logo

Telefone: (11) 3024-9500

Aberdeen tem granito, energia e praias na Escócia | Qual Viagem Logo

Aberdeen tem granito, energia e praias na Escócia

2 de dezembro de 2016

Aberdeen, a mais ou menos duas horas e meia de Edimburgo, é a terceira maior cidade da Escócia. Apesar de não ser tão famosa, é uma grande oportunidade de conhecer um pouco mais da cultura local e se divertir entre os museus, o mercado de peixes e uma das poucas praias de areias claras da Grã-Bretanha.

Foto por IStock/ Heartland-Arts

Foto por IStock/ Heartland-Arts

A cidade, localizada na região das Grampian Mountains – que tem alguns dos maiores picos do Reino Unido -, é conhecida por ser a capital europeia de energia. Além disso, recebe o apelido de Granite City, graças à abundância desse tipo de rocha que resultou num estilo de construção presente em todos os cantos; e pelas sempre presentes gaivotas, uma espécie de pássaro-símbolo do lugar.

Em um passeio pelo centro da cidade, é possível encontrar todo o comércio e principais serviços locais. E é lá que estão também alguns pontos bastante interessantes para uma visita. Entre ruas de pedra, vielas estreitas e construções seculares, destaca-se o Marischal College, onde fica a prefeitura. Imponente, é considerado o segundo maior prédio de granito do mundo.

Foto por Istock/ skarau

Foto por Istock/ skarau

E também a Catedral de St. Machar, o Great Hall, do século XVII, a Regency Room, a Georgian Dining Room, a Painted Gallery, que abriga um valioso acervo de arte sacra com peças do século XVII, o King’s  College, fundado em 1495 e a St. Andrew’s Cathedral, Igreja-Mãe da Comunhão Episcopal nos Estados Unidos, onde os brasões que enfeitam seu teto representam os 50 estados norte-americanos.

Aberdeen abriga ainda um dos principais portos de pesca da região. Graças a isso, tem o maior mercado de peixes do país e uma grande variedade de pratos com frutos do mar. Não deixe de visitar o restaurante Silver Darling, que tem uma incrível vista do mar, ou o Ashvale, que reivindica o posto de melhor estabelecimento de fish and chips da Escócia.

Foto por Istock/ stukiepics

Foto por Istock/ stukiepics

É nos arredores do porto também que está a maior concentração de gaivotas, disputando comida e até invadindo alguns bares e restaurantes.Para saber um pouco mais sobre a relação da cidade com o mar, visite o Aberdeen Maritime Museum, que é dedicado à contar sua tradição marítima.

E por falar em mar, o lugar conta com uma das únicas praias de areias claras da região. Banhada pelo mar do Norte, a região ainda tem praias de pedras, dunas e penhascos.

Foto por Istock/ Placebo365

Foto por Istock/ Placebo365

Para quem visita Aberdeen, a dica é aproveitar para conhecer a região de Grampian, que conta com castelos, praias, vilas costeiras, destilarias de whisky, trilhas e jardins, além do famoso Cairngorms National Park, o maior do Reino Unido.

Como chegar

De trem, Aberdeen fica a aproximadamente 2 horas e 30 minutos ao nordeste de Edimburgo. Para chegar até a capital escocesa, basta pegar um voo da British Airways, Air France ou KLM, com paradas em Londres, Praias ou Amsterdã, respectivamente.

Onde ficar

Skene House Whitehall

Skene House Rosemount

Mercure Aberdeen Ardoe House Hotel and Spa

Texto por: Eliria Buso

Foto destaque por Istock/ Colin_Hunter

Comentários