logo

Telefone: (11) 3024-9500

Top 10 atrativos que você tem que conhecer em Floripa | Qual Viagem Logo

Foto Divulgação/ Floripa Convention

Top 10 atrativos que você tem que conhecer em Floripa

31 de outubro de 2016

Floripa é uma cidade linda, histórica, recheada de atrações e que pode (e deve) ser visitada nas quatro estações do ano. Apesar de ser conhecida como destino de praia e sol, tem atrativos incríveis para quem a visita quando não há tanto sol ou quando o mar não está para peixe!

Se você ainda não conhece a cidade, ou os principais lugares que ela oferece, confira abaixo o nosso Top 10 do que visitar por lá:

1 – Centro Histórico

Foto por Eliria Buso

Foto por Eliria Buso

Um passeio pelo centro histórico de Florianópolis revela parte da história da região, assim como uma rica variedade de lugares para compras e boa gastronomia. Entre os destaques do lugar estão: a Praça XV de Novembro – com sua centenária figueira – e seus arredores, como a Catedral Metropolitana, de 1651, e o Palácio Cruz e Sousa, que foi usado como residência dos governadores até 1954 e hoje funciona como museu. Não muito distantes estão os também importantes Casa da Alfândega e Mercado Público – perfeito para comprar uma lembrancinha e aproveitar o happy hour em um dos seus bares.

2 – Mirante do Morro da Cruz

Foto por Istock/ Eduardo Valente

Foto por Istock/ Eduardo Valente

O mirante é um dos melhores pontos para ter uma vista panorâmica da cidade. O Morro da Cruz, também conhecido como Maciço do Morro da Cruz ou Maciço Central de Florianópolis, é uma formação rochosa localizada na parte insular da cidade.  O principal acesso ao mirante do Morro da Cruz é feito pela Rua do Antão (via Beira Mar Norte), por meio do bairro Agronômica. A entrada é gratuita.

3 – Santo Antônio de Lisboa e Sambaqui

Foto por Santur/ Iolita Cunha

Foto por Santur/ Iolita Cunha

Os bairros de Santo Antônio de Lisboa e Sambaqui são duas das mais antigas colônias de pescadores da Ilha de Santa Catarina e receberam uma grande quantidade de imigrantes no passado, principalmente, os açorianos. Ambos possuem ampla variedade de restaurantes e, juntamente com o bairro vizinho Cacupé, formam a chamada “Rota Gastronômica do Sol Poente”, que recebe este nome já que a área é uma das melhores para se admirar o pôr do sol na cidade. Estando lá, não deixe de visitar o Restaurante Villa do Porto, localizado em um casario histórico – e a Fazenda Marinha Freguesia – para entender um pouco mais sobre o manejo das ostras.

4 – Praias do Norte da Ilha

Foto por Eliria Buso

Foto por Eliria Buso

As praias ao norte de Florianópolis são as mais bem estruturadas, com ampla variedade de meios de hospedagem e lazer. Destaque para Jurerê, Praia Brava, Santinho, Ingleses e Lagoinha.

5 – Lagoa da Conceição

Foto por Santur/ Beto Westphal

Foto por Santur/ Beto Westphal

A 13 quilômetros do centro de Floripa, a Lagoa da Conceição é uma localidade admirada pela beleza natural, riqueza gastronômica, além de constituir cenário ideal para muitos esportes. O local reúne praias, dunas, montanhas e a maior laguna de Florianópolis. Foi nas dunas da Lagoa da Conceição que nasceu o sandboard – o “surfe sobre as dunas”. Lá é possível alugar as pranchas para deslizar nas areias. As águas calmas privilegiam a prática de esportes náuticos, como windsurf, kitesurf, stand-up paddle, vela e canoagem. Vale uma visita ao mirante localizado em cima do morro da lagoa para contemplar a natureza unida desta resta região.

6 – Praias do Sul da Ilha

Foto por Santur/ Markito

Foto por Santur/ Markito

Oferecendo mais contato com a natureza, as praias ao sul da ilha são consideradas mais selvagens. Além disso, são ideais para os praticantes de surfe e kitesurfe. Destacam-se Campeche, Lagoinha do Leste e Naufragados.

7 – Ribeirão da Ilha

Foto por Eliria Buso

Foto por Eliria Buso

O Ribeirão da Ilha é um bairro conhecido principalmente por manter viva a presença açoriana – seja na gastronomia, nos costumes ou construções. Ali também há grande produção de ostras, que podem ser degustadas na via gastronômica, também chamada de Rota Gastronômica das Ostras. Um dos destaques é o Restaurante Rancho Açoriano, que prepara deliciosos pratos com frutos do mar fresquinhos  – como o risoto que leva ostras, mariscos, camarão, lula e muito mais – tudo isso podendo ser degustado no deck com vista para o mar.

8 – Visita às Fortalezas

Foto por Santur/ Markito

Foto por Santur/ Markito

No século XVIII, os portugueses construíram quatro fortalezas: três na Baía Norte, na Ilha de Santa Catarina, e a maior delas na Ilha de Anhatomirim, próxima à porção continental da Baía Norte e já em águas do município de Governador Celso Ramos. Denominada Fortaleza de Santa Cruz, é uma edificação imponente, de arquitetura lusitana e influência renascentista. Atualmente, a Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim está completamente restaurada e dispõe de boa infraestrutura turística: restaurante, lanchonete, loja de souvenires.

9 – Guarda do Embaú

Foto por IStock/ blackdovfx

Foto por IStock/ blackdovfx

Localizada a 50 quilômetros ao sul da cidade, é uma das dez melhores praias do mundo para surfar. Além disso, possui vestígios de arte rupestre e a Pedra do Urubu, um belo mirante natural.

10 – Águas termais

Foto por Santur/ Markito

Foto por Santur/ Markito

As cidades de Santo Amaro da Imperatriz e Águas Mornas, a cerca de 30 quilômetros de Floripa, são conhecidas por suas fontes de águas termais que possuem propriedades terapêuticas.

Bônus: Costão do Santinho

Foto Divulgação

Foto Divulgação

O resort, localizado na praia do Santinho, na região Leste de Floripa, é um dos destaques na hospedagem. Com uma área de 750 mil m² de Mata Atlântica preservada, o Costão do Santinho é cercado de exuberante beleza. Com uma estrutura de acomodações disposta entre as charmosas vilas e o hotel internacional – onde todas as suítes têm vista para o mar – o resort é perfeito para a família, oferecendo também atrações diversas para crianças e adultos.

Além disso, seu sistema vip inclusive se destaca por oferecer serviços de qualidade e alta gastronomia nos 7 restaurantes e 3 bares disponíveis. O hóspede vai se deliciar experimentando pratos da gastronomia contemporânea no Nossa Senhora da Vitória, ou as massas e pizzas da Trattoria di Mari, entre outros.

Mais informações: costao.com.br

Texto por: Eliria Buso

Foto destaque: Divulgação/ Floripa Convention

Comentários