Warning: file_put_contents(): Only 0 of 13 bytes written, possibly out of free disk space in /home/qualviagem/public_html/wp-content/plugins/wp-csv/wp-csv.php on line 299
 5 vinícolas para visitar em Bento Gonçalves | Qual Viagem
logo

Telefone: (11) 3024-9500

5 vinícolas para visitar em Bento Gonçalves | Qual Viagem Logo

cristofoli-5-emerson-ribeiro

5 vinícolas para visitar em Bento Gonçalves

28 de fevereiro de 2018

A Serra Gaúcha é a maior região vinícola do Brasil, uma tradição que data do final do século XIX graças aos primeiros imigrantes italianos que chegaram ao sul do país. Em Bento Gonçalves está o coração dessa produção de vinhos, cidade que concentra dezenas de vinícolas em seus distritos rurais. Por lá, você vai encontrar de grandes marcas facilmente reconhecidas por todo o Brasil a pequenas propriedades familiares. Conheça algumas dessas vinícolas abaixo:

Cainelli

Foto por Patrícia Chemin

Foto por Patrícia Chemin

À frente da vinícola está a quinta geração da família Cainelli, que chegou ao Brasil por volta de 1875. Geralmente, os visitantes são recepcionados por um dos membros dessa família. Além da visita aos vinhedos, a Cainelli oferece curso de degustação de vinhos e jantares harmonizados no porão da casa de 1929, erguido com pedras basálticas.

No andar superior, fica um museu que recria como eram as casas na época dos primeiros imigrantes italianos, com móveis e objetos originais. A visita com degustação custa R$ 10,00. A entrada no museu custa R$ 3,00. Na loja, é possível comprar os rótulos da vinícola.

Mais informações em: vinicolacainelli.com.br

Cristofoli

Foto por ALESI DITADI

Foto por ALESI DITADI

Localizada no Distrito de Faria Lemos, a Cristofoli produz vinhos desde 1896. É uma das vinícolas que mais têm investido em experiências únicas e diferenciadas. Há almoços e jantares tipicamente italianos harmonizados com vinhos e espumantes, em meio às antigas pipas de vinho.

Você também pode optar por um romântico piquenique privativo, o único do tipo na Serra Gaúcha, em um edredom estendido embaixo dos parreirais; uma visita aos vinhedos com parada para degustação de espumantes e lanche com vista para a serra; uma massagem relaxante sob a sombra das videiras; ou um tour guiado pela vinícola com degustação. Todos os rótulos produzidos pela Cristofoli estão à venda na loja. Alguns passeios precisam ser agendados previamente pelo site da vinícola.

Mais informações em: vinhoscristofoli.com.br

Miolo

Foto por Patrícia Chemin

Foto por Patrícia Chemin

Maior produtora de vinhos finos do Brasil, a Miolo tem a sua sede no Vale dos Vinhedos, única região do Brasil cujos vinhos possuem a Denominação de Origem, que confere a identidade e a excelência do terroir local. A vinícola oferece sala de degustação, visitação às caves e aos parreirais e minicurso de degustação.

Esta última experiência ocorre diariamente e envolve visita especial à vinícola acompanhada por um enólogo, degustação dirigida e noções de harmonização e análise sensorial. A Miolo também conta com o Wine Garden, um espaço ao ar livre com serviço de alimentação e bebidas, incluindo venda de vinhos e espumantes em taça. No varejo, é possível comprar os rótulos da Miolo a preços especiais.

Mais informações em: miolo.com.br

Salton

Foto por Patrícia Chemin

Foto por Patrícia Chemin

A Salton foi formalmente estabelecida em 1910, sendo uma das maiores e mais antigas vinícolas do país. Localizada no Distrito de Tuiuty, encanta os visitantes desde a chegada, com a imponente fachada da sede e um belo jardim. Há dois roteiros de visitação: o tour gerações e o tour intenso.

O primeiro inclui passeio pelos vinhedos, por todas as etapas da produção do vinho e pelas caves, além de degustação feita em uma sala especial nas caves de pedra, harmonizada com tábua de frios e com acompanhamento de um sommelier. Já o segundo conta com o passeio completo pela vinícola e degustação nas salas da loja de vinhos, onde é possível comprar os produtos da Salton com bons preços.

Mais informações em: salton.com.br

Strapazzon

Foto por Patrícia Chemin

Foto por Patrícia Chemin

Essa pequena propriedade possui uma das construções mais antigas da rota histórica e turística dos Caminhos de Pedra. Erguida em 1880, a casa de pedras basálticas, cercada por parreirais, já foi cenário para várias produções da TV e do cinema, como o premiado filme brasileiro “O Quatrilho”.

Os visitantes são recebidos com um tour no qual conta-se um pouco do processo de elaboração do vinho e da história da propriedade e dos imigrantes italianos. Ainda é possível fazer uma degustação das bebidas produzidas ali, como vinhos, graspa (destilado do resíduo das uvas) e licores, acompanhadas de produtos coloniais.

Mais informações em: caminhosdepedra.org.br

Passeios

Referência no turismo da região de Bento Gonçalves, o Grupo Giordani Turismo organiza uma série de passeios pelas vinícolas da cidade e arredores e pelas rotas turísticas locais. O passeio de Maria Fumaça, o parque temático Epopeia Italiana e as belezas naturais da Região Uva e Vinho são alguns dos atrativos que fazem parte do seu amplo portfólio.

Mais informações em: giordaniturismo.com.br

Texto por: Patrícia Chemin. A jornalista viajou a convite do Grupo Giordani Turismo.

Foto destaque por: EMERSON RIBEIRO

Comentários