logo

Telefone: (11) 3024-9500

5 atrações típicas da vindima na Serra Gaúcha | Qual Viagem Logo

vindima-1-divulgacao_alesi-ditadi

5 atrações típicas da vindima na Serra Gaúcha

16 de fevereiro de 2018

É durante o verão que a Serra Gaúcha vive o momento mais importante do ano para a produção vitivinícola. Entre janeiro e março acontece a vindima, período da colheita das uvas. Para celebrar essa ocasião tão tradicional, muitas vinícolas oferecem passeios turísticos imperdíveis. Confira abaixo o que fazer na região de Bento Gonçalves, cidade considerada a capital nacional do vinho, durante essa temporada. Em 2018, a vindima na cidade segue oficialmente até o dia 18 de março.

Pisa das uvas

Foto por Patrícia Chemin

Foto por Patrícia Chemin

Talvez essa seja a atração mais procurada por turistas nessa época do ano – afinal, esmagar as uvas maduras com os próprios pés é uma experiência única. Hoje em dia, esse processo é feito com máquinas, então fazer a pisa das uvas é uma atividade simbólica que homenageia os produtores de vinho de antigamente. A experiência é muito divertida e até mesmo relaxante.

Colheita

Foto por Patrícia Chemin

Foto por Patrícia Chemin

Não há nada mais típico da vindima do que colher as uvas. Algumas vinícolas abrem seus parreirais aos visitantes, que podem retirar os frutos das videiras com as próprias mãos.

Merendin

Foto por Patrícia Chemin

Foto por Patrícia Chemin

Os primeiros imigrantes italianos que chegaram à Serra Gaúcha, depois de trabalharem durante horas no campo, costumavam fazer um típico lanche reforçado no meio da plantação. Assim era o “merendin”, atualmente servido para os turistas na época da vindima. Sob a sombra dos parreirais e ao som de antigas canções italianas, saboreie uma refeição simples, porém farta e deliciosa, repleta de polenta, salame, queijo, pão e torta tirolesa, além de vinho e suco de uva.

Degustações

Foto por Patrícia Chemin

Foto por Patrícia Chemin

Os passeios nas vinícolas seguidos de uma degustação de vinhos acontecem durante o ano todo, mas são ainda mais especiais durante a vindima. Geralmente conduzidas por um enólogo ou um sommelier, essas degustações são verdadeiras aulas sobre o mundo dos vinhos e são oferecidas tanto nas vinícolas de grande porte, como Salton e Miolo, quanto de pequeno a médio porte, como a Cainelli e a Cristofoli.

Refeições harmonizadas

Foto por Alesi Ditadi

Foto por Alesi Ditadi

Para harmonizar com os vinhos e os espumantes produzidos na Serra Gaúcha, nada melhor do que uma refeição farta. Pratos típicos da região incluem ingredientes locais e influências italianas, como massa fresca, carnes e polenta.

Passeios

Referência no turismo da região de Bento Gonçalves, o Grupo Giordani Turismo organiza tours especiais para a época. O roteiro “Fascínios da Vindima” inclui visitas às vinícolas Cainelli, onde acontece a colheita e a pisa das uvas, além do “merendin” nos parreirais; Salton, com curso de harmonização de vinhos com queijos e chocolates; e Cristofoli, com almoço típico italiano acompanhado por vinhos e espumantes. Já no tour “Vindima no Vale” acontece a pisa das uvas e um “merendin” na Miolo.

Mais informações em: giordaniturismo.com.br

Texto por: Patrícia Chemin. A jornalista viajou a convite do Grupo Giordani Turismo.

Foto destaque por: Divulgação / ALESI DITADI

Comentários