logo

Telefone: (11) 3024-9500

6 atrações para visitar no centro histórico de Lima | Qual Viagem Logo

istock-810169494

6 atrações para visitar no centro histórico de Lima

9 de janeiro de 2018

A capital do Peru, Lima, conta com inúmeras igrejas, catedrais e conventos espalhados por toda a cidade, especialmente no centro histórico. Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1991, o centro histórico de Lima conserva construções em diversos estilos, como o barroco, o renascentista e o neoclássico. Reconhecido por abrigar algumas das igrejas mais importantes e tradicionais do Peru, o local é propício para ser percorrido a pé.

Praça Mayor

Foto por iStock / diegograndi

Foto por iStock / diegograndi

Foi o centro da antiga cidade colonial e hoje abriga a Catedral de Lima, o Palácio do Governo e a Municipalidade Metropolitana de Lima. Na parte central destaca-se uma fonte de bronze do século XVII.

Palácio do Governo

Foto por Carlos Ibarra / PROMPERÚ

Foto por Carlos Ibarra / PROMPERÚ

Foi a residência de Francisco Pizarro (1535), que o construiu na terra ocupada por Taulichusco, curaca do vale de Rímac. Desde então, o lugar é o centro do poder político do Peru. Na década de 1920, foi reconstruído após um incêndio. Tem inúmeros pátios e salas dedicadas a figuras famosas da história peruana e cuidadosamente decoradas com notáveis peças de arte. Diariamente, às 11h45, o Pátio de Honra é cenário da troca de guarda.

Basílica Catedral de Lima

Foto por iStock / saiko3p

Foto por iStock / saiko3p

Ocupa o mesmo lugar onde se localizava a primeira grande igreja de Lima. Dentro, encontram-se uma gama completa de estilos que vieram para a América e verdadeiras joias históricas, como cadeiras de couro de Pedro de Noguera, altares nos corredores laterais e os restos mortais de Francisco Pizarro. Além disso, é possível visitar o Museu de Arte Religiosa, que possui uma importante coleção de telas, esculturas, ourivesaria e ornamentos litúrgicos.

Palácio do Arcebispo de Lima

Foto por LUIS GAMERO / PROMPERÚ

Foto por LUIS GAMERO / PROMPERÚ

O Palácio do Arcebispo de Lima, em 2010 transformado em museu, é uma joia arquitetônica do centro histórico de Lima que abriga peças de arte, pinturas e esculturas dos séculos XVI ao XIX exibidas em 30 salas que também exibem móveis e objetos de época. Sua arquitetura é de estilo neocolonial e, entre outros ambientes, destaca-se a Capela Arcebispal cujo altar é do século XVIII esculpido em madeira e dourado em folhas de ouro. No segundo andar, há uma ampla coleção de retratos dos Bispos de Lima, bem como móveis, pinturas e peças de decoração de diferentes épocas.

Basílica e Convento de São Francisco

Foto por iStock / xeni4ka

Foto por iStock / xeni4ka

Construído no século XVII, tem uma fachada barroca, decorada com duas torres imponentes. As Catacumbas, antigo cemitério subterrâneo, são os alicerces deste conjunto monumental formado pela Igreja, o Convento (Museu), o Santuário de Nuestra Señora de la Soledad e a Capela del Milagro: Patrimônio Cultural da Humanidade nomeado pela UNESCO. As paredes do claustro são decoradas com azulejos sevilhanos, a bela cúpula é de estilo mudéjar e a biblioteca conta com 25 mil volumes.

Igreja e Museu do Convento de Santo Domingo

Foto por iStock / estivillml

Foto por iStock / estivillml

Igreja de três naves, na qual se destacam a cúpula e as belas cadeiras de couro esculpidas em cedro. O claustro do Convento é adornado com telhas sevilhanas e esculturas barrocas podem ser apreciadas na sala capitular. Em 1551, a Universidade Nacional Mayor de San Marcos foi fundada no convento, a primeira universidade que a coroa espanhola fundou na América. O convento abriga as tumbas de Santa Rosa de Lima e San Martín de Porres.

Mais informações em: peru.travel

Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / diegograndi

Comentários