proibida de Pequim.

Na realidade, a Cidade Proibida se refere ao Palácio Imperial da China, que foi moradia para as dinastias Ming e Qing. Foi o grande centro cerimonial e governamental dos imperadores e ganhou o apelido de “cidade proibida” por possuir mais de 900 edifícios e por ter entrada exclusiva apenas para o Imperador, a família real e os empregados. Qualquer um que tentasse entrar na residência, recebia penalidade máxima. Hoje, o local funciona como o Palácio Museu e é aberto a visitantes.

Avatar – Zhangjiajie

Foto via iStock/ lzf

Um dos filmes do século, Avatar é reconhecido pelo cenário esplêndido. Parte de sua locação foi filmada nas montanhas do Parque Zhangjiajie, em Hunan.

Zhangjiajie é o primeiro parque florestal da China e foi tombado como Patrimônio Mundial pela Unesco, em 1992. O que mais chama atenção são os enormes pilares de quartzo e arenito, que foram nomeados de Avatar Hallelujah Mountain, em homenagem ao filme.

Despertar de uma Paixão – Antiga cidade de Huangyao

Foto via iStock/ Fike2308

Um dos grandes filmes estrelados por Naomi Watts, o Despertar de uma Paixão conta a história de uma mulher que acompanha o marido cientista até a China para ajudar a combater uma epidemia de cólera; lá ela começa a refletir diversos pontos de sua vida, em uma jornada de autodescoberta.

A cidade que serviu de cenário foi a milenar Huangyao. Conhecida por seus templos, salas ancestrais e pavilhões muito bem conservados, o vilarejo é repleto de casas antigas que preservam arquitetura tradicional.

O Caçador de Pipas – Kashgar

Foto via iStock/ JordiStock

O Caçador de Pipas é uma produção baseada no best-seller de Khaled Hosseini. A trama conta a história de dois amigos Amir e Hassan desde a infância à vida adulta. Apesar dos personagens e cenários do livro serem do Afeganistão, o longa foi filmado na China.

Kashgar é uma cidade que carrega muita cultura da Ásia Central, que pode ser encontrada em construções muçulmanas, mercados de tecidos e muito espetinho de carneiro, além, é claro, das nozes, uvas passas e castanhas.

A Múmia: O Túmulo do Imperador Dragão – Exército de Terracota de Xian

Foto via iStock/ BartZuidema

A Múmia é um filme clássico que mistura humor e história em sua dramaturgia. Sua locação foi nada menos do que na cidade de Xian, conhecida por possuir diversos monumentos históricos do país.

É lá que fica o Exército de Terracota, uma das artes mais impressionantes que já foi construída. Decretado pelo imperador Qin Shi Huand Di, uma tropa de soldados, infantaria, carruagens, cavalos e arqueiros de terracota, foram feitos apenas para proteger sua tumba. O mais impressionante é que cada guerreiro possui uma característica diferente e muito única, além de diversos detalhes minimalistas.

Texto por: Carolina Berlato

Imagem Destacada via iStock/ rabbit75_ist

Comentários

Sair da versão mobile