logo

Telefone: (11) 3024-9500

5 cidades do Brasil para curtir o Inverno | Qual Viagem Logo

Foto por Istock/ kimrawicz

5 cidades do Brasil para curtir o Inverno

14 de junho de 2018

A chegada das baixas temperaturas estimula os turistas a procurar os famosos e queridos “destinos de inverno”. Nesta matéria, você vai conhecer 5 dos destinos mais queridos para curtir o frio em viagem solo, a dois ou com a família reunida. Além das dicas de atrações, veja também dicas de passeio bate-volta para fazer a partir destas cidades.

1) GRAMADO-RS

Foto por iStock / diegograndi

Foto por iStock / diegograndi

A mais famosa cidade das serras gaúchas é sempre lembrada nesta época do ano, por suas belas atrações como o Minimundo, o Lago Negro e a Rua Coberta. Mas a cidade traz outras atrações, como o Belvedere do Vale do Quilombo, um mirante espetacular a 850 metros de altitude. Localizado na avenida das Hortênsias, o acesso é fácil, inclusive para quem possui mobilidade reduzida. Vale também conhecer o Snowland, um parque de neve indoor, com montanha nevada para novatos do esqui.

E para fazer um bate-volta a partir de Gramado? Colada a Gramado, Canela é a opção mais óbvia, mas há outras cidades charmosas para uma esticada, como Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Nova Petrópolis.

2) MONTE VERDE-MG

Foto por Demétrio César Xavier

Foto por Demétrio César Xavier

O charmoso distrito pertence ao município de Camanducaia, na divisa com São Paulo, e tem sido mais procurado a cada ano. Entre suas atrações, estão as trilhas da Pedra Redonda e o Chapéu do Bispo. Para uma atração não tão concorrida, visite o Mirante do Aeroporto, que oferece uma bela vista da cidade. E já que está no local, é a oportunidade de alugar um monomotor para um passeio panorâmico pela região.

Bate-volta? Se puder encarar uma estrada de terra, uma opção é ir a Joanópolis, já em território paulista, e visitar a Cachoeira dos Pretos, a maior do estado.

3) CAMPOS DO JORDÃO-SP

Foto por iStock / Gilberto_Mesquita

Foto por iStock / Gilberto_Mesquita

A cidade é a mais alta do Brasil e uma das mais procuradas durante o inverno. Campos sedia o mais famoso Festival de Música Erudita do país e também é famosa pelas lojas de chocolate. Quem visita a cidade pode aproveitar para dar um passeio no teleférico, passear de trem ou levar as crianças nos pedalinhos do Parque do Capivari. Uma atração imperdível da cidade é o Horto Florestal, um parque com mais de 8 mil hectares de mata nativa preservada.

Para o bate-volta: Santo Antônio do Pinhal está a menos de 20 km de distância e pode ser acessada pelo trem turístico, mas há ainda outros pontos de visita na região, como a bucólica São Bento do Sapucaí, de onde também se tem acesso à Pedra do Baú.

4) SÃO JOAQUIM-SC

Foto por Godoy / SANTUR-SC

Foto por Godoy / SANTUR-SC

A serra catarinense é conhecida como a região mais fria do Brasil. E São Joaquim é a cidade que os turistas mais procuram, seja para ter contato com a neve (quando ela ocorre) ou fotografar o relógio no centro da cidade, marcando temperaturas abaixo de zero.

A 10 quilômetros do centro da cidade, está o Parque Snow Valley, com atrações como tirolesa, arvorismo e muro de escalada.

Para o bate-volta, considere visitar as cidades de Urubici e São José dos Ausentes, que podem ser visitadas em um dia. E entre Guatá e Bom Jardim da Serra está a Serra do Rio do Rastro. Descer essa serra pela rodovia SC-390 garante um espetáculo cênico como poucos no país!

5) PETRÓPOLIS-RJ

Foto por Alexandre Peixoto - FUNDAÇÃO CULTURA E TURISMO DE PETROPOLIS/ Divulgação

Foto por Alexandre Peixoto – FUNDAÇÃO CULTURA E TURISMO DE PETROPOLIS/ Divulgação

A cidade está na região serrana do Rio de Janeiro e era o retiro de verão de ninguém menos que o Imperador D. Pedro II. O Museu Imperial e os palácios Quitandinha e Rio Negro são as atrações principais. Mas a cidade conta com mais atrações, como a Cervejaria Petrópolis, que produz a Itaipava, e a cervejaria Bohemia, de 1853, onde há um museu.

Para o bate-volta, vale visitar outras cidades da região serrana como Nova Friburgo e Teresópolis.

Texto por: Érica França

Érica França é jornalista, autora dos blogs Viajante em Tempo Integral (tempointegralblog.com.br) e São Paulo com Criança (saopaulocomcrianca.com.br). É autora do Ebook Santiago com Crianças e do “Guia para curtir São Paulo com Crianças”, lançado pela editora Altabooks. Ama viajar em família e curtir as experiências junto com a filha, a Carol, de 5 anos.

Foto destaque por Istock/ kimrawicz

Comentários