Seguindo seu projeto de modernização com a nova gestão, o Zoo de SP segue implementando novidades com a inauguração do espaço interpretativo Xochimilco, dedicado à educação e preservação dos axolotes (leia-se acsolotis).
Inaugurado intencionalmente para o mês das crianças, o novo recinto é bem lúdico e interativo, com figuras coloridas que remetem à cultura mexicana, maquetes e um aquário onde é possível ter uma vista diferenciada dos animais. Para atrair os pequenos, o zoológico convidou como embaixador do espaço o Youtuber Marco Tulio, conhecido como Authentic. Em seu canal ele divulga informações sobre o jogo Minecraft, que traz os axolotes como personagens. Além disso o espaço contará com três educadores em rodízio permanente para explicar mais aos visitantes sobre o animal.
Pouco conhecida no Brasil, essa espécie é uma salamandra de origem mexicana que possui qualidades únicas: ela não completa a metamorfose e mantêm as características da fase larval, podendo medir cerca de 20 a 30cm. Por conta disso, continua a viver em ambiente aquático mesmo quando atinge a fase adulta, o que leva algumas pessoas a confundirem-na com alguma espécie de peixe. Mas não se engane! Axolotes são anfíbios. Além dessa diferença em seu desenvolvimento, possuem a capacidade de regenerar tecidos e membros, e por isso é um animal constantemente estudado por cientistas.
Esses simpáticos seres foram nomeados em homenagem ao deus asteca Xolotl (cujo significado é monstro d’água) que, segundo a lenda local, se transformou em salamandra e foi viver nos lagos mexicanos. Hoje podem ser encontradas no lago Xochimilco, no México, porém estão criticamente ameaçadas de extinção devido a fatores ambientais, como a poluição. Apesar de se reproduzir bem em cativeiro, necessita de cuidados específicos para se manter saudável.
Essa promete ser a primeira de muitas novidades no local. A nova gestão do zoológico pretende fazer uma renovação completa com a inauguração de mais espaços imersivos, sendo que a próxima reforma prevista é na área que abriga as aves. “A ideia de um zoológico moderno é ter recintos que terminam com a exibição do animal, mas antes tem toda uma imersão em relação à cultura e ao bioma daquela espécie. A ideia é renovar todos os recintos do zoológico ao longo dos próximos três anos, então a gente foi atrás de um animal que seja ícone, que tenha problemas de preservação, porque o foco do zoológico é esse. A gente escolheu o axolote que é um animal mexicano, não porque ele não se reproduz, mas porque o meio ambiente dele está se deteriorando”, explica Eduardo Rigotto, sócio-gestor do Consórcio Reserva Paulista, que administra o Zoo SP, o Zoo Safári e o Jardim Botânico.
Mudanças em outros espaços
Não apenas o zoológico passará por transformações. Faz parte do master plan da Reserva Paulista a integração dos três parques, o que contempla melhorias também em outros espaços. “O Jardim Botânico é muito contemplativo e aqui (zoológico) é mais infantil. Nosso desafio é cruzar esse público, criar atrações para poder mesclar o público adulto com o infantil”, diz Rigotto. As mudanças no Jardim Botânico contemplam a implantação de borboletário e apiário, além da introdução de novos restaurantes. O espaço das orquídeas também está sendo reformado.
Texto por: Cláudia Costa
Foto destaque por: Cláudia Costa