logo

Telefone: (11) 3024-9500

Puerto Viejo: reggae e Pura Vida na Costa Rica | Qual Viagem Logo

Puerto Viejo: reggae e Pura Vida na Costa Rica

1 de dezembro de 2016

Se você gosta de surfe, reggae e badalação precisa conhecer Puerto Viejo, na Costa Rica. A cidade, localizada na província de Limón, a pouco mais de quatro horas da capital San José, é um dos muitos exemplos costa-riquenhos da “Pura Vida”.

Foto por IStock/ flobrossophoto

Foto por IStock/ flobrossophoto

Bem ao estilo “Peace & Love” – inclusive o mote dá nome a um dos bares locais -, a cidade praiana tem grande influência jamaicana, com rastas espalhados pelas ruas e muito reggae nas festas à beira-mar. Charmoso, o lugar guarda a simplicidade de vila, com ruas de terra e bares e restaurantes típicos caribenhos.

Além disso, o vilarejo é cercado de mata nativa que, junto das praias da região, compõe uma paisagem que dá vontade de chegar e não sair mais. Por lá existem duas praias com fácil acesso à pé; uma delas é mais indicada para os surfistas, já que o mar é mais agitado e em sua volta há muitas pedras; enquanto a segunda tem maior faixa de areia e mar mais calmo, sendo indicada para banhos. A curiosidade fica por conta da areia, que é preta.

Mas é nos arredores de Puerto Viejo que estão as praias mais conhecidas e com beleza de tirar o fôlego, como Cocles e Punta Uva. A Playa Blanca é o grande destaque da região, com um belo visual. Estando situada no Parque Nacional Cahuita, a cerca de trinta minutos da vila, tem areias claras e mar de um azul sem fim. Para acessá-la, basta pegar um das muitas trilhas do parque – bem sinalizadas e sem grande dificuldade – passando por macaquinhos e mata nativa.

Foto por IStock/ jimdoberman

Foto por IStock/ jimdoberman

Vale ficar de olho nas bandeiras verdes espalhadas pelas praias, indicando onde o mar está liberado!

Já Manzanillo, a 13 quilômetros de Puerto Viejo, é uma alternativa ao agito local. Ideal para quem quer tirar um dia de folga de toda a badalação que rola no vilarejo, a praia tem areias clarinhas e um sossego condizente com o mar cristalino.

Nas praias da região, além do surfe, o snorkelling é uma atividade bastante procurada. Porém, para mergulhar, é preciso estar acompanhado de guias. O pequeno recife de corais abriga cerca de 400 espécies de peixes, além de golfinhos e até tubarões.

Para circular por Puerto Viejo, o ideal é pegar uma bike. Durante o dia, vale visitar os restaurantes, também com influencia jamaicana, que oferecem pratos como a tradicional sopa Rondon – com mandioca, leite de coco, camarão e outros ingredientes regionais. Tudo com direito a muito tempero e pimenta!

Foto por Istock/ Nachosuch

Foto por Istock/ Nachosuch

Puerto Viejo não está no circuito dos grandes resorts e marcas famosas. Portanto, é indicada para quem está disposto a trocar os mimos por um conforto simples e um clima essencialmente costa-riquenho.

Dica

Puerto Viejo só tem um caixa eletrônico, com funcionamento precário, muitas vezes. Para evitar ficar sem dinheiro, é melhor planejar os gastos e ir para lá já com o valor em moeda local.

Como chegar

Para chegar até a Costa Rica, o ideal é voar até o aeroporto da capital San José. Copa Airlines, Avianca e LATAM fazem o trajeto com uma ou mais paradas. De lá, a forma mais comum é pegar um ônibus até Puerto Viejo, porém, há diversos transfers que fazem o roteiro.

Onde ficar

Hotel Banana Azul

Hotel Blue Conga

Hotel La Costa de Papito

Texto por: Eliria Buso

Foto destaque por Istock/ SimonDannhauer

Comentários