logo

Telefone: (11) 3024-9500

Trem, teatro, vinícolas e malhas: algumas das atrações do Vale dos Vinhedos no RS | Qual Viagem Logo

whatsapp-image-2021-05-28-at-12-10-07-1

Trem, teatro, vinícolas e malhas: algumas das atrações do Vale dos Vinhedos no RS

28 de maio de 2021

Principal destino de enoturismo no país, foi pioneiro na busca pelo reconhecimento como Indicação Geográfica. O roteiro já foi listado pela Wine Enthusiast, principal publicação dos Estados Unidos sobre vinhos, entre os 10 principais destinos de enoturismo no mundo. O Vale dos Vinhedos está localizado entre as cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul.

A região representa o legado histórico, cultural e gastronômico deixado pelos imigrantes italianos que chegaram à Serra Gaúcha em 1875. Assim denominado pelos vales cobertos de parreirais e paisagens apaixonantes de diferentes tonalidades nas quatro estações do ano, encanta pela hospitalidade de seus moradores em harmonia com a alta tecnologia e infraestrutura turística de qualidade.

Dentre os mais de 50 atrativos listados oficialmente no roteiro, é possível visitar pequenas propriedades rurais, vinícolas familiares e de renome internacional, hotéis, pousadas, restaurantes, bistrôs, ateliês de arte, armazém de queijos, doces e geleias coloniais e gourmet.

É também a primeira região a obter o registro como Denominação de Origem (DO) em vinhos no Brasil. Vale a pena visitar a Vinícola Aurora, principalmente na unidade central. Lá você pode realizar uma visita na imensa área de produção, conhecer todo o procedimento que passa o vinho e degustar alguns deles com acompanhamento de um guia e enólogo. O tour tem de ser marcado com antecedência e é gratuito.whatsapp-image-2021-05-28-at-12-05-42

Você  pode ainda realizar boas compras na loja da Aurora na unidade central, onde existem boas promoções. Bem em frente, não deixe de visitar o centro de artesanato dos funcionários da  Vinícola  Aurora. Lá você poderá comprar bonequinhas, imãs de geladeira, geleias, mel, máscaras, panos de prato e de cozinha e uma infinidade de produtos que ajudam às famílias a agregar renda.

Quem quer começar bem o dia pode ainda realizar o passeio de trem que sai de Bento Gonçalves, passa por Garibaldi e termina o seu roteiro em Carlos Barbosa, a cidade mais industrial da região, que tem três unidades da Tramontina. O passeio é regado de atrações musicais e teatrais, tem degustação de vinhos e sucos de uva da Vinícola Aurora.whatsapp-image-2021-05-28-at-12-05-37

No caminho, vale a pena conferir as casinhas de madeira, algumas delas com chaminé e muitas flores. Na maioria dos quintais o cultivo de pequenas hortas e árvores frutíferas. O passeio leva cerca de 1 hora e 40 minutos, com parada de 15 minutos em Garibaldi, onde os turistas poderão fotografar a famosa e preservada maria fumaça, além de conhecer a estação que abriga uma loja de artesanato.

Você pode terminar esse passeio conhecendo mais a história da imigração italiana, em teatro vivo e interativo na Epopéia Italiana. Um espetáculo repleto de emoção, cores e luzes que emociona a todos.whatsapp-image-2021-05-28-at-11-50-04

Uma dica especial para quem está visitando Bento Gonçalves é dar  uma parada para comprar as malhas e blusas da malharia Gedon. Vale a pena pelo preço e pela qualidade. No final do dia, pra relaxar, faça a sua refeição no Cobo Wine Bar, que oferece cardápio exclusivo num ambiente aconchegante.

Outra atração imperdível em Bento Gonçalves é participar de uma verdadeira experiência  no Wine Garden Miolo. Lá, o visitante poderá realizar um descontraído piquenique pela imensa área ajardinada ou se preferir brindar aos pés dos parreirais. No local, dois bares e food truck oferecem petiscos, sanduíches, bruschetas e algumas comidinhas especiais para harmonizar com um delicioso espumante.whatsapp-image-2021-05-28-at-12-10-08

O local abre sempre às 10 horas da manhã e vai até o por do sol, que aliás é um espetáculo único para comer, brindar e sentir o clima completo do Vale dos Vinhedos.  Uma das regiões mais completas do turismo de experiência, das atividades contemplativas e do chamado Enoturismo.  Todas as atrações trabalham com normas rigorosas de distanciamento social e respeitam os protocolos de combate a dissiminação ao Covid 19.

Mais informações: valedosvinhedos.com.br

Texto por: Cláudio Lacerda Oliva

Fotos: Marcio Auriema

*Os jornalistas viajaram a convite da Conceitocom e parceiros.

Comentários